Questões de Concurso Para sesap-rn

Foram encontradas 767 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2819576 Fonoaudiologia

Mãe, 25 anos, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia do hospital de sua cidade com o filho, sexo masculino, recém-nascido há 20 dias, portador de fissura pré-forame completa. A mãe relata que recebeu alta da maternidade onde o filho nasceu, mas está com dificuldades na amamentação. Nessas condições, o fonoaudiólogo deve

Alternativas
Q2819575 Fonoaudiologia

O exame é considerado padrão-ouro para a avaliação das disfagias, pois fornece uma imagem dinâmica de todas as fases da deglutição, bem como avalia a anatomia e fisiologia orofaringolaríngea. Esse exame também é indicado para verificar a eficácia das estratégias de reabilitação e fornecer um feedback visual pré e pós-terapia. Essa descrição diz respeito ao recurso denominado

Alternativas
Q2819574 Direito Sanitário

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem por objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolutividade, apoiando a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica. Sobre o NASF, é correto afirmar

Alternativas
Q2819570 Fonoaudiologia

“As cirurgias ortognáticas são intervenções realizadas na face, mais precisamente nos ossos da maxila, mandíbula e mento, que visam à melhora estética e funcional a partir de uma melhor relação maxilomandibular. A contribuição da fonoaudiologia é a otimização dos resultados cirúrgicos por meio da aceleração da recuperação funcional, adequação ou adaptação das funções orofaciais e a diminuição da ocorrência de recidivas”. (Campiotto, 2013).


Sobre o trabalho fonoaudiológico em cirurgia ortognática, considere as afirmativas abaixo.


I O fonoaudiólogo só deve ser acionado no pós-cirúrgico, uma vez que, anteriormente à cirurgia, a deformidade dentofacial existente não permite a completa adequação das funções orofaciais.

II O grau de melhora funcional pós-operatória dependerá de vários fatores, como predisposição genética muscular, padrão facial esquelético, estabilidade da oclusão dentária obtida, história de respiração oral na fase de crescimento facial e desenvolvimento das funções orofaciais, dentre outros.

III Três são os pontos prioritários a serem observados em uma avaliação pré-operatória em cirurgia ortognática: possibilidade da respiração nasal, condições da oclusão labial e possibilidade e contenção da língua na cavidade oral.

IV No pós-operatório, a terapia miofuncional orofacial sistemática tem início, geralmente, entre o 2°e o 5° dia do pós-cirúrgico, independente do edema ou da magnitude da parestesia transitória frequentemente observável.


Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2819569 Fonoaudiologia

Criança, 09 meses, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia acompanhado pela mãe, a qual apresentou ao fonoaudiólogo encaminhamento do neuropediatra. Em parte do encaminhamento, constava a seguinte descrição:


“...criança apresenta paralisia do VI e VII pares cranianos; falta de expressão facial; inabilidade para sorrir; hipoplasia mandibular e maxilar; sialorréia; palato alto e estreito; dificuldade para sugar e deglutir. Solicito avaliação e acompanhamento fonoaudiológico”.


O exposto no encaminhamento refere-se à

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: C