Questões de Concurso Para sesc-pe

Foram encontradas 266 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2010 Banca: IPAD Órgão: SESC-PE
Q1238693 Educação Artística
Nesses três últimos decênios tem-se observado a multiplicação das experimentações com arte e tecnologia através da utilização, pelos artistas, de diversas formas de realização, produção e distribuição de produtos culturais e artísticos, acentuadas, em particular, com a popularização da internet nos  anos 90 e, mais recentemente, com os dispositivos wireless e ambientes virtuais multiusuário. Considerando as novas possibilidades de relação artista-usuário-arte, assinale a afirmação que não se refere a esse contexto:

Alternativas
Ano: 2010 Banca: IPAD Órgão: SESC-PE
Q1237904 Administração Geral
Preencha as lacunas presentes no texto abaixo acerca da administração da qualidade com as palavras adequadas.
“Para os engenheiros e industriais do início do século XX, qualidade era sinônimo de __________. Da busca da solução desse problema exigido pela fabricação massificada, nasceu o controle estatístico da qualidade. Desse ponto de partida, a administração da qualidade passou por diversos estágios, até chegar à atualidade. __________ são alguns dos personagens mais importantes dessa história”.
A alternativa que apresenta as palavras adequadas na ordem correta é
Alternativas
Ano: 2010 Banca: IPAD Órgão: SESC-PE
Q1237154 Arquitetura
Sabendo-se que a linha imaginária do olho humano é de 1,60m e que o ângulo de visão humana alcança até 40°, qual destas correlações está errada?
Alternativas
Ano: 2010 Banca: IPAD Órgão: SESC-PE
Q1237052 Administração Financeira e Orçamentária
Julgue cada uma das afirmativas como verdadeira V ou falsa F.
( ) As despesas destinadas a atender obras de conservação e adaptação de bens imóveis são classificadas como despesas de investimento.
( ) Subvenções são transferências destinadas a cobrir despesas de investimento de entidades beneficiadas.
( ) As dotações para despesas as quais não correspondam contraprestação direta em bens ou serviços são consideradas transferências correntes.
A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: IPAD Órgão: SESC-PE
Q1236862 Conhecimentos de Serviços Gerais
Jovens caçarolas: chefs precoces assumem cozinhas de restaurantes com muita criatividade
Luciana Sgarbi
A gastronomia está em alta para uma parcela da juventude descolada de hoje. Ao menos, nos centros urbanos que contam com uma boa variedade de restaurantes modernos, como Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Recife, ou mesmo na badalada Trancoso, na Bahia. Há uma leva de chefs de vinte e poucos anos que estão assumindo o fogão de endereços especializados em cozinha contemporânea. Eles executam receitas de forma rápida, prática e com muita criatividade e provam que panela nova também faz comida boa.
Um dos chefs “garotões” só aderiu à gastronomia depois de vender sua moto. Fábio Eustáquio, 21 anos, queria levantar dinheiro para ir a Londres estudar inglês. Com um empurrão do destino, seu primeiro trabalho na capital inglesa foi como lavador de pratos no restaurante oriental E&O, frequentado por estrelas como Madonna e David Beckham. Da pia para o fogão – ou melhor, para a panela wok –, foi um pulo. Fábio que teve seu primeiro contato com a culinária no quiosque de praia de seu pai, logo se interessou pelo estilo diferente de cozinhar do renomado chef Ian Pengelly, tornando-se seu braço direito. Depois de quatro anos aprendendo as artimanhas da cozinha asiática, o rapaz voltou para o Brasil com bagagem para assumir as caçarolas de um refinado restaurante tailandês no Brasil. Atualmente, ele cativa a clientela com pratos como salada de pato, rúcula, melancia, castanha de caju e molho tamarindo agridoce.
Apesar de encantar os jovens, a gastronomia assusta os pais, que temem a falta de mercado para os filhos. Para driblar esses contratempos, a chef Ana Luiza Trajano, 28 anos, apelou para o jogo de cintura. Primeiro, formou-se em administração de empresas. Depois, embarcou para a Itália para estudar no famoso Italian Culinary Institute for Foreign Professionals (ICIF). Ao retornar, Ana provou aos pais que sangue novo na cozinha pode ser a medida exata da ousadia nos pratos.
Outra chef da nova safra é Fabiana Agostini, 23 anos, que estagiou num dos mais restaurantes disputados do mundo, o espanhol El Bulli. Agora, ela mistura a inventividade da culinária espanhola com produtos típicos brasileiros. “Criatividade é o tempero. O jovem tem coragem de arriscar até para errar, algo que o chef tradicional não tem”, emenda. Felizmente, esses jovens estão acertando a mão.
ISTOÉ Independente. Gastronomia. Edição 1930. 18 nov. 09. Disponível: www.istoe.com.br/reportagens/4458.JOVENS CACAROLAS. (adaptado)
Ao retomar um ditado popular em “panela nova também faz comida boa”, a autora quer dizer que
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: C
5: B