Questões de Concurso
Para analista de planejamento - assuntos educacionais
Foram encontradas 78 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A Constituição de 1988 sacramentou o papel do MEC em relação ao conjunto do sistema educacional brasileiro, ou seja, em síntese, o de formular e coordenar a política nacional de educação, oferecendo apoio técnico e financeiro às unidades da Federação.
garantia da qualidade dos dados e das informações, inclusive com a integração dos sistemas corporativos da União.
ampliação e o fortalecimento da participação social na gestão pública, com ênfase no diálogo e na concertação com a sociedade
conscientização da sociedade quanto à responsabilidade comum acerca da coisa pública.
implementação da contabilidade de custos e gerencial por programas.
Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixados a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).
Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,
O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.
I – Equipe diretiva, especialistas, professores, funcionários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da gestão democrática presente na Constituição de 1988.
II – De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natureza da ação pedagógica.
III – A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.
IV – A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
São corretas APENAS as afirmações
A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação vem sendo realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. A esse respeito, analise a charge abaixo.
Ilustração de Waldomiro Neto. Disponível em: http://
waldomironeto.blogspot.com/2009/10/ilustracao-enade-jornalunopar.htm.
Acessado em 30/11/2009
Qual das afirmações sobre a charge corresponde ao que é
previsto na legislação específica sobre o ENADE?
BRASÍLIA - Nove instituições de ensino superior que em 2007 obtiveram nota 2 no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) estão na “malha fina” do Ministério da Educação (MEC). As comissões de avaliação que visitam as universidades após o baixo desempenho do IGC confirmaram as más condições de oferta do ensino. No índice divulgado esta segunda-feira, essas instituições também obtiveram o conceito 2, considerado insatisfatório. Uma delas já foi descredenciada.
Portal Último Segundo. http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2009. Acessado em 22/11/2009.
Em um diálogo sobre a reportagem, estabelecido no meio acadêmico, foram ouvidas as seguintes afirmações:
Alice: - Esse conceito 2 (dois) foi atingido porque os alunos dessas instituições devem ter boicotado o ENADE, já que é o exame que tem a função exclusiva de avaliar os cursos de ensino superior.
Augusto: - Não apenas o ENADE é usado para a obtenção de um conceito, mas também são usados instrumentos diversificados, como a autoavaliação e a avaliação externa in loco.
Aparecida: - O conceito 2 (dois) obtido por essas instituições realmente é muito baixo, considerando-se que os conceitos são ordenados em uma escala que contém dez níveis, distribuídos a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.
Adolfo: - É preciso levar em conta, ainda, que a avaliação dos cursos de graduação inclui, obrigatoriamente, as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.
De acordo com a Lei n° 10.861, de 14/04/2004, estão corretas APENAS as afirmações de
BRASÍLIA - Nove instituições de ensino superior que em 2007 obtiveram nota 2 no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) estão na “malha fina” do Ministério da Educação (MEC). As comissões de avaliação que visitam as universidades após o baixo desempenho do IGC confirmaram as más condições de oferta do ensino. No índice divulgado esta segunda-feira, essas instituições também obtiveram o conceito 2, considerado insatisfatório. Uma delas já foi descredenciada.
Portal Último Segundo. http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2009. Acessado em 22/11/2009.
Instituições que obtêm resultados insatisfatórios não são descredenciadas de imediato. Devem celebrar um protocolo de
compromisso a ser firmado com o Ministério da Educação, que deve conter
A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, possui uma série de atribuições, tais como:
I - propor e avaliar as dinâmicas, os procedimentos e os mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes;
II - estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;
III - executar propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;
IV - sujeitar-se aos sistemas estaduais de ensino, visando a reconhecer suas ações e critérios de avaliação e supervisão da educação superior;
V - submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE.
São corretas APENAS as atribuições
A educação escolar no Brasil está organizada em três esferas administrativas: União, estados e Distrito Federal, e municípios. Cada uma dessas esferas abriga um sistema de ensino. Tendo por base a legislação que regula essa organização, associe o sistema de ensino à atribuição correspondente.
I – Sistema Federal P – Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com
prioridade, o ensino médio.
II – Sistema Estadual Q – Coletar, analisar e disseminar informações sobre
a educação.
III – Sistema Municipal R – Oferecer a educação infantil em creches e
pré-escolas.
S – Fazer a gestão dos colégios de aplicação
das universidades.
A associação correta é
As Diretrizes Curriculares Nacionais, dispostas na Resolução CNE/CP n° 1, de 15/05/2006, para o curso de pedagogia, são do interesse do Técnico em Assuntos Educacionais, em função da natureza pedagógica de sua atuação. Para a formação do licenciando dessa área, é(são) central(is):
I – o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II – o conhecimento do sistema universitário, incluindo os cursos de pós-graduação stricto sensu, como espaço de elaboração e divulgação de saber científico;
III – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
IV – a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
É(São) aspecto(s) central(ais) na formação do licenciando
de pedagogia o(s) item(ns)
“A construção do currículo dos cursos de ensino superior precisa ter suas bases na pluralidade, atendendo as aspirações da comunidade local e interesses do corpo docente e discente. (...) O currículo tem sido visto como um documento neutro e intocável, o qual pode ser aplicado a qualquer tempo e classe social. Esse conceito precisa ser modificado para que o ensino superior possa contribuir com a formação integral do cidadão e, ainda, prepará-lo de maneira que ele não fique à margem do mercado de trabalho”.
CUCHIARO, André Luiz e CARIZIO, Walkíria G. Ensino Superior, Currículo e formação
profissional. Disponível em: http://www.fafibe.br/revistaonline/arquivos/pdf
Acessado em 14/12/2009
Com base no texto apresentado, define-se currículo, no
ensino superior, como o(a)