Questões de Concurso Para professor - ciências sociais

Foram encontradas 132 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1705123 Conhecimentos Gerais
Norbert Elias (1994), no segundo volume da sua obra o “Processo Civilizador”, busca entender como são formadas as estruturas que hoje conhecemos por “Estado”. Segundo ele:
Não fui orientado nesse estudo pela ideia de que nosso modo civilizado de comportamento é o mais avançado de todos os humanamente possíveis, nem pela opinião de que a ‘civilização’ é a pior forma de vida e que está condenada ao desaparecimento. Tudo o que se pode dizer é que, com a civilização gradual, surge certo número de dificuldades especificamente civilizacionais” (ELIAS, 1994, p. 18) S
obre o “Processo Civilizador”, abordado por Elias, é possível afirmar:
Alternativas
Q1705122 Conhecimentos Gerais
Em “As consequências da modernidade”, Anthony Giddens (1991) se empenha em construir uma teoria para compreender as relações sociais e o funcionamento da sociedade em geral. No processo de compreensão da modernidade, Giddens aponta três fontes de dinamismo presente na modernidade: a separação entre tempo e espaço, a reflexividade e o desencaixe.
Para Giddens há dois mecanismos de desencaixe presentes nas instituições sociais modernas, que são:
Alternativas
Q1705121 História
Após a Segunda Guerra Mundial a abordagem da teoria da cidadania ganha uma identidade própria com os escritos de T. Marshall. Uma das grandes contribuições deste autor é noção de indissociabilidade entre igualdade e cidadania. Ao descrever a conquistas dos direitos, Marshall elegeu os fatos históricos que estabeleceram os direitos nos Estados modernos europeus, atribuindo a cada século o advento de cada tipo de direito.
Qual das alternativas descreve, corretamente, a sequência da conquista dos direitos, segundo Marshall?
Alternativas
Q1705120 História
Em “A Ideologia Alemã” (2008), Karl Marx e Friedrich Engels identificaram as etapas da divisão social do trabalho, correspondendo às distintas formas de propriedade.
(...) esta repousa, por sua vez, sobre uma comunidade em face da qual não são mais os escravos, como no antigo sistema, mas sim os pequenos camponeses submetidos à servidão que constituem a classe diretamente produtiva. (p.16)

O trecho acima faz alusão à terceira forma de propriedade, que segundo os autores é a:
Alternativas
Q1705119 Filosofia

Leia com atenção:


(...) a passagem necessária de todas as nossas especulações por três estados sucessivos; primeiro, o teológico; em que dominam francamente as ficções espontâneas, desprovidas de qualquer prova; depois, o estado metafísico, caracterizado sobretudo pela preponderância habitual das abstrações personificadas ou entidades; por fim, o estado positivo, sempre fundado numa exata apreciação da realidade exterior (1988, p.59, grifo nosso]

Qual autor que em seu pensamento filosófico estabeleceu a referida Lei dos Três Estados?
Alternativas
Q1705118 Filosofia
O período grego, do século VI, permitiu que o cidadão grego fosse livre em seu pensamento e essa liberdade de expressão foi importante para o desenvolvimento da filosofia ocidental, onde o homem pode refletir mais e usar o seu raciocínio crítico.
Quanto à liberdade para Sócrates podemos afirmar:
Alternativas
Q1705117 Filosofia
Desde a Antiguidade o homem tem se preocupado com o Divino e essa preocupação se dá ao fato:
Alternativas
Q1705116 Antropologia
Segundo Lévi-Strauss o que diferencia o homem dos outros animais?
Alternativas
Q1705115 Filosofia
Heráclito e Parmênides foram dois filósofos pré-socráticos, que possuíam diferentes opiniões sobre o ser. Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1705114 Filosofia
"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
Protágoras Com este pensamento Protágoras afirma:
Alternativas
Q1705113 Geografia
O conjunto que reúne as eras geológicas é conhecido como escala geológica. Sobre as escalas geológicas, é possível afirmar que os seres humanos como forma de vida surgiram na era e no período, respectivamente:
Alternativas
Q1705112 Geografia
“Os movimentos das placas tectônicas são responsáveis pelos agentes modificadores do relevo originados no interior da Terra. A maior parte da atividade tectônica (deformação das rochas por forças internas) ocorre nos limites das placas, isto é, no ponto em que eles interagem [...]”
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio. Fronteiras da Globalização. Geografia Geral e do Brasil. Ed. Ática. 1º Ed. -SP, 2006.
Quais são os agentes internos modificadores e formadores de relevo?
Alternativas
Q1705111 Geografia
Imagem associada para resolução da questão

O avanço tecnológico permitiu a representação mais detalhada da superfície da Terra. A representação acima indica um relevo terrestre, sendo possível defini-la como um mapa de:
Alternativas
Q1705109 Geografia
“De uma forma ou de outra, os geógrafos humanistas admitem que o ______ permite focalizar o espaço em torno das intenções, ações e experiências humanas – desde as mais banais até aquelas eventuais ou extraordinárias – e que sua essência é ser um centro onde são experimentados os eventos mais significativos de nossa existência: o viver e o habitar, o uso e o consumo, o trabalho e o lazer etc”.
CABRAL, Luiz Otávio. Revisitando as noções de espaço, lugar, paisagem e território, sob uma perspectiva geográfica. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 141-155, Abril e Outubro de 2007 (adaptado).
O conceito que o autor faz referência é o de:
Alternativas
Q1705105 História
Com a República proclamada em 1889, pelas mãos do Marechal Deodoro da Fonseca, a preocupação dos principais grupos políticos nacionais se torna quase que automaticamente a organização do poder. Sobre isso, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1705104 História
A Primeira República (1889 – 1930), iniciou-se com uma grande euforia no plano econômico. Chefiado pelo, então ministro da fazenda, Rui Barbosa, inaugura – se uma política que consistia em:
Alternativas
Q1697886 Geografia
A Amazônia possui uma reserva de água subterrânea com volume estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos. Assinale a alternativa que corresponda ao nome atribuído recentemente a essa reserva de água subterrânea
Alternativas
Q1697874 Pedagogia
Segundo a LDB, Lei 9394, no Art. 28. na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:
Alternativas
Q1697867 Português

Imagem associada para resolução da questão


Na fala da professora “Alguma dúvida acerca do trabalho em grupo sobre o sistema respiratório?”, o emprego de ‘acerca de’ está correto. Assinale a alternativa com devido uso também.

Alternativas
Q1697866 Português
Evasão escolar

Uma pesquisa recente do Banco Mundial revelou que 52% dos jovens brasileiros entre 19 a 25 anos largaram os estudos, não se dedicam minimamente à escola ou estão com a formação atrasada. O dado é alarmante.

A mesma pesquisa ainda nos revela outras informações, como o fato de que, atualmente, 43% da população no Brasil acima dos 25 anos não completaram o Ensino Médio.

Contrariando o senso comum de que a maior causa da evasão escolar é os jovens deixarem as salas de aula para trabalharem, o abandono da escola começa com faltas esporádicas, devido à falta de interesse do aluno. Mesmo entre a juventude que continua nas salas de aula – contando adolescentes e jovens acima dos 18 anos -, constata-se que 62% não estudam no ano adequado a sua idade.

A partir dos dados acima, é necessário fazer um levantamento das principais causas da evasão escolar a fim de entender a raiz desse problema, portanto destacam-se: Distância - principalmente entre os alunos da educação infantil e do começo do ensino fundamental, a distância entre a residência e a escola pode ser um fator determinante para a ausência do aluno das salas de aula. A oferta de transporte escolar por parte de órgãos públicos poderia ser uma solução viável para esse problema.

● Desinteresse - mais presente entre alunos do final do ensino fundamental ou do ensino médio, o desinteresse é a principal causa da evasão escolar. Criticado por educadores, o atual sistema de ensino é considerado ultrapassado. Profissionais do ramo acreditam que o tradicional “aluno em carteiras enfileiradas e um professor na frente da sala” não funciona mais como outrora, sendo cada vez mais necessária uma mudança.

● Situação econômica desfavorável - relacionada às duas causas citadas, faz-se necessário mais um contribuinte para pagar as contas de casa – acarretando, então, no abandono da escola pelo jovem e a consequente inserção precoce no mercado de trabalho.

Essa causa é uma das mais comuns para a evasão escolar. Não conseguindo conciliar os estudos com as atividades laborais, o jovem prefere trabalhar com o que der desde cedo para conseguir sua autonomia financeira – mesmo que com um baixo salário.

A não conclusão dos estudos, no entanto, faz com que esse jovem seja classificado com uma baixa qualificação perante outros concorrentes formados.

(Fonte: texto adaptado de https://escolaweb.com.br/artigos/conheca-as-principaiscausas-da-evasao-escolar/, acesso em fevereiro de 2020.)
Em “43% da população no Brasil não completaram o Ensino Médio.”, a concordância do verbo destacado encontra-se:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: A
5: D
6: A
7: A
8: C
9: C
10: B
11: B
12: A
13: B
14: A
15: C
16: A
17: A
18: B
19: D
20: A