Questões de Concurso Para professor - anos iniciais do ensino fundamental

Foram encontradas 2.644 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3063107 Pedagogia

Analise as afirmações sobre definições conceituais de Avaliação:


I. A avaliação não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas.


II. A avaliação deve estar voltada ao ensino-aprendizagem como um todo. É necessário acompanhar todo o desenvolvimento do aluno. Não é necessário medir apenas para dar nota, mas sim, para verificar o índice da aprendizagem.


III. A avaliação desenvolvida de forma qualitativa proporciona efeitos satisfatórios, o que possibilita a transformação dos indivíduos. Entretanto, para que as mudanças possam ocorrer é fundamental oferecer um ensino de qualidade, que a sociedade demanda. 


IV. Avaliação é um processo abrangente da existência humana que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar os avanços, resistências, dificuldades e possibilitando uma tomada de decisão e soluções para superação dos obstáculos.


Estão corretas:

Alternativas
Q3063106 Pedagogia

Deve-se salientar, ainda, que os conteúdos dos cursos de licenciatura, ou não incluem o estudo das correntes pedagógicas, ou giram em torno de teorias de aprendizagem e ensino que quase nunca têm correspondência com as situações concretas de sala de aula, não ajudando os professores a formar um quadro de referência para orientar sua prática.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e

organização. São Paulo: Cortez, 2006. 208 p.


Na formação de professores, o estudo da epistemologia das tendências pedagógicas objetiva:

Alternativas
Q3063104 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. A tendência liberal renovada não diretiva estipula como papel da escola a formação de atitudes por parte dos educandos. Logo, preocupa-se mais com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.


II. A tendência liberal renovada progressivista defende que a escola tem por função adequar as necessidades individuais do aluno ao meio social.


III. Na tendência crítico-social dos conteúdos, não se considera a realidade social nem as diferenças de classe social. O ensino é desvinculado da realidade do aluno, posto que os conteúdos estudados não são relacionados com suas vivências, e sim com o que é considerado de valor intelectual relevante. 


IV. A tendência progressista libertadora teve como idealizador o teórico Célestin Freinet, que enxergava a educação como um meio para o desenvolvimento de uma conscientização crítica; de uma mudança de atitude por parte do sujeito, que passaria a questionar a realidade em que vive, almejando uma transformação social.


Estão corretas:

Alternativas
Q3063103 Pedagogia

Segundo Vygotsky, apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos. Os processos psicológicos mais complexos - ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais - só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento.

São Paulo: Ed. Scipione, 1997. 112 p.


Para Vygotsky, um dos principais papeis atribuídos ao Professor(a), consiste em:

Alternativas
Q3063102 Pedagogia

A Educação Infantil é espaço e tempo, por excelência, de desenvolvimento da linguagem. A linguagem expressa das mais diferentes formas: corporal, musical, plástica, oral, escrita. Nesse tempo e espaço, é importante que múltiplas linguagens sejam contempladas no cotidiano do trabalho com as crianças, levando-as a estabelecer interações contínuas com seus pares, com os adultos, com os objetos e com a natureza. Nas brincadeiras, possibilidade rica de interação e recriação da realidade, as diversas linguagens entrelaçam-se para significar a situação criada/vivenciada pela criança. É, portanto, a linguagem, mediadora das interações e das brincadeiras, possibilitadora da apropriação do mundo pelas crianças, na constituição de suas identidades.

MELO, Keylla Rejane Almeida; BRITO, Antonia Edna. Práticas de leitura e

escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentido. LTP,

Campinas , v. 36, n. 74, p. 31 45, maio 2018 . Disponível em

<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S231709722

018000300031&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 maio 2024. Epub

02-Ago-2019.



A alternativa que não contempla exemplos de gêneros textuais, utilizados nos anos iniciais é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: E