Questões de Concurso
Para profissional de comunicação júnior - jornalismo
Foram encontradas 144 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere o texto a seguir.
Diante da crise financeira global de 2007-2008, sucessivas intervenções dos bancos centrais (BC) de países desenvolvidos no mercado monetário conseguiram reduzir as taxas de juros de curto e longo prazos, contribuindo para comprimir os prêmios de risco em todo o mundo (...). Apesar da massiva expansão monetária dos BC, houve uma queda nas expectativas inflacionárias, e as ações de política monetária não geraram os impactos antecipados pelos modelos convencionais, mesmo no curto prazo. Dessa forma, bancos centrais se viram obrigados a reformular o desenho das intervenções no mercado de tal forma que a política monetária não convencional, inicialmente concebida como de natureza temporária, assumiu caráter permanente.
REZENDE, F. Qual o futuro dos juros? Valor Econômico, São Paulo, 3, 4, 5 mar 2018. Adaptado.
O texto alude à “política monetária não convencional”, adotada pelos bancos centrais dos países desenvolvidos, especialmente pelo Federal Reserve (FED, o Banco Central dos Estados Unidos, na sigla em inglês) e pelo Banco Central Europeu, após a crise global de 2007-2008.
As duas características marcantes dessa política foram a
Durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff (2011- 2014), a equipe governamental procurou reverter a desaceleração econômica em curso, por meio de uma política macroeconômica baseada em isenções fiscais para empresas de diversos setores da economia e forte estímulo ao crédito para a compra de bens de consumo.
O principal efeito dessa política, no médio prazo, foi
Há um sistema de informação que tem, entre suas características, a capacidade de integrar os dados de toda a empresa em uma única base de dados, que estará à disposição para toda a empresa.
Esse sistema é conhecido como
Considere a seguinte afirmação:
Por serem organismos vivos e por exercerem impactos econômicos, sociais e ambientais, as empresas precisam orientar-se pela negociação de responsabilidades, importando-se não só com seu papel na sociedade, como também estimulando outros organismos que fazem parte dessa mesma sociedade.
GOVATTO, A. C. M. Propaganda responsável. Senac, 2007. p. 52.
Essa afirmação vislumbra uma organização que busca em seu dia a dia o fortalecimento de um ideal ético, que deve ser encarado como
Quando o uso das tecnologias digitais se consolida como um meio popularizado de produção e veiculação de conteúdo, a comunicação de informação adquire um caráter também amador. Muitas vezes, percebe-se uma troca de papéis entre receptor e emissor, configurando um processo de comunicação definido como colaborativo ou participativo. Esse viés descentralizado, no entanto, traz com ele uma visibilidade involuntária decorrente do próprio ambiente midiatizado e corriqueiro da internet, que possibilita uma incidência maior de desgastes.
Portanto, diminui-se a margem de erros no processo de comunicação de uma organização e, consequentemente, aumenta-se a atenção dedicada à(ao)
A imagem corporativa de uma empresa é produzida na mente de seu público, a partir de experiências concretas com relação ao comportamento, à cultura e à personalidade corporativa da empresa.
Em relação a esses tipos de experiência, tem-se que
Alguns autores estabelecem uma relação de interdependência entre uma organização e a sociedade na qual está inserida: uma empresa constrói o tecido social e ao mesmo tempo é construída por ele. Considerando este comprometimento entre partes, a responsabilidade social empresarial pressupõe metas que colaborem com o desenvolvimento sustentável da sociedade e até mesmo a torne mais qualificada, não cabendo nessa conduta ações que se limitem a simples divulgação de marketing.
Esse cenário permite concluir que uma organização socialmente responsável
Considere a seguinte afirmação:
“...a alteridade interessa enquanto puder ser útil, enquanto servir para algo.”
FARIAS, L. A. Relações públicas estratégicas. Summus editorial, 2011. p. 187-188
Essa postura, centralizadora e por vezes egoísta, criticada no contexto da responsabilidade social e sustentabilidade corporativas, leva uma instituição a práticas que resultam em
A partir da difusão da internet e da expansão do uso da web, houve um crescimento do diálogo entre mídias tradicionais e digitais. O conjunto de mídias on-line e off-line constituiu-se numa imposição à produção de informação das empresas, mas não alterou um fator anterior à comunicação organizacional, que é estar onde seu público está. O paradigma da transmídia identificou um público-alvo em constante movimento e de múltipla presença, que exige do esforço de comunicação um importante conceito: dialogismo.
O conceito apresentado e sua contextualização ilustram a
seguinte característica da comunicação: