Questões Militares
Sobre clima e cultura organizacional na administração geral em administração geral
Foram encontradas 19 questões
1 – Aspectos formais e abertos 2 – Aspectos informais e ocultos
( ) Normas grupais
( ) Títulos e descrições de cargos
( ) Políticas e diretrizes de pessoal
( ) Percepções e atitudes das pessoas
Na perspectiva conceitual de cultura organizacional, é correto afirmar que
A liderança para alcançar o sucesso necessário depende de um adequado equilíbrio na dinâmica organizacional. Essa dinâmica é composta por: Estrutura Organizacional; Clima Organizacional e Cultura Organizacional.
Sobre isso, relacione a Coluna A com a Coluna B, depois aponte a alternativa correta:
Coluna A
(1) Estrutura Organizacional.
(2) Clima Organizacional.
(3) Cultura Organizacional.
Coluna B
( ) Pode ser definido como o “estado de espírito” de uma organização. Sua base está ligada nas relações interpessoais e na harmonia do grupo de trabalho.
( ) Caracteriza-se na espinha de uma organização. A divisão do poder decisório, em níveis diferentes, através de uma cadeia de comando hierarquizada, se constitui na sua característica principal.
( ) Os valores cultivados pelos indivíduos e grupos no decorrer da
existência de uma organização são a característica principal da cultura
organizacional. O pensamento de uma organização é moldado através
da manutenção destes valores contínuos.
Coloque V(verdadeiro)ou F(falso) nas afirmativas abaixo, em relação à Cultura Organizacional em Administração de Pessoal, assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Valores compartilhados são crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos, e as pressuposições dominantes e nos quais os membros da organização acreditam.
( ) A cultura é o modo pelo qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente,
( ) Artefatos são todas as coisas que, no conjunto, definem uma cultura e revelam como essa cultura lhes dá atenção.
( ) Pressuposições básicas são logomarcas, linguagem, terminologia, títulos e símbolos de status, como salas e carros, que revelam os valores e crenças da empresa.
( ) Valores são crenças essenciais profundamente enraizadas na organização, como suas maiores preocupações, independentemente do ambiente externo.
Tanto as organizações públicas como as privadas são influenciadas pelo conjunto de crenças, práticas, hábitos e comportamentos das pessoas que as integram. Na administração pública em especial, a cultura existente de estruturas rígidas, burocratizadas e, em alguns casos, ineficientes, tendem a se refletir no comportamento de seus servidores. Pereira apud Hudson (1999, p. 268) afirma que a cultura organizacional pode ser divida em três patamares: superficial, justificativas e inconscientes. Na tabela a seguir, associe as duas colunas relacionando a classificação proposta pelo autor e a sua correta definição.
(1) Superficial
(2) Justificativas
(3) Inconscientes
( ) Considerado o tipo de cultura organizacional mais importante. Nela estão presentes as crenças fundamentais que dominam o universo direcionando a ação, muitas vezes, de forma espontânea.
( ) Manifestada de forma fácil nos ativos da organização, prédios, fotos de parede, móveis, linguagem de trabalho empregada e pelas suas rotinas diárias.
( ) São os processos conscientes de pensamento, que justificam as decisões, e as ações estão impregnadas nos “porquês” do discurso dos atores da organização.
A sequência correta dessa classificação é
Classifique os componentes da cultura organizacional relacionados abaixo, preenchendo os espaços com a letra A correspondente a componentes visíveis e com a letra B quando se tratar de componentes invisíveis e, a seguir, assinale a sequência correta
( ) padrões de influenciação e de poder.
( ) estrutura organizacional.
( ) medidas financeiras.
( ) relações afetivas.
( ) métodos e procedimentos de trabalho.
Identifique, entre as alternativas abaixo, a sequência que nomeia, adequadamente, as letras A e B.
O primeiro cego sente uma presa e acha que o animal deve ser uma lança; o segundo, apalpando a lateral do elefante, considera que seria um muro; sentindo uma perna, o terceiro descreve o animal como uma árvore e o quarto, tateando a tromba do elefante inclina-se a pensar que seria uma serpente. O quinto, tendo percebido a orelha do elefante, considera tratar-se de um ventilador; e o sexto, segurando o seu rabo, diz tratar-se de uma corda. (MORGAN, 2009, p. 346).
A comparação desse conto com as nossas experiências nas organizações é muito comum. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Igual aos cegos, ao analisarmos a organização, estamos lidando com diferentes dimensões interligadas.
( ) Por termos visão, somos capazes de obter todo o conhecimento da realidade global e rica da organização.
( ) Partindo-se do principio de que as organizações são grupos de pessoas com objetivos comuns, pode-se chegar a um consenso único de definição da organização com o mesmo grau de certeza, implicitamente, presente na fábula hindu.
( ) Se uma organização for decomposta, poderá ser observado que há dimensões técnicas e estruturais, bem como, simultaneamente, dimensões humanas, políticas e culturais.