Questões Militares Sobre fisiologia do exercício em educação física

Foram encontradas 75 questões

Q2089830 Educação Física

Energia relaciona-se com a realização de um trabalho – quando o trabalho aumenta, o mesmo ocorre com a transferência de energia e, consequentemente, com a mudança. De uma perspectiva mecânica, o trabalho refere-se ao produto de uma determinada força agindo por uma determinada distância. No corpo, as células executam mais comumente trabalho químico e elétrico do que trabalho mecânico. Como a energia pode ser transformada e convertida de uma forma para outra, podemos expressar o trabalho biológico em unidades mecânicas.


(McARDLE, W.D., et al. Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano, 8ª edição. Grupo GEN, 2016.)


Considerando os processos de transferência de energia durante o exercício, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q2089827 Educação Física
Os ajustes hemodinâmicos em resposta imediata ao exercício físico são mediados, em grande parte, pela ação integrada de mecanismos autonômicos que, reunidos, são conhecidos como reflexo pressor do exercício. São considerados mecanismos que compõem tal reflexo:
Alternativas
Q2089826 Educação Física
Sobre a comparação entre o desenvolvimento da força muscular em homens e mulheres, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2089825 Educação Física

O consumo excessivo de oxigênio após o exercício, conhecido como efeito EPOC, é calculado com o oxigênio total consumido na recuperação menos o oxigênio total que seria teoricamente consumido em repouso durante o período de recuperação.



(McArdle, William, D. et al. Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano, 8ª edição. Grupo GEN, 2016.)


Sobre o efeito EPOC, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2089818 Educação Física
Sobre a capacidade volumétrica pulmonar e os ajustes respiratórios secundários ao exercício físico, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2089815 Educação Física
“O estresse térmico, diante da alta temperatura ambiental e o calor produzido pelas sucessivas contrações musculares, desencadeia a resposta ____________ de vasodilatação periférica e perda hídrica por meio da ____________. Consequentemente, o organismo estará suscetível à _______________, que desencadeará ____________do débito cardíaco e da pressão arterial média. Desse modo, o prolongamento da atividade nestas condições poderá levar ao colapso circulatório.” Sobre a relação entre a perda hídrica durante a realização de exercícios e as lesões associadas ao calor, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2089810 Educação Física

O treinamento aeróbio promove adaptações importantes no sistema cardiovascular. Dentro das várias aptidões físicas associadas ao treinamento físico, o treinamento aeróbio é um potente estímulo para promover o aumento da resistência aeróbia. Considerando as adaptações crônicas de aumento do VO2 máx frente ao treinamento aeróbio, analise as afirmativas a seguir.


I. A redução da frequência cardíaca de repouso é uma importante adaptação cardiovascular para o aumento do VO2 máx, que pode ser explicada pelo aumento do tônus simpático.


II. O aumento no número de mitocôndrias e capilares nas fibras musculares aumenta a diferença arteriovenosa de oxigênio, favorecendo, assim, o aumento da resistência aeróbia muscular e do VO2 máx.


III. Em resposta ao treinamento físico aeróbio, o volume de ejeção é aumentado em condição de repouso, bem como durante exercícios máximos e submáximos, considerando-se a mesma carga de trabalho absoluta.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2089806 Educação Física
Durante o exercício físico diferentes substratos energéticos podem ser mobilizados. Os fatores que determinam como tal mobilização irá ocorrer envolvem características do exercício (intensidade e duração); além de fatores como o tipo de dieta do indivíduo. Sobre a mobilização de substratos energéticos durante o exercício, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2089804 Educação Física
“Os organismos vivos utilizam três tipos de substratos energéticos para manter as funções celulares, seja em repouso ou em atividade. Durante o exercício físico são utilizados preferencialmente carboidratos e gorduras como fonte energética. A quebra das moléculas de gordura ocorre em exercícios prolongados. Tal processo denomina-se ______________, onde os triglicerídeos são quebrados em 3 ácidos graxos e 1 _______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2089800 Educação Física

A interação entre carga de treinamentos e lesões esportivas tem mostrado que a prescrição do treinamento e a saúde do atleta não podem ser consideradas separadamente. Sobre as cargas de treinamento no tocante às cargas relativas e absolutas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Altas cargas de treinamento por si só podem não ser o maior fator que contribui para o aumento do risco de lesões, mas, sim, o tipo de carga de treinamento prescrito e suas variações.


( ) Uma redução abrupta do nível de carga de treinamento tem como função diminuir drasticamente o risco de lesões.


( ) Picos de cargas de treinamento têm sido associados ao aumento do risco de lesão.


( ) Tanto a função fitness quanto a função fadiga são lentas para se desenvolverem e para se dissiparem.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2089796 Educação Física

O princípio básico de qualquer programa de treinamento é aplicar uma carga (estresse mecânico, fisiológico ou mental) que seja maior do que a capacidade atual de suportar a demanda que lhe é imposta por meio de treinamento ou competição. Sobre a etiologia das lesões esportivas, analise as afirmativas a seguir.


I. A etiologia das lesões esportivas é complexa e multifatorial, envolvendo uma rede de determinantes.


II. As lesões ocorrem quando há um desequilíbrio entre os mecanismos de capacidade e a demanda exigida do atleta.


III. A idade do atleta determinará a qual carga, em termos de volume, intensidade e frequência, ele será submetido.


IV. Quando um atleta exige uma saúde abaixo do ideal, ele está sujeito à redução da capacidade de execução dos movimentos necessários à prática do esporte.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2089794 Educação Física

A carga de treinamento consiste no conjunto de estímulos estressores (psicofisiológicos ou mecânicos) aplicados ao organismo (sejam estruturas celulares ou no indivíduo como um todo). A carga de treinamento pode ser descrita como externa ou interna e aplicada em diferentes frequências, volumes e intensidades. Sobre os conceitos de carga externa e interna de treinamento, analise as afirmativas a seguir.


I. Carga externa: variáveis ambientais que influenciam no treinamento, como temperatura e umidade do ar.


II. Carga interna: resposta psicofisiológica do organismo durante o exercício.


III. Dois atletas submetidos à mesma carga externa podem apresentar cargas internas diferentes.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2089793 Educação Física
O treinamento de força é um meio específico de condicionamento físico que envolve a execução de exercícios de contrarresistência progressiva, bem como diferentes modelos e métodos de treinamento. Delorme foi o primeiro pesquisador a demonstrar a importância do treinamento de força sobre o aumento da força muscular na reabilitação de militares no período pós-Segunda Guerra Mundial. Nesse aspecto, o treinamento de força tornou-se uma das formas mais conhecidas e eficazes de aprimoramento do treinamento físico de atletas e de melhora da saúde de adultos não atletas, idosos e crianças. O aumento da força muscular é uma forma de ajuste do organismo à sobrecarga do treinamento, por meio da qual ocorrem alterações fisiológicas e estruturais. São dois os determinantes diretos para o aumento da força muscular: os fatores neurais e os fatores morfológicos. Trata-se de uma adaptação neural ao treinamento de força muscular:
Alternativas
Q2089792 Educação Física
Um corpo em movimento é colocado diante de uma série de desafios biológicos agudos, algumas vezes muito breves e intensos, e outras, de intensidade moderada, mas de duração extremamente longa, de modo que os músculos são solicitados a transformar energia química, oriunda da degradação dos substratos energéticos disponíveis em todo o corpo, em energia mecânica. Trata-se de uma adaptação morfológica ao treinamento de força muscular e determinante da capacidade do músculo em gerar tensão:
Alternativas
Q2089789 Educação Física
A periodização é o planejamento e a estruturação do treinamento ao longo da temporada para possibilitar ao atleta alcançar um estado de ótimo (o melhor possível) desempenho em determinada época da temporada (competição ou competições mais importantes) nos aspectos físicos, psíquicos, técnicos e táticos. Além de a periodização visar ao máximo desempenho do atleta no período apropriado, deve-se atentar, ao mesmo tempo, para diminuir as chances de supertreinamento (overtraining). Em relação ao planejamento do treinamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Para que os objetivos de curto, médio e longo prazo sejam alcançados, deve ser realizado um planejamento que considere a estruturação, a execução, o controle e a avaliação do treinamento.
II. Dentre os elementos estruturais do treinamento do atleta destacam-se: a preparação plurianual; a preparação anual (temporada); o macrociclo; o mesociclo; o microciclo de treinamento; além da própria sessão de treinamento.
III. Os elementos estruturais do treinamento do atleta seguem uma hierarquia fundamentada no tamanho das suas constituições, sendo a sessão a unidade mais simples do treinamento.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1986322 Educação Física
O influxo sensorial proveniente de articulações, tendões e músculos influenciam os ajustes ventilatórios durante todo o período do exercício. Segundo McArdle, Katch e Katch (2017), este fator neurogênico para o controle ventilatório sofre a influência: 
Alternativas
Q1986320 Educação Física
Segundo Flegel (2015), como é chamado o estiramento, ruptura ou inflamação dos músculos (fáscia), tendões ou membranas que revestem os ossos da perna? 
Alternativas
Q1986317 Educação Física
De acordo com as diretrizes do American College of Sports Medicine (ACSM) (2018), analise as afirmativas abaixo com relação aos exercícios em ambientes quentes e assinale, a seguir, a opção correta
I- Quando a quantidade de calor metabólico produzido excede sua perda, pode-se desenvolver hipotermia associada à queda dos níveis de epinefrina.
ll- Como resultado da circutação sanguínea elevada, o sistema cardiovascular desempenha um papel essencial na regulação da temperatura corporal.
Ill- O estado de hidratação e o nível de aptidão aeróbia podem alterar as taxas de transpiração.
IV- As contrações musculares produzem calor metabólico que é transferido dos músculos ativos para o sangue para manter a temperatura corpórea.
V- A ingestão reduzida de fluido hipotônico pode levar à hiponatremia associada ao exercício, levando a um estado de concentração mais baixa de potássio. 
Alternativas
Q1986316 Educação Física
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação aos ossos e sistema esquelético, de acordo com Tortora e Nielsen (2019), e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Um osso é composto de diferentes tecidos: tecido ósseo, cartilagem, tecido conjuntivo denso, epitélio, vários tecidos hematopoéticos, tecido adiposo e tecido nervoso.
( ) O sistema esquelético tem as funções de suporte, na proteção, no movimento, na liberação e no armazenamento de minerais, na produção de eritrócitos e no armazenamento de aminoácidos.
( ) Os ossos são classificados em longos, médios, curtos, planos, irregulares ou sesamoides.
( ) A remoção do estresse mecânico fortalece o osso, pois mineraliza e aumenta as fibras colágenas.
( ) Atividades de sustentação de peso, como caminhadas ou levantamento de peso moderado, ajudam a formar e conservar a massa óssea.  
Alternativas
Q1986315 Educação Física
Analise as afirmativas abaixo, de acordo com Greguol e Costa (2019), Com relação às complicações crônicas do diabetes melito (DM) e exercício, e, em seguida, assinale a opção correta.
| As complicações crônicas microvasculares são a nefropatia diabética retinopatia diabética e neuropatia,
Il- A neuropatia periférica é uma complicação vascular na retina, sendo homogênea, podendo causar principalmente cegueira e deslocamento de retina.
Ill- Exercícios aeróbicos ou de força vigorosos são indicados em pessoas com retinopatia diabética proliferativa, pois elevam a perfusão capilar.
IV- A doença renal do diabetes manifesta-se precocemente pela presença de elevada excreção urinária de albumina e baixa taxa de filtração glomerular,
V- A identificação de hiperglicemia não é causa suficiente para que a pessoa com DM não realize exercícios físicos, desde que na ausência de cetose. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: D
5: C
6: E
7: E
8: D
9: A
10: E
11: E
12: E
13: E
14: C
15: A
16: B
17: A
18: E
19: D
20: E