Questões Militares Comentadas sobre citologia clínica em farmácia

Foram encontradas 28 questões

Q1883452 Farmácia
Paciente JCA, sexo masculino, 36 anos, chegou ao hospital com suspeita de meningite. Lá foi realizada a coleta de líquido cefalorraquidiano (LCR). A coleta foi enviada ao laboratório clinico, onde foram achados os seguintes resultados:

Aspecto – opaco, discretamente amarelo, coágulo delicado.
Proteínas(mg/dL) – 150.
Glicose (mg/dL) < 45.
Leucócitos (µL) 60, com predominância de Linfócitos e 100% de especificidade ao teste de PCR.


Esses resultados são compatíveis com
Alternativas
Q1883448 Farmácia
“A avaliação da adequabilidade da amostra de um exame citopatológico é um indicador importante de qualidade, portanto, deverá ser considerada satisfatória para análise aquela que apresentar células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica” (INCA, 2016.)
(Fonte: Manual de Gestão da Qualidade para Laboratório de Citopatologia. INCA, 2ª. Edição, 2016.)

Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Esfregaços com fatores de obscurecimento (como sangue, infiltrado leucocitário, dessecamento, entre outros), independentemente de sua concentração, pode estar presentes no esfregaço e não prejudicar a interpretação de demais células epiteliais presentes.
II. Uma amostra é satisfatória, utilizando-se a coleta convencional, se possuir aproximadamente, 8 mil a 12 mil células escamosas e/ou mínimo de dez células endocervicais ou metaplásicas, bem preservadas, isoladas ou em agrupamento.
III. Esfregaços contendo atipias em células glandulares podem ser classificados como adenocarcinoma in situ (AIS) ou adenocarcinoma invasor (de origem cervical, endometrial ou sem outras especificações). Para aqueles casos que não se enquadram nas classificações mencionadas, inclui-se a opção outras neoplasias malignas.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1009070 Farmácia
Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a cavidade pleural é um espaço em potencial revestido pelo mesotélio da pleura visceral e parietal. A cavidade pleural normalmente contém uma pequena quantidade de líquido que facilita a movimentação das duas membranas uma contra a outra. Esse líquido é um filtrado de plasma derivado dos capilares da pleura parietal. É produzido continuamente a uma taxa dependente da pressão hidrostática capilar, pressão oncótica plasmática e permeabilidade capilar. O líquido pleural é reabsorvido pelos vasos linfáticos e vênulas da pleura visceral. Considerando seus conhecimentos sobre o líquido pleural, assinale abaixo a alternativa incorreta:
Alternativas
Q970849 Farmácia
Com relação à analise de líquido cérebro-espinhal (LCE) é correto afirmar que:
Alternativas
Q1009335 Farmácia
Aproximadamente 300 proteínas diferentes foram identificadas no LCE (líquido cerebroespinhal) por eletroforese bidimensional. O aumento da concentração de várias proteínas específicas do LCE tem sido associado a diversas doenças envolvendo o sistema nervoso central. Analise as alternativas abaixo e assinale a opção incorreta quanto ao aumento da proteína no LCE e suas doenças:
Alternativas
Q830999 Farmácia
Segundo Oliveira Lima (2008), o liquor é segregado na sua totalidade pelos plexos coroides dos ventrículos cerebrais; pequena parte origina-se dos vasos meníngeos. Sobre as características físicas do liquor, de reconhecido valor diagnóstico, é correto afirmar que o Liquor
Alternativas
Q830983 Farmácia
Segundo Henry (2012), os fungos dermatófitos causam infecção da epiderme, dos pelos e das unhas. Um paciente continha infecção capilar e partes dos pelos foram removidos para análise. Ao expor os pelos sob luz ultravioleta de onda longa, emitida por uma lâmpada de Wood, esses pelos ficaram fluorescentes devido ao fungo que ali se encontra. Qual espécie de fungo fica fluorescente na presença da lâmpada de Wood e também é fungo dermatófito ?
Alternativas
Q830970 Farmácia
Segundo Oliveira Lima (2008), qual o nome do método de coloração usado na microscopia que tem por fim a impregnação do corpo das espiroquetas pela prata reduzida, tendo sua aplicação máxima, na prática, na pesquisa do treponema de Schaudinn, nas lesões sifilíticas (cancro sifilítico e lesões secundárias, principalmente)?
Alternativas
Q765979 Farmácia
O líquido cefalorraquidiano é normalmente colhido entre a terceira e a quarta ou entre a quarta e quinta vértebra lombar por meio de punção em três tubos. Embora não se trate de procedimento complicado, exige certas precauções, que compreendem a medida da pressão intracraniana e o emprego de técnica acurada para evitar a introdução de infecção ou a lesão no tecido neural. Em relação ao manuseio da amostra, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1009397 Farmácia
As polineuropatias autoimunes agudas são classificadas como síndrome de Guillain-Barré (SGB). É um distúrbio heterogêneo com diversas formas variantes. Na maioria das vezes, a SGB apresenta-se como uma doença paralisante monofásica aguda provocada por infecção prévia. Com relação aos achados laboratoriais, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q680101 Farmácia
Segundo Henry (2012), a Naegleria fowleri é uma ameba termofílica, encontrada em rios e lagos, que causa meningoencefalite amebiana primária de curso agudo e fulminante. Sendo assim, seu diagnóstico precoce é de suma importância. Assinale a opção que apresenta o corante que auxilia na diferenciação entre as amebas e os leucócitos no Líquido Cerebroespinhal.
Alternativas
Q526992 Farmácia
A punção lombar é indicada para investigação de 4 categorias de doenças principais: infecção meníngea, hemorragia subaracnoidea, malignidade ou doenças desmielinizantes. Acerca das análises realizadas no líquido cerebrospinal, é correto afirmar que:
Alternativas
Q649133 Farmácia
Considerando a utilização dos marcadores tumorais sorológicos no laboratório clínico, assinale a opção que apresenta a relação correta entre uma doença maligna individual e seu principal marcador.
Alternativas
Q649090 Farmácia
Assinale a opção que apresenta, segundo Mcpherson e Pincus (2012), um conjunto de achados laboratoriais no exame do líquido cerebroespinhal, em que todos os dados desse conjunto são compatíveis com quadro de meningite bacteriana.
Alternativas
Q648292 Farmácia
Quanto aos líquidos biológicos, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508649 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta substâncias utilizadas no método de coloração bacteriológica de Gram.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508643 Farmácia
O exame citológico de líquido cefalorraquidiano (LCR) compreende algumas dosagens diferentes. Analise as alternativas que contenham as dosagens efetuadas no exame citológico de LCR.

I. Contagem global de leucócitos.
II. Contagem global de hemácias.
III. Exame da vitalidade celular.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508642 Farmácia
Durante o exame físico do líquido cefalorraquidiano (LCR), um dos parâmetros avaliados é a pressão. Com este dado mais o volume retirado de LCR, é possível calcular o quociente raquiano , um dos quocientes de Ayala, cuja fórmula é
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508640 Farmácia
O líquido utilizado na diluição de leucócitos com a finalidade de contá-los, usado na câmara de Neubauer é o líquido de Türk. A composição desta solução não contém
Alternativas
Q250270 Farmácia
Nas contagens de leucócitos em Câmara de Neubauer, é correto utilizar a solução diluidora de Thoma, EXCETO no:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: A
6: C
7: A
8: C
9: A
10: C
11: C
12: E
13: D
14: D
15: A
16: C
17: D
18: D
19: C
20: D