Questões Militares de Farmácia - Farmácia Hospitalar e Comunitária

Foram encontradas 43 questões

Q2543435 Farmácia
Para realizar a dispensação de uma prescrição hospitalar com o seguinte medicamento, quais e quantos medicamentos e materiais devem ser separados para um período de 24 h?

Ceftriaxona 500 mg fr amp. Diluir em 10 mL de ABD e administrar 10 ml via intravenosa de 8/8 horas no acesso venoso.

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA:
Alternativas
Q2471204 Farmácia
Um paciente, durante sua internação no hospital, pode necessitar de suporte nutricional por via parenteral (nutrição parenteral NP) e enteral (cateter enteral), as quais podem também ser utilizadas para administração de medicamentos, necessitando assim, de orientação farmacêutica para uso dos medicamentos por estas vias. Com base no exposto é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2471202 Farmácia
A farmácia central de um hospital dispensa os medicamentos e materiais médicohospitalares para os pacientes por dose individualizada, para 24h. O farmacêutico, ao realizar a conferência da fita plástica selada com os medicamentos e materiais médico-hospitalares separados por horário, para 24h, prescritos para um paciente, encontrou erros na dispensação. Considerando os requisitos, conceitos e classificações dos tipos de erros descritos no Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, preconizado pelo Ministério da Saúde/ANVISA é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2471183 Farmácia
Os modelos de gestão para a qualidade recomendam que as organizações de saúde tenham um sistema de liderança instituído. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) estabelece os padrões de liderança estratificado em níveis.
Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª coluna considerando os princípios de estratificação/classificação propostos pela ONA aplicados à gestão de Farmácia Hospitalar.

(1) Nível 1
(2) Nível 2
(3) Nível 3
( ) modelo transparente de gestão e responsabilidades e para o desenvolvimento da organização, afirmando o compromisso com a excelência, sustentado pelos fundamentos de gestão em saúde e demonstrando maturidade institucional.
( ) a liderança classifica, identifica, promove e acompanha a interação dos processos organizacionais e avalia seu desempenho, de acordo com o modelo de gestão definido.
( ) a liderança institui o modelo de gestão, as políticas e as responsabilidades, com foco na segurança e na qualidade do cuidado e dos serviços.
Marque a alternativa que apresenta a CORRETA correlação quanto aos níveis de gestão propostos pela ONA, na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Q2471179 Farmácia
Sobre a utilização de medicamentos psicoativos, constantes na Portaria Nº 344/98 (Ministério da Saúde) em instituições hospitalares, considere as seguintes afirmativas e marque a alternativa CORRETA: 
I – Em estabelecimento hospitalar que possui modelo de prescrição eletrônica e/ou privativa, subscrita por profissional em exercício no mesmo, é dispensável a notificação de receita descrita nesta portaria para medicamentos constantes nas listas C1 e C5.
II - As farmácias de unidades hospitalares, ficam dispensadas da apresentação do Balanço de Medicamentos Psicoativos e de outros Sujeitos a Controle Especial (BMPO).
III - Aos medicamentos contendo substâncias psicoativas armazenados em farmácias privativas de unidades hospitalares é facultado o uso de dispositivos de segurança adicionais, como armários com chave, pois as farmácias hospitalares já constituem um local de acesso restrito. 
Alternativas
Q2198303 Farmácia
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
O(A) __________ classifica os produtos de acordo com sua importância financeira, permitindo estabelecer prioridades para a programação de aquisição e controle. É aplicável à gestão de medicamentos em âmbito hospitalar.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Farmácia |
Q2173250 Farmácia
Em hospitais é necessária a implantação de medidas que contribuem para o uso racional de antimicrobianos. Sobre o uso racional de antimicrobianos, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2023450 Farmácia
De acordo com a Portaria 344/1998 e suas atualizações, que rege a dispensação de medicamentos sujeitos à controle especial, analise as afirmativas a seguir.
I. O farmacêutico é o responsável por analisar as prescrições e só pode aviar ou dispensar os medicamentos quando todos os itens da receita e da notificação de receita estiverem devidamente preenchidos.
II. As prescrições via receita ou da notificação de receita possuem validade por 60 dias, a partir da data do preenchimento.
III. O cadastramento de medicamentos no SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) é exclusiva do farmacêutico responsável pelo estabelecimento, que deve ser cadastrado no sistema como usuário e senha própria.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Farmácia |
Q1818944 Farmácia
Em relação à Notificação de Receita B, é correto afirmar que
Alternativas
Q1668418 Farmácia
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão de estoques é um elo importante para que o hospital alcance o seu propósito final que é o de proporcionar ao seu cliente um atendimento com qualidade
PORQUE
II. as falhas geradas em uma gestão de estoques inadequada atingem de forma direta o paciente, prejudicando ou inviabilizando a sua assistência.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Alternativas
Q1668416 Farmácia
Um sistema de distribuição de medicamentos deve ser: racional, eficiente, econômico, seguro e estar de acordo com o esquema terapêutico prescrito.
Em relação aos diversos sistemas de distribuição de medicamentos, é correto afirmar que o/no
Alternativas
Q990629 Farmácia

A padronização de medicamentos de um hospital deve ser o resultado concreto do processo de seleção de medicamentos.

A esse respeito, é correto afirmar que apresenta a correspondência correta dos critérios de seleção para inclusão e exclusão de itens da padronização a

Alternativas
Q990624 Farmácia

A complexidade da terapia de nutrição parenteral exige o comprometimento e a capacitação de uma equipe multiprofissional. As Boas Práticas de Nutrição Parenteral estão determinadas pela portaria da ANVISA 272, de 8 de abril de 1998, e nesta consta como atribuições do farmacêutico avaliar as prescrições médicas para detectar possíveis incompatibilidades entre os componentes da unidade nutriente ou entre a preparação e os medicamentos. Cabe, ainda, ao farmacêutico assegurar a esterilidade, a apirogenicidade e a estabilidade das misturas elaboradas, assim como sua conservação e sua dispensação.

Avalie os fatores que podem alterar a estabilidade das preparações de nutrições parenterais.

I. Temperatura.

II. Via de administração.

III. Ordem de aditivação dos insumos.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q990619 Farmácia

Segundo o OPAS (2002), a prática da atenção farmacêutica envolve macro componentes, como educação em saúde (incluindo promoção do uso racional de medicamentos), orientação farmacêutica, dispensação, atendimento farmacêutico e acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico, além de registro sistemático das atividades, mensuração e avaliação dos resultados. Portanto, essa prática traz dilemas éticos importantes que devem ser regulados pelo código de ética profissional.

Para que o farmacêutico possa exercer a atenção farmacêutica centrada no paciente, avalie o que se afirmam ser seus direitos.

I. Fiscalizar profissionais de saúde no cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição.

II. Decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário.

III. Interagir com profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observando o uso racional de medicamentos.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q990614 Farmácia

Uma propaganda de medicamentos, em uma revista, afirma que 3.000 indivíduos com infecção urinária foram tratados com um novo antibiótico. Após três dias de tratamento, 95% deles estavam assintomáticos.

A propaganda afirma que o novo antibiótico foi efetivo. Portanto, essa informação é

Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: PM-AP Prova: FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Farmacêutico |
Q959233 Farmácia
Em um hospital
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: PM-AP Prova: FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Farmacêutico |
Q959227 Farmácia
Sobre gestão e controle de estoque é correto afirmar:
Alternativas
Q908544 Farmácia

As práticas de gestão são analisadas por meio do monitoramento dos processos das diversas áreas da Farmácia Hospitalar, utilizando-se de indicadores. O monitoramento dos indicadores auxilia na tomada de decisão e na análise crítica do processo, desencadeando ações corretivas e preventivas.


Associe as duas colunas abaixo, relacionando os processos monitorados a seus respectivos indicadores.


PROCESSO

( 1 ) Logística

( 2 ) Farmacotécnica Hospitala

( 3 ) Farmacovigilância


INDICADOR

( ) Unidades manipuladas de fórmulas magistrais e oficinais.

( ) Taxa de itens de medicamentos em falta.

( ) Número de notificações de queixa técnica.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q908542 Farmácia

A implantação de um sistema racional de distribuição de medicamentos e de outros produtos para a saúde deve ser priorizada pelo estabelecimento de saúde e pelo farmacêutico, de forma a buscar processos que garantam a segurança do paciente e a orientação necessária ao uso racional do medicamento (BRASIL, 2010).


O sistema de distribuição em que há um funcionamento mais dinâmico da farmácia, com melhor controle e racionalização na utilização de medicamentos, por meio da monitorização terapêutica, rapidez na administração das doses e maior segurança do paciente é o sistema

Alternativas
Q819915 Farmácia

A Farmácia Hospitalar tem papel fundamental nas atividades de controle de infecção hospitalar, em especial no controle do uso de antimicrobianos. Avalie as afirmativas sobre as atividades da Farmácia Hospitalar no controle de infecções hospitalares.

I. Prover suporte, desde recursos materiais e humanos, como apoio administrativo para o funcionamento da CCIH.

II. Determinar o consumo mensal de antimicrobianos por unidades de internação.

III. Fornecer dados para subsidiar a atualização da padronização dos antimicrobianos pelas Comissões de Farmácia e Terapêutica e de Controle de Infecção Hospitalar.

IV. Monitorar o número de pacientes em uso de antimicrobianos e da duração do tratamento.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: C
5: A
6: A
7: A
8: D
9: A
10: D
11: D
12: D
13: D
14: D
15: D
16: D
17: C
18: B
19: B
20: D