Questões Militares Sobre farmacologia do sistema endócrino em farmácia

Foram encontradas 35 questões

Q2198310 Farmácia
Nas últimas décadas foram lançados novos grupos de medicamentos antidiabéticos e análogos de insulina para uso na terapêutica do Diabetes Melitus.
Associe as colunas relacionando o grupo de antidiabético e análogos de insulinas com o seu respectivo fármaco. 

Grupo de Antidiabético e Análogos de Insulinas 
(1) Análogo de insulina de ação prolongada (2) Análogo de insulina de ação ultra prolongada (3) Inibidores da dipeptidil peptidase-4 (4) Inibidores do cotransportador de sódio-glicose tipo 2 (5) Agonista do receptor do GLP-1(glucagon like peptide)

Fármaco
( ) Exenatida. ( ) Dapaglifozina. ( ) Insulina Degludeca. ( ) Insulina Glargina. ( ) Sitagliptina.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173779 Farmácia
Sobre a farmacoterapia do diabetes mellitus tipo 2, analise as assertivas abaixo:

I. Pacientes internados com hemoglobina glicada (HbA1c) acima de 11% devem iniciar, ainda durante a internação, tratamento associado com dapagliflozina, sitagliptina e gliclazida para postergar a necessidade de insulinização.
II. Os medicamentos inibidores do transportador de sódio-glicose 2 no túbulo proximal renal reduzem o nível de glicemia ao promover sua perda urinária. Estudos recentes têm demonstrado benefício de fármacos dessa classe na redução do risco cardiovascular dos pacientes.
III. Uma das reações adversas associadas à metformina é a acidose láctica. É necessário interromper seu uso em situações que possam ocorrer declínio da função renal, como antes de procedimentos radiológicos com uso de contrastes e durante a internação por doença grave.
IV. Os análogos de GLP 1, como a liraglutida, inibem a enzima dipeptidil peptidase 4 (DDP-4), aumentando os níveis de peptídeo 1 tipo glucagon (GLP-1). Ao inibir a DDP-4 promovem redução de peso, além de reduzirem o risco de morte por infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico.

Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173776 Farmácia
C.C.S, 50 anos, foi internado devido a hipoglicemia sintomática e síndrome de abstinência alcoólica. História pregressa: Diabetes Melitus; Hipertensão Arterial Sistêmica; cirrose CHILD A, 2 episódios prévios de pancreatite aguda alcoólica, sedentário, etilista pesado. Medicamentos de uso domiciliar: citalopram 20mg 1 comprimido (comp) pela manhã, fenofibrato 200mg 1 comp em dias alternados, insulina NPH 35 unidades pela manhã e 10 unidades internacionais a noite; rosuvastatina 20mg 1 comp a noite; losartana 50mg 1 comp de 24/24 horas. Na admissão a insulina NPH foi suspensa, sendo prescrita insulina regular para correção. Os demais medicamentos de uso domiciliar foram mantidos. Também foi prescrito diazepam 10mg de 4/4 horas. Considerando o exposto, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173769 Farmácia
J. M. S., 67 anos, possui hipertensão arterial sistêmica, diabetes e transtorno de ansiedade generalizada e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a sepse secundária a uma ferida em pé direito. Está em uso de linezolida 600mg via endovenosa de 12/12 horas há três dias, após crescimento em cultura de MRSA (Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina) resistente à vancomicina. Nesta manhã, durante corrida de leito multiprofissional foi aventada a possibilidade de iniciar venlafaxina para o Sr. J. M. S. para tratamento concomitante de dor neuropática e do transtorno de ansiedade. Nesse caso, assinale a alternativa CORRETA indicando qual deve ser a conduta do farmacêutico. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2111000 Farmácia
A ilustração a seguir representa o receptor celular e o mecanismo de ação de um grupo de fármacos.
Imagem associada para resolução da questão



Hsp90 = proteína de choque térmico
Trata-se do mecanismo de ação de
Alternativas
Q2052288 Farmácia
Fármaco utilizado no tratamento do diabetes mellitus, o qual inibe competitivamente enzimas intestinais que hidrolisam os carboidratos da alimentação (os carboidratos são digeridos e absorvidos mais lentamente, reduzindo, assim, as concentrações pós-prandiais de glicose). Os pacientes geralmente interrompem sua utilização por apresentarem dispepsia, flatulência e diarreia. O enunciado refere-se à
Alternativas
Q2052285 Farmácia

Analise o esquema a seguir, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. 


Imagem associada para resolução da questão



A hidroclorotiazida (HCTZ), assim como outros diuréticos tiazídicos, é sintetizada partindo de derivados de cloroanilina, conforme apresentado no esquema. Na primeira etapa, a m-cloroanilina é submetida a uma reação de clorosulfonilação, por meio do tratamento com ácido clorossulfônico, levando à formação de 1. Na sequência, por meio do tratamento com hidróxido de amônia, 1 é convertido em 2. A partir do composto 2, a HCTZ pode ser obtida de duas maneiras diferentes. Em uma dessas metodologias, a clorotiazida é obtida por meio do tratamento com ______________ em refluxo. A clorotiazida, que também é um diurético, porém menos eficaz, é então reduzida com ______________ levando à formação da hidroclorotiazida, com 79% de rendimento. Contudo a hidroclorotiazida também pode ser obtida diretamente a partir da _______________ de 2 com paraformaldeído, conforme apresentado no esquema.

Alternativas
Q2023453 Farmácia
O agente anti-hiperlipidêmico capaz de reduzir os níveis de colesterol circulante, por ligar-se ao colesterol no trato gastrointestinal, é o(a)
Alternativas
Q2023452 Farmácia
Assinale a opção que apresenta o medicamento indicado para o alívio de paciente com sintomas de menopausa, com queixas de “ondas de calor”.
Alternativas
Q2023446 Farmácia
Sobre os medicamentos usados no tratamento da gota, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2023440 Farmácia
Indivíduos jovens abusam de medicamentos andrógenos, o que pode desencadear uma série de efeitos adversos. As opções a seguir apresentam efeitos adversos que têm relação com o abuso desses medicamentos, à exceção de uma.
Assinale-a.
Alternativas
Q1009055 Farmácia
Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), dentre as injeções de pequeno volume mais usadas, estão as várias preparações de insulina. A insulina, o princípio ativo da glândula pancreática, está envolvida primariamente no metabolismo dos carboidratos, mas também afeta o metabolismo de proteínas e lipídios. Com base em seus conhecimentos sobre a insulina, marque abaixo a alternativa incorreta:
Alternativas
Q908531 Farmácia

Antagonistas de receptores adrenérgicos são fármacos amplamente utilizados na medicina, sobretudo por seus efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular como, por exemplo, o propranolol. Os antagonistas adrenérgicos não seletivos, por sua vez, são usados para tratar a hipertensão arterial sistêmica (DALE, 2012) e a ausência de seletividade está muitas vezes associada aos efeitos adversos observados no uso desses fármacos.


Relacionando o exposto a alguns dos principais efeitos adversos de antagonistas não seletivos dos betas bloqueadores, avalie as afirmações a seguir.


I. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de crises hipoglicêmicas.

II. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de terem os sintomas da hipoglicemia mascarados devido ao bloqueio dos receptores beta.

III. Broncoconstrição em pacientes asmáticos, devido ao bloqueio dos receptores beta 2, responsáveis pelo relaxamento do músculo liso brônquico.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q908525 Farmácia

A senhora GMO, 70 anos, portadora de cardiopatia, diabetes, em tratamento com os medicamentos enalapril 10mg – 1-0-1, metformina 850 mg 1-1-1, amiodarona 200mg 1-0-0, clopidogrel 75mg 0-1-0. Foi hospitalizada apresentando mal-estar, alterações cognitivas e depressão. Os resultados laboratoriais detectaram níveis de TSH de 40 mU/ml (valor de referência 0,35 a 5,5mU/ml).


Para otimizar a farmacoterapia da paciente, o serviço de farmácia clínica deve realizar uma intervenção sugerindo a suspensão de qual medicamento?

Alternativas
Q857813 Farmácia
O tratamento para o diabetes tem por objetivo aliviar os sintomas relacionados à hiperglicemia e evitar ou reduzir as complicações agudas e crônicas. Considerando o tratamento para o diabetes em pacientes hospitalizados, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q857810 Farmácia
Os sintomas e a gravidade da síndrome de abstinência alcoólica são determinadas pela quantidade e duração do consumo de álcool e incluem distúrbios do sono, ativação do sistema nervoso autônomo (simpático), tremores e, nos casos graves, convulsões. Considerando as intervenções farmacológicas na desintoxicação alcoólica, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q831002 Farmácia

Segundo Gomes (2011), o carbacol é um colinérgico direto usado no tratamento de alguns tipos de glaucoma que apresenta tempo de ação superior ao do protótipo, a acetilcolina, que não é utilizada como fármaco devido à sua ação fugaz, em função das hidrólises enzimática, catalisada pela acetilcolinesterase, e química que são rápidas.

Com relação às estruturas químicas da acetilcolina e carbacol abaixo representadas, assinale a opção correta.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q830982 Farmácia

Segundo Goodman (2012), as principais indicações para o uso terapêutico do hormônio tireoidiano consistem em terapia de reposição hormonal para pacientes portadores de hipotireoidismo e terapia de supressão de TSH em pacientes com câncer da tireóide.

Dispõem-se de preparações sintéticas dos sais sódicos dos isômeros naturais dos hormônios tireoidianos, que são amplamente utilizadas na terapia hormonal.

Sobre os fármacos que influenciam a terapia com levotiroxina oral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q830968 Farmácia
Segundo Goodman (2012), a insulina constitui a base do tratamento de praticamente todos os pacientes portadores de diabetes tipo 1 e de muitos portadores de diabetes tipo 2. Pode ser administrada por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea. O tratamento a longo prazo baseia-se, predominantemente, na injeção subcutânea do hormônio. Sobre as preparações de insulina, assinale a opção correta.
Alternativas
Q682545 Farmácia
Dentre as aplicações clínicas dos polissacarídeos, qual a única afirmativa incorreta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: E
6: D
7: E
8: D
9: C
10: B
11: D
12: D
13: D
14: D
15: C
16: B
17: D
18: C
19: C
20: B