Questões Militares
Sobre química orgânica e farmacêutica em farmácia
Foram encontradas 53 questões
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/90683/GIGI_1.png)
( ) A estrutura representada é o [(2,3-diidro-1,5- dimetil-3-oxo-2-fenil-1H-pirazol-4- il)metilamino] metanosulfonato sódico (1-fenil-2,3-dimetil-5-pirazolona-4- metilaminometano sulfonato sódico).
( ) O fármaco representado é solúvel em água e em metanol.
( ) O fármaco representado tem atividade antibacteriana.
( ) A cromatografia gasosa é o método de escolha na identificação e quantificação do fármaco apresentado.
Segundo SIMÕES, C.M.O, et al. (2000), o estudo dos compostos químicos sintetizados pelas
plantas tem acompanhado a evolução do homem através dos tempos e os seus usos como
agentes terapêuticos datam de milhares de anos. Atualmente, a maior parte dos fármacos
usados pela indústria farmacêutica, bem como outros compostos naturais provenientes das
plantas, apresentam diversas aplicações, tanto na área farmacêutica e cosmética, como
também nas áreas das indústrias alimentar e química.
Com a demanda pela utilização de plantas medicinais na cura ou prevenção de doenças, ou até
plantas de interesse industrial, o seu cultivo e/ou extrativismo torna-se uma alternativa cada
vez mais importante na agricultura nacional.
Analise as estruturas químicas abaixo, encontradas em algumas plantas:
Assinale a alternativa CORRETA:
Segundo KOROLKOVAS, A. (1988), a atividade biológica de fármacos estruturalmente específicos depende diretamente de seu tamanho, forma e distribuição eletrônica. Embora a presença de um grupo específico não pressuponha necessariamente que a molécula terá determinada atividade biológica, visto que esta é função da molécula como um todo, os grupos químicos presentes ou introduzidos num fármaco exercem dois tipos de efeitos – efeitos estéricos e efeitos eletrônicos. Baseado nos efeitos farmacológicos de alguns grupamentos específicos, correlacione a coluna da direita com a esquerda:
Das afirmativas acima:
“A morfina é um fármaco narcótico do grupo dos opióides (alcalóide opiáceo), que é usado no tratamento sintomático da dor. Foi descoberta em 1805, pelo assistente de farmácia Freidrich Sertüner, ao isolar este alcalóide a partir da resina da papoula (Papaver somniferum L.). Em alusão à sonolência que este causava, Sertüner denominou este opiáceo em homenagem ao deus dos sonhos: Morpheu”.
Fonte: Quimica Nova Interativa http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.232
De acordo com KOROLKOVAS, A. (1988) e KATZUNG, B.G. et al (2017), vários derivados semi-sintéticos são obtidos por modificações relativamente simples na molécula da morfina, os quais por sua vez, podem apresentar diferentes ações sobre o SNC bem com o aumento ou diminuição de sua atividade.
Analise as seguintes afirmativas com relação aos derivados da morfina, COMO SENDO VERDADEIRA (V) OU FALSA (F)
(__) 1 - O bloqueio da hidroxila fenólica (por eterificação ou esterificação) resulta na diminuição da ação depressora no SNC e aumento da ação antitussígena, bem como aumento da ação convulsivante.
(__) 2 – O bloqueio da hidroxila alcoólica (por eterificação ou esterificação) ou sua oxidação ou substituição (por halogênio ou hidrogênio) resulta na diminuição da ação depressora no SNC, diminuição da ação estimulante, bem como aumento da toxicidade.
(__) 3 – A diacetilmorfina possui atividade analgésica e ação depressora no SNC inferior à morfina, podendo inclusive ser utilizada no auxílio ao tratamento da dependência química por opióides.
(__) 4 – A naloxona é classificada como um antagonista opióide puro, sendo utilizada no tratamento de superdosagem de opióides.
Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira
(V) ou Falsa (F):
Segundo KATZUNG, B.G. et al. (2017), Uma porcentagem muito grande dos fármacos em uso é de ácidos fracos ou bases fracas.
A equação de Henderson-Hasselbalch correlaciona a razão ácido fraco ou base fraca nas formas protonada e não protonada, ao pKa da molécula e ao pH do meio:
A equação acima se aplica tanto a fármacos ácidos como alcalinos.
O percentual de ionização de ácidos e bases fracas pode ser calculado pelas seguintes equações:
Com base nas informações acima, analise as seguintes afirmativas:
I. A carga eletrostática de uma molécula ionizada atrai dipolos de água e resulta em um complexo polar, relativamente hidrossolúvel e insolúvel em lipídeos. Como a difusão lipídica depende de solubilidade lipídica relativamente alta, a ionização de fármacos pode reduzir bastante sua capacidade de permear membranas. Assim, quanto mais baixo o pH do meio em relação ao pKa, maior será a fração do fármaco na forma não protonada.
II. A forma sem carga é a mais lipossolúvel, e, portanto a maior parte de um ácido fraco estará na forma lipossolúvel em pH ácido.
III. Em pH 5,2, o Ibuprofeno encontra-se 50% na forma protonada. Já o Alopurinol encontra-se > 99% na sua forma não protonada no meio de pH 7,4.
Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira
(V) ou Falsa (F):
Segundo SIMÕES et al. (2000), Quinonas são compostos orgânicos que podem ser considerados como produtos da oxidação de fenóis. Sua principal característica é a presença de dois grupos carbonílicos que formam um sistema conjugado com pelo menos duas ligações duplas entre átomos de carbono (C=C).
Desde a antiguidade, plantas contendo quinonas têm sido usadas por suas atividades biológicas ou como fonte de corantes naturais.
A atividade laxante é a responsável pela utilização terapêutica da maioria dos vegetais que contém antraquinonas, sendo as substâncias ativas, no caso, os derivados hidroxiantracênicos.
Assinale abaixo a opção que apresenta drogas vegetais mais importantes contendo
antraquinonas responsáveis por suas utilizações terapêuticas:
Segundo SIMÕES et al. (2000), Compete a Farmacognosia o estudo dos produtos naturais, entendidos como aqueles compostos orgânicos de origem natural, comum a um número reduzido de organismos relacionados. Neste grupo encontram-se predominantemente os metabólitos secundários.
Em função da importância de vários metabólitos secundários, particularmente na área farmacêutica, por apresentarem um amplo espectro de atividades farmacológicas, o estudo da sua biogênese e regulação tem crescido de maneira notável, tendo-se tornado um campo da Farmacognosia de grande relevância.
Além disso, inúmeras classes de diferentes produtos naturais têm sido empregadas como matéria-prima para a síntese de diferentes substâncias bioativas.
Analise os compostos abaixo, encontrados em diversos produtos naturais:.
Assinale a opção correta que identifica as estruturas acima com as suas classes correspondentes:
Os antinflamatórios não-esteróides (AINE) são divididos em várias classes químicas. Essa diversidade química é responsável pela ampla variedade de características farmacocinéticas. Abaixo são apresentadas as estruturas químicas de alguns desses fármacos. Assinale a alternativa que corresponde de forma correta às estruturas:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/63032/a0c9cfb64332c3ac7da4.png)
O paracetamol é um fármaco suscetível a hidrólise em meio ácido ou básico, conforme a seguinte reação.
De acordo com a reação apresentada acima, a água age
como um nucleófilo, atacando qual grupamento funcional
do fármaco?
Analise a figura à seguir.
Segundo Clarke (2004), a dietilamina de ácido lisérgico ou
lisergida, conhecida pela sigla LSD, é uma substância
psicotrópica alucinógena derivada de alcalóides do ergot.
No Brasil, ela é uma substância proscrita e faz parte da
lista F2 da Portaria 344/98, que aprova o Regulamento
Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a
controle especial. Observando a estrutura química acima e
utilizando a espectrometria de massas como técnica de
detecção, marque a opção que apresenta os fragmentos
frequentemente utilizados para identificação do LSD.
Observe as figuras a seguir.
Os novos fármacos foram e são descobertos ou planejados por diferentes processos ou estratégias, tais como a modificação molecular e o planejamento racional, por exemplo. São considerados bioisósteros grupos ou fragmentos estruturais diferentes quimicamente, mas bioequivalentes e, portanto, substituíveis na molécula de um fármaco, sem perda de sua atividade. Nos bioisósteros não clássicos, ocorre a substituição por grupos de configuração estérica e eletrônica semelhantes, mas que não são isoeletrônicos.
Considerando a estrutura química dos fármacos acima,
qual das opções apresenta exemplos de bioisósteros não
clássicos?
Segundo Gomes (2011), o carbacol é um colinérgico direto usado no tratamento de alguns tipos de glaucoma que apresenta tempo de ação superior ao do protótipo, a acetilcolina, que não é utilizada como fármaco devido à sua ação fugaz, em função das hidrólises enzimática, catalisada pela acetilcolinesterase, e química que são rápidas.
Com relação às estruturas químicas da acetilcolina e carbacol abaixo representadas, assinale a opção correta.
Um laboratório de farmoquímica, na renovação de seu portfolio de produtos, deseja sintetizar um intermediário na preparação de um fármaco X. Nesse trabalho específico, será necessária a conversão de um haleto de alquila secundário em um tiol (interconversão de grupo funcional). O farmacêutico sênior da equipe comunicou o emprego de um nucleófilo forte não carregado na reação em foco.
De acordo com Solomons (2015) e as informações anteriores, assinaie a opção que apresenta o tipo de reação em questão, a classificação do solvente apropriado e um exemplo deste último.