Questões Militares
Sobre mcu - movimento circular uniforme em física
Foram encontradas 92 questões
Uma lixadeira angular gira em movimento circular uniforme. Partindo do repouso, ela atinge uma frequência de 9000 rpm em 10 segundos. Adote π = 3.
A aceleração angular da lixadeira, em rad/s2 , é igual a:

(Arquivo pessoal: figura usada com autorização.)
A energia cinética que esta criança terá ao passar pelo ponto C pela primeira vez será, em joules, mais próxima de (adote π =3)

Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto anterior.
Adote o valor de π = 3



Ao chegarem à borda da mesa, conforme ilustra a Figura 2, as partículas são lançadas horizontalmente e descrevem trajetórias parabólicas, livres de quaisquer forças de resistência, até chegarem ao piso, que é plano e horizontal. Ao longo dessa queda, as partículas A e B percorrem distâncias horizontais, XA e XB, respectivamente.

Considerando RB = 4RA, a razão XB/XA será igual a

Uma corda amarrada a uma das extremidades do semicírculo pode exercer, sobre ele, uma força horizontal, representada pelo vetor na figura 2,deixando-o inclinado de um ângulo θ em relação à sua posição original.

Se o coeficiente de atrito estático entre o objeto e a superfície vale μ=1/π, o seno do máximo ângulo como qual o semicírculo pode permanecer inclinado em repouso, sem escorregar sobrea superfície, vale:
Num pêndulo cônico uma pequena esfera de massa igual a 2 kg está suspensa por um fio ideal, de massa desprezível e com 4 m de comprimento. Sabendo que a esfera descreve movimento circular uniforme, com o centro em C, qual o valor da velocidade angular desse movimento, em rad/s?
Adote o módulo da aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2 .
Se um corpo descreve um movimento circular uniforme, então:
• o módulo da força que age sobre o corpo é ..I.. zero;
• o vetor quantidade de movimento ..II.. com o tempo;
• o trabalho realizado pela força é ..III.. ;
• a energia cinética é ..IV.. .
A opção que corresponde ao preenchimento correto das lacunas (I), (II), (III) e (IV) é:
Analise a figura abaixo.
A figura acima ilustra o movimento de uma partícula P que se move no plano xy, com velocidade escalar constante sobre uma circunferência de raio r = 5m. Sabendo-se que a partícula completa uma revolução a cada 20 s e que em t = 0 ela passa pela origem do sistema de coordenadas xy, o módulo do vetor velocidade média da partícula, em m/s, entre os instantes 2,5s e 7,5s é igual a:
Duas polias, A e B, ligadas por uma correia inextensível têm raios RA = 60 cm e RB = 20 cm, conforme o desenho abaixo. Admitindo que não haja escorregamento da correia e sabendo que a frequência da polia A é fA = 30 rpm, então a frequência da polia B é
