Questões Militares Sobre fonoaudiologia hospitalar em fonoaudiologia

Foram encontradas 85 questões

Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1213801 Fonoaudiologia
Entre as seqüelas dos acidentes vasculares cerebrais e dos traumatismos cranioencefálicos estão as disartrias, que correspondem a alterações fonoarticulatórias de origem neurológica que influenciam consideravelmente nas habilidades comunicativas do indivíduo. Nesse contexto, julgue o item a seguir, relativos à caracterização das disartrias quanto aos aspectos fonoaudiológicos.
A avaliação morfofuncional dos órgãos fonoarticulatórios pode ser feita por meio da fala, usando-se exame articulatório, nomeação espontânea de figuras e a leitura de um texto, e por meio da prosódia, que inclui fala espontânea e a leitura de frases isoladas.
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1205549 Fonoaudiologia
No que se refere à correlação da respiração oral com os sinais e sintomas das alterações posturais, julgue os itens a seguir.
As modificações que podem ocorrer devido à respiração oral com o objetivo de compensação postural são a hiperextensão de joelhos, genu vago, arco plantar desabado e desvio do hálux.
Alternativas
Q971069 Fonoaudiologia

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo:


De acordo com a Classificação de Angle (1987), o padrão dentário orienta-se pelo relacionamento antero-posterior da maxila e mandíbula, sendo a _______________ a má oclusão que se caracteriza por apresentar _______________ e conformação facial _____________.

Alternativas
Q971066 Fonoaudiologia
Com relação ao atendimento fonoaudiológico na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), é correto afirmar que:
Alternativas
Q971064 Fonoaudiologia
Na avaliação oromiofuncional das desproporções maxilomandibulares, a função que se destaca como fundamental para um prognóstico adequado e sucesso no tratamento é a:
Alternativas
Q971063 Fonoaudiologia
Em relação aos quadros de autismo, autismo de alto funcionamento e síndrome de Asperger é correto afirmar que:
Alternativas
Q971062 Fonoaudiologia
Sobre a Síndrome de Guillain-Barré, é correto afirmar que:
Alternativas
Q971058 Fonoaudiologia
Assinale a opção que apresenta a condição ideal para realizar o treino de via oral no paciente traqueostomizado.
Alternativas
Q971056 Fonoaudiologia
Demência de curso progressivo, com alucinações visuais precoces que podem preceder alterações cognitivas; com parkinsonismo associado, caracterizado por bradicinesia e rigidez plástica, além de marcada flutuação das alterações cognitivas e comportamentais, são alterações clínicas compatíveis com a:
Alternativas
Q971055 Fonoaudiologia

Correlacione a localização do tumor na região de cabeça e pescoço às consequências na comunicação e, assinale a opção que apresenta a sequência correta.


LOCALIZAÇÃO

I- Rinofaringe

II- Maxila

III- Mandibula

IV- Lábios

V- Soalho da boca


CONSEQUÊNCIAS


( ) Alteração ressonantal, voz hipernasal e pastosa.

( ) Trismo, fala imprecisa, travada.

( ) Dificuldade ou distorção de sons labiais e das vogais arredondadas.

( ) Alterações nos fonemas com ponto articulatório no palato, voz hipernasal.

( ) Dificuldade ou distorção nos sons linguodentais.

Alternativas
Q971042 Fonoaudiologia
Na encefalopatia crônica infantil não evolutiva (ECINE) na infância, as manifestações clínicas podem sofrer transformações à medida que a criança cresce, conforme os estímulos recebidos durante o tratamento de reabilitação. Os casos em que a criança apresenta hipotonia, incoordenação estática e cinética, tremores de ação, dismetria, fala disártrica e escandida, caracterizam o quadro de paralisia cerebral:
Alternativas
Q971033 Fonoaudiologia
Assinale a opção que apresenta uma consequência morfológica esperada em indivíduos respiradores orais.
Alternativas
Q971028 Fonoaudiologia
Pacientes com queimaduras que atingem áreas corporais como cabeça, pescoço e tórax podem apresentar alterações oromiofuncionais. Sobre a intervenção nesses pacientes, é correto afirmar que:
Alternativas
Q971026 Fonoaudiologia
Assinale a opção que apresenta um distúrbio de movimento, tendo início na infância, quase sempre antes dos quinze anos de idade, que aparece primeiro nos membros inferiores e chega a atingir o segmento crânio-cervical e que pode ocasionar disfagia, disartria e disfonia.
Alternativas
Q680078 Fonoaudiologia
Com relação ao uso da válvula de fala Passy-MuirR, assinale a opção correta.
Alternativas
Q680077 Fonoaudiologia
A intervenção fonoaudiológica em pacientes submetidos à cirurgia ortognática deve levar em conta a funcionalidade do sistema e o padrão das bases ósseas. Sendo assim, assinale a opção que apresenta o padrão ósseo caracterizado pelo aumento da altura facial inferior,inclinação do plano palatino no sentido anti-horário,ângulo mandibular aberto e arco dentário superior estreito.
Alternativas
Q680075 Fonoaudiologia
Paciente do sexo feminino, 89 anos, foi internada pela clinica de neurologia após queda da própria altura, que resultou em Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). Inicialmente, manteve-se sonolenta, sem interação, sendo necessário uso de sonda nasoenteral como via alternativa de alimentação. Após melhora clínica, foi solicitado um parecer ao serviço de fonoaudiologia com o objetivo de verificar a possibilidade de retorno para a alimentação por via oral. Durante a avaliação fonoaudiológica, foi observada a presença de tosse e engasgos nas diversas consistências testadas, com sinais clínicos de penetração laríngea. Sendo assim, assinale a opção que apresenta a conduta ideal para esse caso.
Alternativas
Q680065 Fonoaudiologia
A paralisia cerebral pode ser classificada em quatro tipos, de acordo com o comprometimento motor apresentado. Com relação a esses tipos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q680061 Fonoaudiologia
As manobras supraglóticas e supersupraglóticas podem ser contraindicadas em pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral e que apresentam doença da artéria coronariana, podendo levar a
Alternativas
Q680058 Fonoaudiologia
Assinale a opção correta com relação à atuação fonoaudiológica em unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: E
5: E
6: B
7: D
8: E
9: C
10: A
11: A
12: E
13: C
14: D
15: E
16: E
17: E
18: C
19: A
20: D