Questões Militares Sobre neonatologia em fonoaudiologia

Foram encontradas 24 questões

Q2090236 Fonoaudiologia

A amamentação no seio materno proporciona benefícios para a mãe e o recém-nascido. O leite materno é considerado o melhor alimento do ponto de vista nutricional, imunológico e emocional. É o alimento ideal para o crescimento e desenvolvimento da criança, sendo fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento físico do bebê. Além disso, favorece o desenvolvimento do sistema estomatognático, visto que o lactente realiza exercícios na musculatura orofacial, estimulando as funções de respiração e deglutição. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. A amamentação propicia o crescimento e o desenvolvimento da maxila e da mandíbula, além de estimular a respiração nasal do recém-nascido, beneficiando as funções de respiração e deglutição. Além disso, a constitui um momento propício à comunicação, visto que permeia a importância da relação mãe-bebê, tornando-se favorável à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem da criança.


II. A importância da amamentação é inegável, uma vez que há evidências que protege o recém-nascido contra infecções, previne obesidade, reduz a frequência de quadros alérgicos, edemas e cólicas intestinais, diminui a frequência de diabetes e linfomas. A amamentação permite o exercício necessário ao desenvolvimento do sistema estomatognático. Alguns dos músculos mastigatórios iniciam, assim, sua maturação e posicionamento.


III. A atuação fonoaudiológica, desde o pré-natal, poderá auxiliar as genitoras na prevenção de problemas decorrentes de má postura e pega inadequada ou de alterações miofuncionais orofaciais que irão implicar na respiração, mastigação e fala. A avaliação criteriosa da mamada e do padrão de sucção, além das orientações adequadas, são essenciais no início da amamentação, prevenindo o desmame precoce.


IV. Recém-nascidos e lactentes saudáveis, sem intercorrências clínicas que interfiram no processo de amamentação, não apresentarão movimentos orais atípicos durante a mamada, devido ao intenso trabalho muscular na sucção do leite materno. Alterações transitórias do funcionamento oral, seja por características anatômicas ou por fatores iatrogênicos não são comuns nessa população; portanto, crianças com dificuldades na pega certamente apresentam razões fisiológicas que as justifiquem.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2090230 Fonoaudiologia

A importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança e, especialmente, da linguagem exige que o diagnóstico da deficiência auditiva seja realizado o mais cedo possível, preferencialmente antes dos seis meses de vida. Conhecer os indicadores referentes a alterações de audição na infância contribui para o desenvolvimento das ações de promoção de saúde e prevenção de agravos, além de possibilitar a realização de diagnósticos mais precoces. Sobre os indicadores de risco para perda auditiva em neonatos, analise as afirmativas a seguir.


I. História familiar de deficiência auditiva hereditária na infância; infecções intrauterinas (rubeola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovírus, herpes); ventilação mecânica por cinco dias ou mais; achados sindrômicos associados à deficiência auditiva sensorioneural e/ou condutiva.


II. Peso ao nascer inferior a 1000 g; hiperbilirrubinemia a níveis que exijam exsanguíneo transfusão; medicação ototóxica; meningite viral e bacteriana; apgar de 0-5 no primeiro minuto e 0-7 no quinto minuto.


III. Anormalidades craniofaciais, incluindo as do pavilhão auricular (malformações, alterações de implantação), presença de apêndices, fístulas e colobomas pré-auriculares e alterações do conduto auditivo externo.


IV. Traumatismo cranioencefálico associado à perda de consciência ou fratura de crânio; otite média recorrente; icterícia; preocupação dos pais em relação à audição e desenvolvimento da linguagem; exposição a ruídos acima de 90 dB.


São indicadores de risco para perda auditiva em neonatos apenas 

Alternativas
Q971052 Fonoaudiologia
Assinale a opção que apresenta um critério impeditivo para a intervenção fonoaudiológica na UTI Neonatal, cujo objetivo é iniciar a transição alimentar para via oral.
Alternativas
Q971034 Fonoaudiologia
A Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) no Brasil é recomendada:
Alternativas
Q831925 Fonoaudiologia

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação ao protocolo para solicitação de avaliação fonoaudiológica em UTI Neonatal e assinale a opção correta. Para que se dê início à transição da alimentação para via oral, os seguintes critérios devem ser observados:


( ) Presença de suporte de ventilação com pressão positiva.

( ) Estabilidade clínica determinada pelo neonatologista.

( ) Manutenção estável da saturação de oxigênio e frequência cardíaca.

( ) Não aceitação da dieta enteral.

( ) Idade corrigida < ou = 32 semanas para o início da via oral.

Alternativas
Q831900 Fonoaudiologia
Recém-nascido com 2 semanas de vida e desenvolvimento normal, apresentando respiração ruidosa de grau variável, que ocorre tanto em repouso quanto em atividade, com sinais de obstrução de vias aéreas superiores, estridor inspiratório, que piora durante a alimentação. É correto afirmar que o texto acima se refere a um bebê com
Alternativas
Q680064 Fonoaudiologia
Em seu oitavo dia de nascida, uma criança foi levada ao fonoaudiólogo para realizar a triagem auditiva neonatal, cujo resultado foi a presença de emissões otoacústicas (EOA) transientes e produto de distorção. Na anamnese, o fonoaudiólogo registrou que a criança nasceu prematura de 32 semanas de idade gestacional e permaneceu 30 dias na UTI Neonatal com histórico de ventilação mecânica por 10 dias. Com relação ao protocolo de triagem auditiva neonatal, a conduta nesse caso será
Alternativas
Q653327 Fonoaudiologia
Prematuros com quadro de displasia broncopulmonar merecem uma atenção especial na alimentação oral. Com relação a essa informação, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q653325 Fonoaudiologia
A alimentação é parte complexa de uma atividade motora com forte relação com a maturação neurológica do indivíduo. Assinale a opção INCORRETA referente à disfagia no prematuro. 
Alternativas
Q653318 Fonoaudiologia
Com relação ao desenvolvimento das funções estomatognáticas, assinale a opção correta.
Alternativas
Q526933 Fonoaudiologia
Na triagem auditiva neonatal, a presença de emissões otoacústicas por estímulo transiente e a ausência do reflexo cócleo-palpebral, são sugestivos de alteração:
Alternativas
Q526916 Fonoaudiologia
Na atuação fonoaudiológica clínica em alimentação de recém-nascidos, antes da avaliação com alimentos, quais reflexos protetivos devem ser observados?
Alternativas
Q526903 Fonoaudiologia
Assinale a opção que apresenta um indicador de qualidade do programa de triagem auditiva neonatal, recomendado pelo JOINT COMMITTEE ON INFANT HEARING.
Alternativas
Q649535 Fonoaudiologia
Com relação aos aspectos fonoaudiológicos do comportamento alimentar dos recém-nascidos e lactentes, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q649533 Fonoaudiologia
Assinale a afirmativa INCORRETA com relação ao desenvolvimento das funções estomatognáticas.
Alternativas
Q655825 Fonoaudiologia
Em relação às vantagens do aleitamento materno é correto afirmar que:
Alternativas
Q655822 Fonoaudiologia
O bebê apresenta as chamadas sucking pads, cuja função é fornecer estabilidade às bochechas durante o ato de sucção. A definição de sucking pads é:
Alternativas
Q655817 Fonoaudiologia
Na amamentação natural denominada nutritiva, o bebê suga o leite materno, o que lhe proporciona prazer oral e satisfaz a sua fome. O processo de sucção-respiração-deglutição contribui de várias formas para o desenvolvimento da criança. Sobre os benefícios da sucção nutritiva é correto afirmar que:
Alternativas
Q648068 Fonoaudiologia
São considerados sinais corporais e ou comportamentais de estresse na estimulação do recém-nascido:
Alternativas
Q648067 Fonoaudiologia
Em relação à avaliação fonoaudiológica do recém-nascido prematuro, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: B
5: B
6: C
7: D
8: B
9: D
10: D
11: A
12: A
13: B
14: C
15: B
16: B
17: E
18: E
19: C
20: C