Questões Militares
Comentadas sobre urbanização brasileira em geografia
Foram encontradas 76 questões
(Fonte:<http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/apos-reuniao-ocupacao-do-predio-do-inss-no-centro-de-curitiba-continua-4fy22h23tbk3jhl7riwetqsop . Publicado em 15/04/2015. Acessado em 21/08/2016.)
Com base na problemática presente no texto e nos conhecimentos de geografia urbana, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Uma das causas das situações expostas no texto é a valorização do solo urbano, sobretudo em espaços com boa infraestrutura, que impede o acesso à moradia por parte significativa dos habitantes das cidades brasileiras.
( ) A participação da sociedade na gestão urbana é uma diretriz prevista legalmente, que pode contribuir para a gestão democrática dos municípios e diminuir os conflitos pelo direito ao uso da cidade.
( ) Segundo o Estatuto das Cidades, a regularização fundiária e a urbanização são instrumentos de política urbana considerados entraves à prevenção e resolução de problemas ambientais.
( ) O Poder Público possui mecanismos para combater a especulação imobiliária e promover a função social da propriedade, mas, nesse tema, há um descompasso entre as questões legais e a ação governamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Considere o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) das seguintes regiões metropolitanas:
O aumento dos índices das regiões metropolitanas entre
2000 e 2010 deveu-se, principalmente,
Considerando o processo de urbanização nas grandes regiões brasileiras, ao longo do século XX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na região Norte, a população permaneceu predominantemente rural até o final do século XX.
( ) Na região Centro-Oeste, houve uma involução urbana com o avanço da moderna agricultura comercial, que impulsionou a migração para as áreas rurais.
( ) Na região Sudeste, a urbanização impulsionou o fluxo migratório proveniente do Nordeste, acelerando o crescimento dos grandes centro urbanos.
As afirmativas são, respectivamente,
(https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&id=24037)
O aumento dos índices das regiões metropolitanas entre 2000 e 2010 deveu-se, principalmente,
Em 26 de janeiro de 1893 uma grande quantidade de pessoas se juntou para acompanhar a demolição do cortiço Cabeça de Porco. Assim como os outros cortiços que proliferaram pelas ruas do Rio no século XIX, ele serviu de moradia às classes pobres da Corte (trabalhadores livres, libertos e escravizados), que, com a necessidade de procurar serviço diariamente, optavam por residir no centro da cidade – local com maior demanda de mão de obra. [...] Entre todos os cortiços, o Cabeça de Porco veio a se tornar um dos mais famosos e populosos: estima-se que lá moravam cerca de 2 mil pessoas. [...] Alinhada ao discurso higienista, a Câmara Municipal criou uma série de posturas que visavam a dar fim às estalagens, principalmente, a partir dos anos 1870.
https://riomemorias.com.br/memoria/cabeca-de-porco/
O “discurso higienista” apresentado no texto propunha
Fonte: THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil .Disparidades e dinâmicas do território, 2018, p.123.
Baseando-se nos totais absolutos representados no eixo das ordenadas e na evolução temporal da população rural e urbana, é correto apontar que os gráficos A, B e C representam, respectivamente, as regiões brasileiras:
Acerca dos problemas sociais urbanos no Brasil e de seus desdobramentos socioeconômicos e socioespaciais, julgue o item a seguir.
Como elementos extraídos da natureza serão transformados e
utilizados para a subsistência do homem, economia e meio
ambiente são categorias que devem ser analisadas em
conjunto, quando se considera a sustentabilidade.
Acerca dos problemas sociais urbanos no Brasil e de seus desdobramentos socioeconômicos e socioespaciais, julgue o item a seguir.
O espaço urbano brasileiro, apesar de propiciar crescimento
e desenvolvimento, gera também desigualdade, problema
social que atinge parcela significativa da população em todas
as regiões do Brasil.
Para a qualidade de vida nas cidades brasileiras, aspectos econômicos são sempre mais importantes que o meio ambiente.
O censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1970, revelou pela primeira vez uma importante mudança no perfil da população brasileira: passamos a ser um país predominantemente urbano. A respeito da urbanização nacional, é correto afirmar que:
I – A urbanização ocorreu de forma acelerada, concentrada e apoiada no êxodo rural, simultaneamente ao vigoroso processo de industrialização verificado no Pós-Segunda Guerra.
II – Problemas em comum de infraestrutura viária, abastecimento de água, saneamento básico, coleta de lixo, dentre outros, resultaram na criação das regiões metropolitanas no início da década de 1970.
III – Atualmente, o Centro-Oeste é a terceira região mais urbanizada do País, basicamente em função de três fatores: a fundação de Brasília, a construção de grandes eixos rodoviários de integração nacional e a acentuada mecanização das lavouras.
IV – Os critérios adotados pelo IBGE para definir o grau de urbanização seguem padronização internacional, não havendo, portanto, divergência em relação aos utilizados pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
(Adaptado de: IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.)
Com base no texto acima, que trata da proposta elaborada pelo IBGE quanto à identificação de arranjos populacionais no território brasileiro, é INCORRETO afirmar:
(Fonte: IBGE, 2014. Disponível: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/redes_e_fluxos_do_territorio/gestao_do_territorio/gestao_do_territorio_2014.pdf>.Acesso em 17 set. 2015)
Considerando os conhecimentos de geografia urbana e sabendo que no nível 1 de centralidade de gestão encontramse São Paulo e Brasília; no 2, Rio de Janeiro; e no 3, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, assinale a alternativa correta.
A respeito da metropolização das cidades brasileiras, assinale a afirmativa correta.
Observe o mapa para responder à questão.
No Brasil foram consideradas de mais alta importância as
áreas
Observe a figura abaixo.
A urbanização brasileira desenvolveu-se de maneira acelerada e provocou grande concentração da população, sobretudo nas áreas metropolitanas. Tal crescimento não foi acompanhado por investimentos sociais, causando graves problemas socioespaciais, principalmente o da habitação, ilustrado pela charge.
De acordo com as condições de moradia nas cidades
brasileiras, assinale à opção correta.
Observe o gráfico para responder à questão.
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a urbanização brasileira permitem afirmar que a região
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), mostrada na figura a seguir, é a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil; possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues. O território da APACC estende-se por doze municípios no litoral norte do estado de Alagoas e quatro municípios no litoral sul do estado de Pernambuco.
Tendo como referência as informações e a figura precedentes, julgue o item que se segue, a respeito de aspectos geográficos do estado de Alagoas.
A expansão urbana na região metropolitana da capital
alagoana, Maceió, tem sido eficazmente controlada; assim,
por se situarem dentro de uma área de proteção ambiental,
os empreendimentos imobiliários têm sido monitorados
e seguem rígidos procedimentos técnicos, como a observância
da reserva legal e do plano de manejo, ambos exigidos
pela legislação ambiental atual.
“Costuma-se pensar em uma cidade como uma entidade isolada e fortemente individual: a cidade x (uma cidade qualquer, hipotética) foi fundada em algum momento, há alguns ou muitos séculos, cresceu, sofisticou-se... Ocorre que as cidades, muito frequentemente, situam-se tão próximas umas das outras que a interação entre elas vai, à medida que crescem e se relacionam mais e mais entre si, sofrendo uma transformação importante."
Evolução da Mancha Urbana na RMN entre 1977 e 2006.
Área entre as cidades de Natal e Pamamirim/RN ao longo da BR-101 e da Av. Ayrton Senna.
Fonte: SILVA, L, F. de O. Mobilidade urbana e projetos estruturantes na Região Metropolitana de Natal: desafios recentes a uma metrópole em transformação. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos para obtenção do título de mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
O processo de encontro e junção dos tecidos urbanos de Natal e Parnamirim, formando uma única mancha urbana que dificulta a identificação dos limites municipais, ainda que continuem existindo cidades distintas, gerou uma: