Questões Militares Sobre endocrinologia em medicina

Foram encontradas 700 questões

Q3034578 Medicina
Na hiponatremia hipotônica associada à Síndrome da Secreção Inapropriada do Hormônio Antidiurético (SIADH), a condição se desenvolve na medida em que a ingestão de água supera a eliminação de água por vias insensíveis, gastrointestinais e renais. Qual dos seguintes critérios é compatível com o diagnóstico de SIADH?
Alternativas
Q3034565 Medicina
Em pacientes com suspeita diagnóstica de tempestade tireoidea, o tratamento agressivo é recomendado para pacientes com as seguintes características:
I. Uso de Amiodarona. II. Escore de Burch-Wartofsky igual ou acima de 45 pontos. III. Frequência Cardíaca entre 120-129 batimentos por minuto. IV. Presença de fibrilação atrial.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3034563 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
O tratamento da tempestade tireoidea pode ser desafiador. Dentre os medicamentos que inibem a conversão de T4 a T3 tem-se o(a) ____________ enquanto o(a) ____________ inibe a síntese de hormônio tireoidiano.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563225 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre as doenças da tireoide.

I. Em torno de 30% das pessoas idosas manifestam sintomatologia atípica quando apresentam hipertireoidismo, quadro conhecido como hipertireoidismo apático.
II. O hipotireoidismo subclínico deve ser tratado em pacientes idosos não frágeis se a elevação persistente do hormônio tireoestimulante (TSH) for acima de 10 mUI/L.
III. A neoplasia mais comum de tireoide é o carcinoma folicular, predominando no sexo feminino e em pessoas residentes de regiões com deficiência de iodo.
IV. Indivíduos com hipotireoidismo têm risco elevado de desenvolver demência pela doença de Alzheimer e vascular, especialmente se a pessoa for exposta por muito tempo a níveis elevados de TSH.
V. Todos os idosos com nódulos tireoidianos classificados por ultrassonografia como TI-RADS 2 devem ser submetidos à punção aspirativa por agulha fina.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2562526 Medicina
Analise as assertivas abaixo, sobre as alterações endócrinas fisiológicas da gestação.
I. O volume da glândula tireoide aumenta durante a gravidez.
II. À ausculta da glândula tireoide pode ocorrer a presença de sopro vascular.
III. O TSH materno apresenta queda transitória no primeiro trimestre da gestação.
IV. As células hepáticas passam a sintetizar menores quantidades de proteínas transportadoras de hormônios em resposta aos altos níveis de estrogênio no período gravídico.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560209 Medicina
Paciente, sexo feminino, 55 anos, previamente tratada cirurgicamente para carcinoma medular de tireoide, está em avaliação devido ao aumento importante de níveis de calcitonina recente. PET-FDG mostra hipercaptações em pulmões, fígado, ossos e adrenais, compatíveis com disseminação tumoral secundária. Considerando a terapia sistêmica para o carcinoma medular da tireoide, qual seria a melhor terapia a ser instituída?
Alternativas
Q2560098 Medicina
O papel do Núcleo Accumbens (NA) na regulação da ingestão de alimentos através da via hedônica é
Alternativas
Q2560097 Medicina
Marque a opção que apresenta a definição de remissão do hipertireoidismo na doença de Graves.
Alternativas
Q2560096 Medicina
Qual dos seguintes fatores é considerado um fator intrínseco de risco para comprometer a mineralização óssea?
Alternativas
Q2560095 Medicina
Associe as colunas relacionando as condições referentes à saúde óssea com as respectivas descrições da doença metabólica sistêmica.

Condições referentes à saúde óssea 
(1) Osteopenia
(2) Raquitismo
(3) Osteoporose
(4) Osteomalacia

Descrições da doença metabólica sistêmica
( )Caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo.
( )Caracterizada por diminuição da massa óssea, porém sem comprometimento da microarquitetura.
( )Causada por deficiência da mineralização da matriz do osso cortical e trabecular com acúmulo de tecido osteoide não mineralizado.
( )Causada pela deficiência de mineralização óssea na placa epifisária de crescimento, afetando apenas crianças em fase de crescimento.

A sequência correta dessa associação é: 
Alternativas
Q2560094 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre o hamartoma.

I. A Ressonância Magnética (RM) mostra uma massa isodensa na base do hipotálamo posterior.
II. Existem várias teorias para explicar a PPC dos hamartomas: (i) produção autônoma de GnRH pelos neurônios do hamartoma; (ii) produção de fator de crescimento transformante alfa (TGF-alfa) que estimula a liberação de GnRH; e (iii) distúrbio nas vias de inibição do GnRH.
III. Os hamartomas pedunculados e para-hipotalâmicos são mais associados à PPC, enquanto os tumores sésseis e de localização intra-hipotalâmica são mais associados à epilepsia do tipo crise gelástica (choro ou riso mecânico e não motivados), distúrbios cognitivos e comportamentais.
IV. O hamartoma do tuber cinereum é uma malformação congênita, não tumoral, do SNC, formada por células produtoras de GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas), células da glia e fibras nervosas, localizada na base do hipotálamo posterior, entre o túber cinéreo e os corpos mamilares.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2560093 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a resistência à insulina no tecido adiposo.

I. Normalmente, a insulina estimula a lipólise no tecido adiposo.
II. A resistência à insulina no tecido adiposo está associada exclusivamente à hipertrofia dos adipócitos.
III. A resistência à insulina no tecido adiposo está associada a um aumento da lipólise e do turnover de ácidos graxos livres (AGL).
IV. Os adipócitos viscerais são menos sensíveis à lipólise estimulada pelas catecolaminas do que os adipócitos do subcutâneo.

V. Os macrófagos infiltrados no tecido adiposo contribuem para a liberação de citocinas que podem afetar a ação da insulina em outros tecidos.

Estão corretas apenas as afirmativas 
Alternativas
Q2560091 Medicina
É correto afirmar que a tireoidite subaguda de De Quervain apresenta como característica uma
Alternativas
Q2560089 Medicina
Sobre os efeitos do hipertireoidismo no sistema cardiovascular, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560087 Medicina
Sobre pacientes com mutação no receptor de leptina, é correto afirmar que esses
Alternativas
Q2560086 Medicina
Qual das seguintes associações entre o gene e a localização cromossômica das principais formas de Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) está correta?
Alternativas
Q2560085 Medicina
A neurofibromatose tipo 1, também conhecida como doença de Von Recklinghausen, é uma condição genética causada por mutações no gene NF1, localizado no cromossomo 17q11.12. Esse gene é responsável pela codificação da proteína neurofibrina, que desempenha um papel na regulação da diferenciação e proliferação celular. A herança da doença é autossômica dominante, com uma incidência aproximada de 1 em 3.000 nascidos vivos, sendo cerca de 50% dos casos considerados esporádicos.
Marque a opção que apresenta um critério diagnóstico da neurofibromatose tipo 1 (NIH).
Alternativas
Q2560084 Medicina
Na avaliação do crescimento e desenvolvimento, diversas medidas são utilizadas para determinar a estatura e proporções corporais. Qual é a definição correta de envergadura na avaliação da estatura?
Alternativas
Q2560083 Medicina
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
O(A) ____________ é um neuropeptídio anorexígeno que se liga aos receptores de melanocortina (MC3R e MC4R), diminuindo o apetite e a ingestão alimentar.
Alternativas
Q2560082 Medicina
O fator que contribui significativamente para o desenvolvimento de intolerância à glicose e diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes é o(a)
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: A
6: C
7: D
8: D
9: C
10: B
11: C
12: B
13: D
14: C
15: A
16: A
17: C
18: D
19: B
20: D