Questões Militares Comentadas sobre pediatria e neonatologia em medicina

Foram encontradas 217 questões

Q3038713 Medicina
Recém-nascido com 72 horas de vida é levado ao consultório para primeiro exame. Trata-se de paciente termo, 38 semanas e 5 dias, nascido de parto normal. Peso de nascimento: 2.760g. Mãe, tipo sanguíneo O positivo. Alta conjunta com a mãe. Em aleitamento materno exclusivo. Em exame físico apresenta-se ictérico, zona III. Peso 2.630g. Sobre o caso descrito, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3036789 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a acondroplasia, condição genética mais comum de baixa estatura desproporcional.
I. As manifestações neurológicas variam ao longo da vida e as mais frequentes incluem ventriculomegalia e hidrocefalia, compressão do forame magno e cifose toracolombar.
II. As deformidades angulares nos membros inferiores incluem a hipermobilidade do joelho, genu valgo e a tíbia vara.
III. Na abordagem dos pacientes com acondroplasia está indicada a realização de polissonografia nos primeiros meses de vida.
IV. A suspeita ou confirmação antes do nascimento é de grande importância para estabelecer o plano de parto, preferencialmente, optando pela cesariana eletiva.
V. A acondroplasia é mais prevalente no sexo feminino e possuiu com fator de risco aumentado para sua ocorrência a idade materna acima de 45 anos.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3036782 Medicina
Considerando a imersão da sociedade na realidade virtual e a exposição das crianças e adolescentes ao mundo eletrônico, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta sobre o tempo recomendado de exposição a telas.
( ) Entre 0 a 2 anos: 1 hora por dia. ( ) Entre 2 a 5 anos: 1 hora por dia. ( ) Adolescentes: até 4 horas por dia. ( ) A partir de 5 anos até adolescência: até 2 horas por dia.
Alternativas
Q3036780 Medicina
Preencha as lacunas abaixo sobre o caso clínico.
Criança de 5 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, comparece à consulta médica com a queixa de descolamento da unha do 4º e 5º quirodáctilos da mão esquerda. Responsável refere que há 4 semanas ela teve um quadro de febre, diarreia e odinofagia, que evoluíram posteriormente com o aparecimento de um rash maculopapular em região perioral, tronco e extremidades dos membros.
A causa mais provável da onicomadese apresentada pelo paciente é o(a) __________, cujo principal agente etiológico envolvido é o __________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q2471294 Medicina
Lactente de 1 ano e 8 meses iniciou subitamente com febre de 39 graus contínua e irritabilidade, sem sinais de toxemia. Após 3 dias, a febre cessou bruscamente e a mãe observou o aparecimento de exantema maculopapular rosado no tronco, que se disseminou para a cabeça e extremidades.
Em relação ao diagnóstico e agente etiológico mais prováveis, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2471293 Medicina
A dengue é a arbovirose mais difundida no mundo e se constitui em um grave problema de saúde pública mundial. No Brasil, a doença vem sendo associada a morbidade e mortalidade significativas nos últimos anos, sendo de suma importância a identificação dos seus sinais de alarme. São sinais de alarme da dengue, EXCETO:
Alternativas
Q2471292 Medicina
Acerca das etapas do desenvolvimento neuropsicomotor normal da criança, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2471290 Medicina
Cerca de 30 a 70% das crianças têm pelo menos um episódio de sibilância ao longo da vida, mas somente 30% dos pré-escolares com sibilância recorrente terão asma na idade de 6 anos. Diante da dificuldade e da necessidade de um diagnóstico precoce da asma foram desenvolvidos, nos últimos anos, vários instrumentos na tentativa de prever quais lactentes e pré-escolares teriam maior chance de desenvolverem asma no futuro. Um dos mais utilizados é o índice preditivo de asma (IPA), elaborado no ano de 2000, para crianças menores que 3 anos de idade, com a finalidade de predizer o risco de asma no futuro.
Segundo o índice preditivo de asma (IPA), são considerados critérios de predição de asma, EXCETO:
Alternativas
Q2471277 Medicina
Uma criança com três anos de idade reclama dor abdominal e apresenta hematúria. Foi realizada radiografia simples do abdômen, único recurso disponível no local onde morava. A radiografia mostrou uma imagem sugestiva de massa no hipocôndrio esquerdo, produzindo deslocamento de estruturas adjacentes e elevação da cúpula diafragmática homolateral. De acordo com os autores Paul e Juhl, a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso é:
Alternativas
Q2263105 Medicina
Criança de 4 anos é avaliada em consulta de rotina. A mãe está preocupada porque ele parece gostar apenas de brincar com seu trem de brinquedo e insiste em assistir ao mesmo filme todas as noites antes de ir para a cama. Ele frequenta a creche onde brinca com os brinquedos, mas não com outras crianças. Seu comportamento pode ser muito difícil de controlar às vezes. Ele não fala nenhuma palavra, enquanto os demais colegas da mesma idade falam frases. Ao examiná-lo, nota-se que ele não faz contato visual com você e empurra seu trem de brinquedo para frente e para trás no chão. O restante do exame é normal.

O diagnóstico mais provável é 
Alternativas
Q2261686 Medicina
Criança de 2 anos de idade, previamente hígida, apresenta episódios de enterorragia em grande quantidade. Na avaliação inicial no pronto socorro está agitada, desidratada++/4+, abdômen indolor e sem massas palpáveis. Sobre o diagnóstico mais provável, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2261679 Medicina
A respeito dos testículos retráteis, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2261673 Medicina
Sobre anestesia na população pediátrica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2260792 Medicina
Menina, 2 anos de idade, chega à urgência com queixa de estar chorando muito e não ficar de pé desde que caiu do sofá. Ao exame, tem edema doloroso em coxa direita. Na radiografia de membros, tem fratura diafisária de fêmur, em espiral. Foi indicada a imobilização sob sedação e a investigação de
Alternativas
Q2260789 Medicina
Menina, 18 meses de idade, saudável, apresentou movimentos em membros e ficou arresponsiva por cerca de 5 minutos. Os pais perceberam que estava com aumento da temperatura, chegaram à emergência em 15 minutos.
Ao exame clínico, está sonolenta, com temperatura 38,2ºC, FC = 120 bpm, FR = 24 mrm, pulsos cheios e simétricos, SatO2 97%. Sem outras alterações, recebeu antitérmico.
O diagnóstico provável e o(s) procedimento(s) indicado(s) é(são), respectivamente:
Alternativas
Q2260788 Medicina
Em comunidade com surto de febre amarela, mulher com 22 anos de idade, não previamente vacinada, comparece para vacinação, trazendo também seu filho, 5 meses de idade, em aleitamento materno exclusivo. A conduta indicada para mãe e filho é
Alternativas
Q2260785 Medicina
Menino, 4 anos de idade, é filho de pai diagnosticado com tuberculose pulmonar bacilífera há 15 dias. Frequenta creche há 2 anos, tem peso e altura no percentil 25, recebeu as vacinas previstas para a idade, sem intercorrências. Há 10 dias, apresentou febre, coriza e tosse; atualmente tosse, esporadicamente.
A conduta indicada para a criança é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260369 Medicina
Dentre os argumentos a favor do aleitamento materno está a redução da incidência e da gravidade da diarreia e das infecções respiratórias. Esta proteção decorre
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260364 Medicina
Adolescente, 14 anos de idade, morador de rua há 6 meses, queixa-se dores no corpo e tosse, inicialmente seca e depois produtiva há cerca de 4 meses. Relata tabagismo diário e uso de álcool várias vezes por semana. Ao exame está emagrecido, ausculta cardiopulmonar sem alterações, roncos quando tosse a pedido. Realizada radiografia de tórax, tem infiltrado intersticial e aumento da trama brônquica. A conduta indicada para o quadro apresentado é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260363 Medicina
Menina, 5 meses de idade, com crescimento e desenvolvimento adequados e está em aleitamento materno exclusivo, em livre demanda. Apresenta 2 a 4 regurgitações ao dia, desde os 2 meses de idade, e é uma preocupação para a família, porque em 15 dias inicia frequência à creche e a mãe retorna ao trabalho. Aos 3 meses apresentou infecção vias aéreas, com picos febris por 2 dias e tosse por 10 dias. O diagnóstico e a conduta mais adequados ao quadro apresentado são respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: B
5: D
6: B
7: C
8: B
9: C
10: A
11: A
12: A
13: A
14: C
15: E
16: D
17: A
18: A
19: A
20: B