Questões Militares Sobre leite e derivados em veterinária

Foram encontradas 17 questões

Q1883935 Veterinária
“O leite, quanto ao seu aspecto e cor, é um líquido branco, opaco, duas vezes mais viscoso que água, com sabor e odor característicos, produzido de forma adequada e isento de substâncias estranhas.” (BRASIL 2018)

Sobre os parâmetros físico-químicos do leite, assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:

( ) Por definição físico-química, o leite é uma suspensão coloidal de micelas de caseínas ligadas ao cálcio e fosforo; emulsão de vitaminas lipossolúveis e glóbulos de gordura; solução de lactose; sais minerais e vitaminas hidrossolúveis e proteínas solúveis em água.
( ) A composição físico-química do leite reflete na qualidade e define propriedades sensoriais e tecnológicas de seus derivados, como iogurtes, queijos, manteigas e outros produtos lácteos.
( ) Os teores da composição físico-química do leite podem variar em função dos meses do ano, devido a possíveis relações com a qualidade do alimento consumido pelos animais e ao manejo nutricional adotado por cada produtor.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q1883934 Veterinária
“O leite é definido como o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas.”
(BRASIL, 2002)

Sobre a qualidade do leite, analise os itens a seguir:

I. Os parâmetros estabelecidos para medir a qualidade do leire cru incluem características sensoriais – cor, odor e aspecto normais, e características físico-químicas – gordura, proteína, lactose, sólidos não gordurosos, sólidos totais, acidez titulável, densidade e índice crioscópico.
II. Na composição do leite são permitidas substâncias como agentes inibidores de crescimento microbiano, neutralizantes de acidez e reconstituintes de densidade, porém, são proibidos os resíduos de produtos de uso veterinário, como antibióticos e agentes antiparasitários.
III. Análises laboratoriais são exigidas como indicadores de qualidade, como a contagem de bactérias totais (CBT), que correspondem à quantidade de bactérias presentes no leite, e a contagem de células somáticas (CCS), que pode indicar a presença de mastite subclínica nas vacas em lactação.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1006812 Veterinária

Analise as afirmativas sobre as normas brasileiras, definidas pelo MAPA, para os requerimentos técnicos para produção, identidade e qualidade do leite e derivados para consumo humano, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O leite de vacas sob tratamento com fármacos e medicamentos de uso veterinário não pode ser comercializado para consumo humano durante o período recomendado pelo fabricante, devido à eliminação de drogas pelo leite.

( ) Os estabelecimentos produtores de leite tipo A e derivados devem fazer controle rigoroso de brucelose por Brucella abortus assim como de tuberculose por Mycobacterium bovis, diferentemente dos produtores de leite tipo C, para os quais tal controle não é obrigatório.

( ) A empresa processadora que recebe leite a granel, o pasteuriza e distribui, deve implantar um programa de educação continuada dos participantes deste processo; a eficácia de tal programa deve ser demonstrada pelos resultados de análises de qualidade dos seus fornecedores, realizadas pela Rede Brasileira de Laboratórios da Qualidade do Leite.

Alternativas
Q587426 Veterinária

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

O leite pasteurizado quando destinado ao consumo humano direto, na forma fluida, deve ser submetido a tratamento térmico na faixa de temperatura de _________ durante o período de ___________, em equipamento de pasteurização a placas, seguindo-se resfriamento imediato até temperatura igual ou inferior a ___________.

Alternativas
Q636868 Veterinária
Imediatamente após a pasteurização rápida, o leite assim processado deve apresentar parâmetros bacteriológico e enzimático, respectivamente, concernentes a coliformes (30-35 ºC) menor que
Alternativas
Q636866 Veterinária
De acordo com normatização específica para produção, identidade e qualidade do leite (Instrução Normativa Nº 51 de 18/09/2002), quando destinado ao consumo humano direto, na forma fluida, o leite deve ser submetido à pasteurização rápida, no qual o tratamento térmico está na faixa de temperatura de
Alternativas
Q267527 Veterinária
Na determinação da alcalinidade das cinzas em leite e derivados usa-se os seguintes reagentes: Solução de ácido clorídrico 0,1 N, Solução de hidróxido de sódio 0,1 N, Solução alcoólica de fenolftaleína a 1%, Solução de cloreto de cálcio a 40% neutralizada com solução de:
Alternativas
Q267525 Veterinária
Na determinação de cloretos no leite, utiliza-se a solução de nitrato de prata 0,1 N e o seguinte indicador:
Alternativas
Q267523 Veterinária
Mediante a osmose inversa ou hiperfiltração, consegue-se a separação da água dos demais componentes do lactossoro, utilizando membranas poliméricas como:
Alternativas
Q267522 Veterinária
Podemos afirmar que dependendo do processo de secagem do leite, podem ocorrer perdas de até 30% do seguinte aminoácido:
Alternativas
Q267520 Veterinária
No processo de maturação dos queijos, observa-se importantes modificações de textura e aroma que são devidas, principalmente, as proteases que geram peptídios e outros, e as lípases que produzem cetonas, lactonas e:
Alternativas
Q267516 Veterinária
Na determinação de antibióticos no leite através de métodos microbiológicos, os microrganismos mais utilizados são: Streptococcus thermophilus, Bacillus stearotermophilus var. calidolactis e ____________ .
Alternativas
Q267515 Veterinária
Na pesquisa de sangue em leite, pode ser utilizado o reativo de Kastle- Meyer, o qual é constituído de água destilada, hidróxido de sódio, fenolftaleína e também:
Alternativas
Q245943 Veterinária
Durante o armazenamento do leite UHT observa-se que as proteases dão lugar a sabores amargos e geleificação, devido ao ataque sobre as seguintes proteínas:
Alternativas
Q245939 Veterinária
Segundo o Anexo Ill do Regulamento Técnico de Produção, Identidade e Qualidade do Leite Tipo C, o leite cru tipo C e Leite Cru Refrigerado tipo C devem apresentar índice de refração do soro cúprico a 20°C:
Alternativas
Q179262 Veterinária
Segundo o Regulamento Técnico de Produção, Identidade e Qualidade do Leite, o leite tipo B obtido deve ser refrigerado até a temperatura máxima de 4ºC, após a ordenha em até:
Alternativas
Q179257 Veterinária
Segundo o RIISPOA, o queijo tipo “Chedar” é o produto obtido do leite pasteurizado, devidamente maturado e deve apresentar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: A
6: C
7: E
8: E
9: D
10: A
11: D
12: B
13: E
14: E
15: E
16: A
17: A