Questões Militares Sobre meio ambiente

Foram encontradas 51 questões

Q3074744 Meio Ambiente
De acordo com a Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o impacto ambiental é definido no artigo 1º da Resolução Conama-001 como: "[...] qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam o bem-estar e a saúde da população; as atividades socioeconômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais".
Na mineração, os impactos ambientais podem ser gerados desde o planejamento do projeto, perpassando as etapas de implantação, operação e desativação. Por isso é necessário, antes de qualquer implementação da atividade mineradora, avaliar quais são os possíveis impactos negativos que podem ser causados ao meio ambiente na área a ser explorada.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-problemas gerados-pela-mineracao.htm
Ainda, para realizar a mineração de lavra a céu aberto, a primeira etapa refere-se à retirada da cobertura vegetal. Diversas áreas são afetadas, provocando possíveis alterações climáticas e causando prejuízos à fauna e à flora, em um processo danoso corretamente chamado         
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCC Órgão: CBM-BA Prova: FCC - 2023 - CBM-BA - Soldado |
Q2155299 Meio Ambiente
Os programas de desenvolvimento sustentável defendem a ideia de que o avanço econômico deve ser compatível com a preservação dos ecossistemas. As atividades humanas e as indústrias dependem de um consumo de energia que provém, basicamente, da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, recurso não renovável e responsável pela liberação de diversos gases na atmosfera.
Acerca do desenvolvimento sustentável, considere as afirmações abaixo.
I. É imprescindível que fontes alternativas de energia sustentáveis sejam utilizadas.
II. Entre os gases liberados pela queima de combustíveis fósseis, encontra-se o gás sulfuroso (SO2), responsável pela conhecida chuva ácida.
III. Os ácidos produzidos são carregados pelas chuvas e causam prejuízos ao solo, às plantações, às construções, monumentos, entre outros.
IV. Como recurso de energia renovável podem-se citar o vento, o carvão mineral e materiais radioativos.
V. Com a degradação ambiental, os recursos naturais são consumidos de forma mais lenta do que seu potencial de renovação.

Está correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q1652818 Meio Ambiente
A Resolução CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005 “Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências”. De acordo com o disposto na norma citada, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q905680 Meio Ambiente
Diversos problemas ambientais atuais são decorrentes da alta demanda de produtos e alimentos por parte das populações humanas. Entre os grandes problemas ambientais encontram-se o desmatamento, mudanças climáticas globais e poluição atmosférica em grandes centros urbanos.Assinale a alternativa que corresponde às causas desses problemas, respectivamente:
Alternativas
Q905679 Meio Ambiente
Este bioma é o maior bioma brasileiro e estima-se que existam 30 mil espécies de plantas. As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo, sendo que entre os serviços ecossistêmicos estão o fornecimento de madeira, borracha, castanha, peixe e minérios. Seu principal rio corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo. Assinale a alternativa que apresenta o bioma brasileiro descrito:
Alternativas
Q905669 Meio Ambiente
No processo de produção de água para consumo da população, a água bruta é retirada de um manancial como um rio ou lago e levada para uma Estação de Tratamento de Água (ETA) através de dutos. A finalidade deste procedimento é além de fornecer uma água apropriada para o consumo, levar flúor para a população ajudando na saúde bucal.
No Brasil, a forma de desinfecção mais utilizada é a cloração, por reunir muitas vantagens. Entre as alternativas abaixo sobre as condições que um desinfectante deve ter, assinale a incorreta:
Alternativas
Q905668 Meio Ambiente
No processo de produção de água para consumo da população, a água bruta é retirada de um manancial como um rio ou lago e levada para uma Estação de Tratamento de Água (ETA) através de dutos. A finalidade deste procedimento é além de fornecer uma água apropriada para o consumo, levar flúor para a população ajudando na saúde bucal.

Observe as operações unitárias apresentadas abaixo, e assinale a alternativa que possui a ordem correta para o tratamento da água:


I. Fluoretação

II. Decantação

III. Filtração

IV. Floculação

V. Desinfecção

Alternativas
Q905583 Meio Ambiente
A água para abastecimento urbano deve passar por processos de tratamento para que se torne potável e livre de patógenos que podem fazer a população adoecer e levar a um sério problema de saúde público. As alternativas a seguir apresentam diferentes operações unitárias utilizadas para tratamento da água, assinale a alternativa incorreta sobre a propriedade química do contaminante e o tipo de processo de tratamento.
Alternativas
Q819569 Meio Ambiente
Aterros sanitários são hoje o meio mais utilizado e de menor custo para a estocagem de RSU, porém o fato de estarem estocados não quer dizer que estejam inativos. As condições de armazenagem, bem como as influências de agentes naturais (chuva e micro‐organismos) ativam processos físicos, químicos e biológicos de transformação. Os elementos naturais são dissolvidos, a água desprende finas partículas e o principal responsável pela degradação dos resíduos é a bioconversão da matéria orgânica em formas solúveis e gasosas. Com isso, tem‐se a formação de biogás e lixiviados. São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, EXCETO:
Alternativas
Q819568 Meio Ambiente
O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, e como resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental que o mundo atravessou na segunda metade do século XX. A questão ambiental, no Brasil, se intensifica nos discursos e estudos devido ao intenso crescimento urbano. O conceito de “desenvolvimento sustentável” surge como um termo que expressa os anseios coletivos, tais como a democracia e a liberdade e, por diversas vezes, colocados de forma utópica. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q819567 Meio Ambiente
Os resíduos sólidos urbanos gerados pela sociedade em suas diversas atividades resultam em riscos à saúde pública, provocam degradação ambiental. Os resíduos sólidos urbanos ocupam papel estratégico na estrutura epidemiológica de uma comunidade. Como componente indireto, destaca‐se na linha de transmissão de doenças provocadas pela ação dos vetores, que encontram no habitat do lixo condições adequadas para a sua proliferação. Na interface com as questões ambientais, os resíduos contaminam o ar, as águas superficiais e subterrâneas e, consequentemente, o solo. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Lei nº 12.305.
Alternativas
Q819566 Meio Ambiente
Na antiguidade, já se relatavam efeitos na saúde provocados pelas condições ambientais. O processo de industrialização e de urbanização nos meados dos séculos XVIII e XIX desencadeou consequências na saúde da população advindas da problemática ambiental verificada no período. As práticas sanitárias iniciadas nesse período visavam à redução e eliminação das doenças provocadas pelo ambiente, surgindo o termo higiene, utilizado como estratégia de saúde em que a vigilância e o controle dos espaços urbanos e dos grupos populacionais passaram a ser monitorados de maneira sistemática. As pessoas jurídicas que operam com resíduos perigosos, em qualquer fase do seu gerenciamento, são obrigadas a se cadastrar no Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos. Cabe às pessoas jurídicas referidas no Artigo 38, EXCETO:
Alternativas
Q819565 Meio Ambiente
Na década de 1990 foram fundadas as políticas públicas relacionadas às emissões de carbono no Brasil, e o posicionamento brasileiro quanto ao regime de mudança climática. No processo de negociação, o Brasil liderou o processo da Convenção de Mudança Climática (1990‐1992), pois sua política de mudança climática é um dos mais complexos e relevantes regimes internacionais porque implica profundas inter‐relações entre a economia e o ambiente global. São artigos da Política Nacional de Mudanças no Clima, EXCETO:
Alternativas
Q789821 Meio Ambiente
Conforme o código de cores para os diferentes tipos de resíduos a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva, assinale as cores que NÃO apresentam, em nenhuma hipótese, materiais que possam vir a ser reciclados.
Alternativas
Q789820 Meio Ambiente
Dentre os passos que devem ser seguidos pelas instituições interessadas em implantar a A3P, tem-se o que estabelece a realização de ‘diagnóstico ambiental’. São exemplos de procedimentos para realizar este passo, EXCETO:
Alternativas
Q781774 Meio Ambiente
Para realizar uma efetiva coleta seletiva é necessária uma correta triagem dos resíduos sólidos. São considerados materiais “não recicláveis”:
Alternativas
Q781773 Meio Ambiente
São objetivos da A3P, EXCETO:
Alternativas
Q781771 Meio Ambiente
Em relação à Lei nº 12.187/2009 (Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC), analise as afirmativas a seguir.
I. A implementação de medidas para promover a adaptação à mudança do clima pelas duas esferas da Federação (Federal e Estadual), com a participação e a colaboração dos agentes sociais interessados ou beneficiários, em particular aqueles especialmente vulneráveis aos seus efeitos adversos, é um dos objetivos da PNMC.
II. Critérios de preferência nas licitações e concorrências públicas, compreendidas aí as parcerias público-privadas e a autorização, permissão, outorga e concessão para exploração de serviços públicos e recursos naturais, para as propostas que propiciem maior economia de energia, água e outros recursos naturais e redução da emissão de gases de efeito estufa e de resíduos, são medidas que devem estimular o desenvolvimento de processos e tecnologias que contribuam para a redução de emissões e remoções de gases de efeito estufa.
III. O estabelecimento de padrões ambientais e de metas, quantificáveis e verificáveis, para a redução de emissões antrópicas por fontes e para as remoções antrópicas por sumidouros de gases de efeito estufa, deve ser evitado, uma vez que certas peculiaridades regionais do país podem atrapalhar a eficácia dos métodos.
IV. O estímulo e o apoio à participação dos governos federal, estadual, distrital e municipal, assim como do setor produtivo, do meio acadêmico e da sociedade civil organizada, no desenvolvimento e na execução de políticas, planos, programas e ações relacionados à mudança do clima, é uma das diretrizes da PNMC.
V. O Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) será operacionalizado em uma Comissão Parlamentar de Relações Institucionais e Ambientais, cujas operações têm que ser aprovadas por 51% (ou mais) de seus membros e referendadas pelo Ministro do Meio Ambiente.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q781770 Meio Ambiente
De acordo com a Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Estão entre os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos a prevenção e a precaução, o poluidor-pagador e o protetor-recebedor e a ecoeficiência, mediante a compatibilização entre o fornecimento, a preços competitivos, de bens e serviços qualificados que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida e redução do impacto ambiental e do consumo de recursos naturais a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada do planeta.
( ) Estimular a implementação da avaliação do ciclo de vida do produto, assim como a rotulagem ambiental e o consumo sustentável, foram consideradas medidas inconstitucionais e excluídas da Lei nº 12.305/2010 por decisão do Superior Tribunal Federal, uma vez que ferem a isonomia entre os entes federativos.
( ) É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação.
( ) Os consumidores e todos os participantes dos sistemas de logística reversa (comerciantes, fabricantes e os importadores) manterão atualizadas e disponíveis ao órgão municipal competente e a outras autoridades informações completas sobre a realização das ações sob sua responsabilidade.
( ) São permitidas nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos a criação de animais domésticos e a fixação de habitações temporárias ou permanentes, desde que seja realizado o devido Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e recolhida a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) ao Ibama.
A sequência está correta em
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IDECAN Órgão: CBM-DF Prova: IDECAN - 2017 - CBM-DF - Soldado Operacional |
Q781654 Meio Ambiente
Segundo os procedimentos consolidados na A3P, são medidas válidas para economizar papel, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: C
6: B
7: C
8: C
9: A
10: C
11: A
12: A
13: A
14: A
15: D
16: D
17: D
18: A
19: C
20: A