Questões Militares Sobre diagnóstico clínico e radiográfico da cárie em odontologia

Foram encontradas 99 questões

Q2477861 Odontologia
Os procedimentos restauradores visam o controle do biofilme, a proteção do complexo dentinopulpar e o restabelecimento da integridade dos dentes acometidos por lesões de cárie, evitando remoção desnecessária de tecido dentário. Alguns critérios devem ser considerados durante a execução de uma restauração dentária. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico Saúde Bucal |
Q2173454 Odontologia
A lesão de mancha branca refere-se a uma manifestação clínica da cárie dentária. Marque a alternativa INCORRETA com relação à lesão de mancha branca: 
Alternativas
Q2090508 Odontologia
O entendimento de que as restaurações não curam cárie é fundamental para o planejamento do tratamento dos pacientes acometidos com a doença cárie. Sobre o tratamento restaurador dos dentes com cárie, analise as afirmativas a seguir.
I. Pacientes assintomáticos com alta atividade de cárie deverão ter as cavidades aberta-fechadas com um cimento ionomérico, seguido de quatro aplicações tópicas de fluorfosfato acidulado (FFA) a 1,23% com um minuto de duração, em intervalos mensais. II. Lesões de cáries proximais estacionadas, quer em esmalte ou dentina, são mais resistentes ao processo carioso do que o esmalte e a dentina normais. III. Lesões cariosas não cavitadas nas superfícies proximais dos dentes anteriores, mesmo sendo ativas e apresentando imagem radiográfica envolvendo a dentina, podem ser tratadas com medidas preventivas. IV. As resinas de micropartículas são as mais indicadas para restaurações de classe III.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2089637 Odontologia
Atualmente, tem-se à disposição uma série de abordagens para as lesões de cárie que podem ser divididas didaticamente em não invasivas, microinvasivas, invasivas e mistas. Trata-se de um exemplo de técnica microinvasiva: 
Alternativas
Q2089635 Odontologia
Um cirurgião-dentista realizou uma restauração no dente 46 de um determinado paciente. Após o preparo cavitário, o profissional optou por realizar um isolamento absoluto. Analisando o dente percebeu que havia pouca retenção e seria necessário usar um grampo especial da série Ivory. Qual dos grampos a seguir ele deverá usar? 
Alternativas
Q2089630 Odontologia
“Em um preparo cavitário, _____________________ é (são) a(s) etapa(s) que visa(m) possibilitar a instrumentação adequada da cavidade e a inserção do material restaurador.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2089625 Odontologia
Para a realização de uma restauração em amálgama é necessário que o cirurgião-dentista tenha cuidados especiais com o preparo cavitário. São características de um preparo cavitário, classe I, oclusal, EXCETO:
Alternativas
Q2089622 Odontologia
O índice ICDAS (International Caries Detection and Assessment System) foi idealizado e proposto por um grupo de pesquisadores na área de cariologia, unindo suas expertises no assunto, com a motivação comum de criar um índice para avaliação de lesões de cárie que pudesse ser empregada de forma universal, em diferentes esferas como a clínica; a epidemiológica; a pesquisa; e, o ensino. De acordo como tal índice, qual o escore correto de um dente com “cavitação em esmalte opaco ou pigmentado com exposição da dentina subjacente, envolvendo até metade da superfície analisada”? 
Alternativas
Q2089621 Odontologia
No estudo da doença cárie existem os chamados fatores de risco. Esses fatores, quando identificados, determinam por si só o alto risco à cárie dentária do indivíduo. São considerados os três fatores determinantes de alto risco: 
Alternativas
Q2089615 Odontologia
Considere que o cirurgião-dentista diagnosticou uma lesão de cárie na face mesial do incisivo central superior direito de um paciente de 20 anos. A decisão foi restaurar o dente, de forma direta, com resina composta. Em relação ao caso hipotético, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2089614 Odontologia

Por meio do exame clínico e de uma radiografia interproximal, determinado cirurgião-dentista diagnosticou uma cárie nas faces oclusal e mesial do primeiro pré-molar inferior esquerdo de um paciente. O plano de tratamento estabelecido foi a realização de uma restauração oclusomesial em amálgama. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Antes de iniciar a restauração, é importante adaptar e estabilizar a matriz. Após a colocação da cunha de madeira, deve-se brunir a matriz contra o dente vizinho para facilitar a obtenção do ponto de contato interproximal.


II. O amálgama deve ser condensado primeiramente na caixa oclusal, com um condensador de ponta ativa ligeiramente menor que a cavidade, ou seja, que melhor se adapte ao contorno interno da referida caixa.


III. Durante o procedimento de condensação, a borda da ponta condensadora é pressionada do centro da restauração para as margens da cavidade, esboçando, assim, a escultura oclusal.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2089599 Odontologia
No processo etiológico da doença cárie ocorre uma disbiose acompanhada pelo domínio de bactérias acidogênicas (produtoras de ácidos a partir do metabolismo anaeróbico do açúcar) e acidúricas (vivem bem em ambiente ácido). Além disso, tais bactérias são capazes de produzir substâncias que aumentam o potencial de aderência entre bactérias, servem como reserva energética, protegem as bactérias contra agentes antimicrobianos e dificultam a sua remoção mecânica pela escovação. Trata-se da substância:
Alternativas
Q2050372 Odontologia
Paciente do sexo masculino comparece ao atendimento odontológico queixando-se de dor em hemiface. Ao exame clínico (imagem A), observou-se dente 26 com cárie extensa e destruição coronária, impossibilitando reabilitação. Na radiografia periapical (imagem B), confirmou-se o diagnóstico e foi indicada exodontia. Considerando os fatores analisados clínica e radiograficamente, assinale a alternativa que apresenta a escolha correta para minimizar complicações.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2050338 Odontologia
A cárie é uma doença crônica, não erradicável, resultado do acúmulo de biofilme e do consumo de açúcar. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2045968 Odontologia
Quando a superfície dentária apresenta atividade de cárie, manifestações clínicas são esperadas dependendo da superfície dentária e do estrato dentário afetado. Assinale a alternativa que melhor descreve a progressão e o formato da lesão de cárie quando incidente na superfície oclusal, considerando o envolvimento tanto do esmalte quanto da dentina.
Alternativas
Q2022269 Odontologia
Segundo Mondelli e colaboradores, no caso de lesões cariosas envolvendo as proximais pode ser necessário restabelecer a distância biológica horizontal com o objetivo de 
Alternativas
Q2015063 Odontologia
Paciente de nove anos de idade, do sexo feminino, é levada por sua avó para tratamento odontológico. A criança fica com a avó durante o dia todo, pois os pais são separados e a mãe trabalha como agente operacional de uma escola. Como a criança apresenta várias lesões de cárie ativas, foi feita a opção de adequação do meio bucal com cimento de ionômero de vidro (CIV). Para a limpeza das cavidades após a remoção do tecido cariado, previamente à inserção do CIV, indica-se a aplicação de ácido poliacrílico
Alternativas
Q2015058 Odontologia

Considerando a progressão da cárie em dentina e a reação do complexo dentinopulpar, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) As lesões de cárie em esmalte ou em dentina, em uma superfície intacta ou cavitada, podem ser detidas somente pelo controle da placa, desde que a lesão possa ser acessada para limpeza.

( ) As reações inflamatórias pulpares só ocorrem quando a desmineralização atinge a dentina.

( ) Quando a invasão bacteriana penetra a dentina terciária, haverá, finalmente, uma polpa gravemente inflamada, seguida de necrose.

Alternativas
Q2015047 Odontologia
Paciente de 23 anos de idade, do sexo feminino, apresenta-se para tratamento odontológico. Foi recém-contratada em um supermercado, onde trabalha como caixa. Relata que consome muitas balas ao longo de sua jornada de trabalho. O consumo de doces em alta frequência é um fator de risco importante para a cárie dentária. Depois de quanto tempo de os dentes estarem recobertos pela placa microbiana não perturbada é possível ver as alterações esbranquiçadas e opacas no esmalte após secagem cuidadosa com ar? 
Alternativas
Q1986635 Odontologia
De acordo com Fejerkov et al. (2017), várias ferramentas de detecção de cárie foram desenvolvidas para melhorar a eficiência e a precisão do diagnóstico das cáries. Assim, correlacione os métodos de detecção de cáries baseados em luz e na corrente elétrica às suas definições e assinale a opção correta. 

DEFINIÇÕES:
I- Quando a luz vermelha com comprimento de onda de 655 nm é aplicada, alterações nos dentes induzidas por cáries levam ao aumento da fluorescência.
II- Foi desenvolvida para detectar cáries e emite luz azul na faixa de 405 nm, capturando imagens fluorescentes das superfícies dentais.
lIl- Opera nos modos de luz do dia e fluorescência azul, No modo de luz do dia, o sistema usa quatro diodos emissores de luz branca (LED); já no modo de fluorescência, usa quatro LED azuis emitindo um comprimento de onda de 450 nm.
IV- Sistema usado para impedância elétrica e empregado para detectar lesões de cárie nos sítios proximais dos dentes.  
MÉTODOS:
( ) VistaProof
( ) SOPROLIFE
( ) DIAGNOdent
( ) CarieScan
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: E
6: D
7: A
8: E
9: A
10: A
11: D
12: E
13: E
14: E
15: A
16: E
17: A
18: D
19: C
20: E