Questões Militares de Odontologia - Tratamento Endodôntico em Dentes Decíduos

Foram encontradas 44 questões

Q2090345 Odontologia
As informações para o delineamento do plano de tratamento, ao realizar a terapia pulpar em dentes decíduos, devem incluir, EXCETO: 
Alternativas
Q2090340 Odontologia

O ciclo vital dos dentes decíduos deve ser considerado quando se opta pela realização das terapias pulpares. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. O ciclo vital do dente decíduo é curto, variando em duração para cada dente.


II. Os períodos de vida da polpa incluem formação radicular, raiz completa e reabsorção radicular.


III. Quando se inicia o processo da rizólise há aumento do número de células próximo à região reabsorvida.


IV. Durante o processo de rizólise os filetes nervosos mantêm-se íntegros em sua extensão.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2090336 Odontologia
A avulsão dentária em dentes decíduos representa uma lesão no tecido de sustentação, em que é necessário o conhecimento das condições clínicas para sua atuação no tratamento do traumatismo. Sobre a avulsão em dentes decíduos, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2090332 Odontologia
Com base nas maiores evidências, as soluções à base de Diamino Fluoreto de Prata (DFP) para lesões em dentina nos dentes decíduos apresentam em sua composição e concentração: 
Alternativas
Q2090328 Odontologia
Os fluoretos são utilizados tanto para prevenir quanto para evitar a progressão das lesões cariosas. Considerando o abrasivo do dentifrício fluoretado à base de cálcio, é correto afirmar que o composto fluoretado do dentifrício pode ser o: 
Alternativas
Q2051979 Odontologia
Em relação ao desenvolvimento da dentadura decídua, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2051978 Odontologia
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Um diastema que chama a atenção na dentição decídua é o ______________, que se localiza entre __________________________ na mandíbula e entre _______________________ na maxila. 
Alternativas
Q2051974 Odontologia
Uma criança de 5 anos de idade sofreu uma queda com fratura incompleta de esmalte. Quando examinada logo após o trauma, observou-se sangramento no sulco gengival. O dente apresentava mobilidade, mas sem deslocamento aparente. Assim, a criança sofreu, respectivamente, lesão do tipo
Alternativas
Q2051971 Odontologia
A Dentística Operatória e Restauradora sofre algumas modificações em relação aos preparos feitos nos dentes decíduos, o que ocorre em razão das diferenças anatômicas entre a dentição decídua e a permanente. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2051970 Odontologia
Paciente pediátrico, com cárie crônica instalada nos molares decíduos superiores e inferiores, porém de difícil atendimento. Cirurgião Dentista optou, como tratamento, pela aplicação de cariostático. Sobre esse material, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2051966 Odontologia
Qual é a técnica anestésica para os tratamentos dos molares decíduos, permanentes e pré-molares mandibulares?
Alternativas
Q2051965 Odontologia
Um dos aspectos importantes e significativos de um traumatismo na dentadura decídua é a possibilidade de ocorrer a manifestação de alguma alteração. Essa sequela é uma condição na qual a câmara pulpar e o canal são gradualmente obliterados por progressiva deposição de dentina. Assim, o dente apresenta cor mais amarelada. O enunciado refere-se à
Alternativas
Q2045990 Odontologia
Técnicas restauradoras em odontopediatria apresentam particularidades quando são realizadas em dentes decíduos. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.
Alternativas
Q2045976 Odontologia
Criança de 5 anos de idade é trazida para atendimento odontológico por sua mãe. Após a realização de uma radiografia periapical modificada, verifica-se uma imagem radiolúcida na região periapical do elemento 51 desvitalizado, com reabsorção óssea e reabsorção radicular externa patológica. A lâmina dura, na altura do ápice radicular, está rompida e o folículo do germe do dente permanente sucessor ao dente decíduo com suspeita cística encontra-se aumentado. Também se observa deslocamento do germe dentário. Sobre esse caso clínico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O diagnóstico dessa lesão é de cisto radicular, e o tratamento é a endodontia, devido à idade da criança e ao tempo para a erupção do dente permanente. ( ) A película que deve ser utilizada é a de número 4, a qual permite a visualização de uma área maior e evita a repetição da tomada radiográfica. ( ) Caso a criança não seja colaborativa, a auxiliar deve ficar junto com a criança para a realização da tomada radiográfica, já que os pais, de forma geral, são pouco colaborativos. 
Alternativas
Q1819833 Odontologia
Paciente de 8 anos, gênero feminino, leucoderma compareceu ao consultório acompanhada dos pais, que informaram que a menina caiu na escola de uma arquibancada na hora do recreio. Na queda, houve avulsão do dente 21. O dente foi colocado no alvéolo pela professora. A menor apresentou ferimentos leves no lábio superior e nariz, sangramento gengival no dente 21 e extrusão de, aproximadamente, 2 mm. Ao Rx, apresentou espessamento no alvéolo do 21. A conduta clínica recomendada para este caso é
Alternativas
Q1646159 Odontologia
O exame clínico de uma criança com 5 anos de idade, com primeiros molares permanentes não irrompidos, revela no dente 85 a presença de uma grande lesão de cárie e fístula na região vestibular. O exame radiográfico mostra uma extensa lesão na região de furca e reabsorção externa, envolvendo grande parte da raiz distal. A conduta adequada para o caso acima é:
Alternativas
Q908585 Odontologia

O agregado trióxido mineral (MTA) é um pó composto por óxidos minerais e íons e vem sendo utilizado preferencialmente ao hidróxido de cálcio Ca(OH)2 , em casos clínicos de pulpotomias, capeamentos pulpares diretos, perfurações e fraturas radiculares e apecigêneses.


Diante do exposto, pode-se afirmar que é uma vantagem do MTA em relação ao Ca(OH)2 :

Alternativas
Q820017 Odontologia
Na odontologia pediátrica não é raro o profissional se deparar com pacientes portadores de elementos dentais decíduos com lesões pulpares irreversíveis. O tratamento endodôntico é indicado quando essas alterações pulpares degenerativas estão avançadas ou levaram a polpa à necrose pulpar. Porém, o tratamento de canais em dentes decíduos pode ser contraindicado em determinadas situações específicas. Em relação à indicação e contraindicação do tratamento de canais é correto afirmar que dentes decíduos
Alternativas
Q790592 Odontologia

A pulpotomia é uma técnica utilizada no tratamento de dentes decíduos com envolvimento pulpar. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. A técnica consiste em amputar a polpa coronária, inserir uma base na câmara pulpar a fim de promover a cicatrização do tecido dentário.

II. É contraindicada em pacientes imunocomprometidos.

III. É indicada para dentes com lesão cariosa profunda e envolvimento pulpar irreversível.

IV. É contraindicada em dentes com mais de 1/3 de reabsorção radicular.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 

Alternativas
Q790582 Odontologia
Em relação ao diagnóstico, tratamento e prognóstico da necrose pulpar em dente decíduo após traumatismo, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: B
5: E
6: B
7: A
8: B
9: A
10: B
11: B
12: D
13: C
14: C
15: C
16: D
17: D
18: A
19: D
20: C