Questões Militares
Sobre resoluções do conselho federal de psicologia em psicologia
Foram encontradas 31 questões
( ) Art. 4º. A psicóloga e o psicólogo devem avaliar as seguintes características psicológicas do interessado ao registro e porte de arma de fogo: I – Aspectos cognitivos; II – Traços de personalidade; III – Juízo crítico e comportamento.
( ) Art. 5º. A psicóloga e o psicólogo devem adotar os seguintes procedimentos em avaliação psicológica para registro e porte de arma de fogo: V – avaliar os traços de personalidade por meio apenas de instrumentos expressivos.
( ) Art. 6º. São autorizados de procederem à Avaliação Psicológica para Registro e Porte de Arma de Fogo a psicóloga e o psicólogo que: IV – tenham vínculo com Centro de Formação de Vigilantes, Empresas de Segurança Privada, Escolas de Formação, Clubes de tiro ou com outras prestações de serviços com o candidato, observando os preceitos do Código de Ética Profissional.
( ) Art. 7º. A validade do conteúdo do documento psicológico que resulta da avaliação psicológica deverá observar os prazos estabelecidos por normas específicas, desde que não ultrapasse o prazo máximo de 2 anos, a contar da data de emissão do documento psicológico, conforme Resolução CFP nº 06, de 2019.
Marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) Art. 1º_ § 2º - Nos processos seletivos é obrigatório o uso de testes psicológicos, e estes deverão ser aprovados pelo CFP, de acordo com as Resoluções CFP nº 002/2003 e nº 05/2012, ou resoluções que venham a substituí-las ou alterá-las.
( ) Art. 2º _ II - à luz dos resultados de cada instrumento, proceder à análise conjunta destes de forma dinâmica, a fim de relacioná-los à profissiografia do cargo, às características necessárias e aos fatores restritivos e/ou impeditivos para o desempenho do cargo.
( ) Art. 7º – Na hipótese de recurso administrativo à instância competente, o(a) candidato(a) poderá ser assessorado(a) ou representado(a) por psicólogo(a), devidamente inscrito(a) e ativo(a) no Conselho Regional de Psicologia e que não tenha feito parte da comissão avaliadora.
( ) Art. 10 - Caso o(a) candidato(a) tenha sido considerado(a) apto(a) por meio de avaliação psicológica para um cargo específico de provimento em concurso público, essa avaliação poderá ser utilizada para outro cargo e/ou outro processo seletivo que ocorrer no mesmo ano.
Marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo:
A realização de avaliações psicológicas para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo é de competência privativa e responsabilidade pessoal de psicólogos que atendam às exigências administrativas dos órgãos públicos responsáveis. O material técnico utilizado bem como o(s) resultado(s) obtidos deverão ficar sob a guarda do psicólogo, em condições éticas adequadas.
Para fins de pesquisa, reteste, respaldo técnico, entre outros, o material
A realização das avaliações psicológicas para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo é de competência privativa e de responsabilidade pessoal de psicólogos que atendam às exigências administrativas dos órgãos públicos responsáveis.
Sobre a realização das avaliações psicológicas para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo, é correto afirmar que
É atividade do Psicólogo especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (dentre outras atividades),
O Psicólogo especialista em Psicologia Escolar/Educacional (dentre outras atividades) atua
I. É de responsabilidade do psicólogo encaminhar o resultado da avaliação ao solicitante, mediante protocolo de recebimento, bem como garantir a entrevista devolutiva ao candidato. II. Aos psicólogos responsáveis pela avaliação psicológica fica vedado estabelecer qualquer vínculo com os Centros de Formação de Vigilantes, Empresas de Segurança Privada, Escolas de Formação ou outras empresas e instituições públicas que possa gerar conflitos de interesse em relação aos serviços prestados. III. Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 2 anos, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica. IV. Para atuar na área de avaliação psicológica para a concessão de registro e/ou porte de arma de fogo, é indispensável que o psicólogo esteja inscrito no Conselho Regional de Psicologia de sua região e credenciado pela Polícia Federal. Ao psicólogo inscrito no Conselho Regional de Psicologia não será exigido o credenciamento na Polícia Federal nos casos previstos em Lei, em especial na Lei nº 10.826/03 (10).
Quais das afirmações acima são artigos das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, CFP Nº 002/2009 e Nº 010/2009, que alteram a Resolução CFP Nº 018/2008, que dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo?
Está correto apenas o que se afirma em
De acordo com o artigo 1º da Resolução do Conselho Federal de Psicologia, CFP Nº 018/2008, que dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo, a realização das avaliações psicológicas é de competência ___________________________ que atendam às exigências administrativas dos órgãos públicos responsáveis.
“O Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro traçou algumas reflexões éticas para o exercício profissional da psicologia. Por meio dessas reflexões, explicitou a necessidade de uma postura ética, além das normas, tendo em vista alguns dilemas como ‘prática da psicologia exercida por padres, pastores ou pessoas diretamente vinculadas a algum tipo de religião’ e a ‘Revelação de cliente ao psicólogo (em ambulatório público) sobre sua Condição de foragido da polícia’.”
(CRP-RJ, 2014, p. 27.)
Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.