Questões Militares Sobre grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de avogadro e estequiometria. em química

Foram encontradas 191 questões

Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214510 Química
Na passagem de 2023 para 2024, em Balneário Camboriú (SC), quatro jovens no interior de um automóvel foram vítimas de intoxicação por inalação de monóxido de carbono. Esse gás, ao ser inalado, liga-se à hemoglobina presente nas hemácias, dificultando o transporte de oxigênio no organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que o limite máximo permitido de exposição ao CO é de 30 mg/L.
Adaptado de g1.globo.com, 07/01/2024. 
Com base no estabelecido pela OMS, a concentração máxima permitida de CO, em mol/L, é aproximadamente igual a:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214507 Química
De acordo com nota técnica do CBMERJ, os incêndios são divididos em cinco classes de fogo − A, B, C, D e K −, existindo, também, diferentes tipos de agente extintor de fogo, como água, espuma mecânica, dióxido de carbono, pós químicos e compostos halogenados. Com base nisso, considere um extintor A, contendo somente dióxido de carbono, e um extintor B, de pó químico, cujo principal agente é o di-hidrogenossal, formado na reação de neutralização parcial entre H3 PO4 e NH4 OH.
Sabendo que a massa de dióxido de carbono no extintor A é de 4,4 kg, o número de átomos presente nesse extintor é igual a:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q2566494 Química
Para a preparação de um bolo, um confeiteiro precisava utilizar 0,200 L de óleo de cozinha. Como o confeiteiro não dispunha de recipiente adequado para medir volumes, ele utilizou uma balança de cozinha para determinar a massa de óleo correspondente a esse volume. Sabendo que o óleo de cozinha tem densidade igual a 0,86 g/mL, a massa de óleo medida pelo confeiteiro foi igual a
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463541 Química
Atenção! A tabela periódica a seguir servirá de apoio a questão da prova de Química.



Em um determinado processo de análise duas amostras hipotéticas (A e B) foram estudadas por meio de diversos experimentos.
O gráfico a seguir apresenta os resultados obtidos para a relação entre massa e volume de cada uma dessas amostras, medidos a 25ºC.
Imagem associada para resolução da questão


A partir dos dados apresentados é possível afirmar que, nessa temperatura, a razão entre as densidades das amostras A e B é igual a
Alternativas
Q2280178 Química
Considere as afirmações a respeito da reação de combustão completa de misturas estequiométricas, nas condições ambientes. I. Em uma mistura de hidrogênio e oxigênio, o combustível representa aproximadamente 11% da massa total.
II. Em uma mistura de octano e oxigênio, o combustível representa aproximadamente 78% da massa total.
III. A variação de temperatura da reação de combustível e oxigênio (por mol de combustível) é igual à variação de temperatura da reação de combustível e ar atmosférico (por mol de combustível).
IV. A entalpia molar de combustão de uma mistura de combustível e oxigênio é igual à entalpia molar de combustão de uma mistura de combustível e ar atmosférico.  Assinale a opção que contém as afirmações CORRETAS.
Alternativas
Q2260526 Química
A reação do sódio metálico com etanol é uma forma mais segura de eliminação de resíduos do metal, quando comparada sua reação com a água, e pode ser representada pela equação não balanceada:
Na + CH3 CH2 OH → CH3 CH2 ONa + H2

Considerando que nas CATP (Condições Ambientais de Temperatura e Pressão) 1 mol de qualquer gás ocupa 25 L, o volume de H2 produzido, quando reagem 1 g de sódio e 1 g etanol, e a massa do excesso de reagente são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2022 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2022 - CBM-PR - Cadete |
Q2210686 Química
A perovskita CH3NH3PbI3 é um material que, pelas suas propriedades fotovoltaicas, é considerado promissor para geração de eletricidade a partir da luz solar. O composto foi sintetizado em três etapas, descritas pelas equações químicas a seguir.
Pb(NO3)2 + 2KI → PbI2 + 2KNO3 CH3NH2 + HI → CH3NH3I PbI2 + CH3NH3I → CH3NH3PbI3
Os seguintes reagentes foram empregados na síntese: 0,6 mol de Pb(NO3)2; 0,8 mol de KI; 0,7 mol de CH3NH2; e 0,8 mol de HI. Nessas condições, qual será a quantidade máxima da perovskita CH3NH3PbI3 produzida?
Alternativas
Q2154912 Química
Uma operação realizada pelo Corpo de Bombeiros, a fim de impedir um grave acidente em uma caldeira de uma indústria de bebidas, possibilitou revelar que a água que alimentava a caldeira apresentou um índice de dureza de 250 ppm (partes por milhão) de CaCO3. Considerando que a densidade da solução (amostra) é 1 g/cm3 , é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Soldado |
Q2101628 Química
O corpo humano transforma a maioria dos alimentos que ingere em glicose. As células precisam de glicose (C6H12O6) para viver e o hormônio da insulina deve estar presente para viabilizar a entrada do carboidrato nas células. Em 2022, certo estabelecimento comercial convocou o Corpo de Bombeiros Militar para o resgate do Sr. Pedro. Portador de obesidade e diabetes, o idoso, ao sofrer um quadro de hipoglicemia (50mg de glicose/dL), acabou caindo em um local de difícil acesso. Nesse caso e em muitos outros, os médicos socorristas e o Corpo de Bombeiros atuaram em conjunto, salvando mais uma vida.
Considerando o nível de glicose citado de 50mg/dL (considere 1dL = 0,1L), é CORRETO afirmar que a conversão desta unidade de concentração em mmol/L de glicose chegará ao valor aproximado de: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Cadete |
Q2101187 Química
Em uma noite de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma explosão ocorrida em um laboratório de ensino de química. Durante uma aula prática experimental, em que o professor demonstrava a síntese da água, a quantidade de gás hidrogênio (combustível) produzida foi elevada a ponto de ocasionar uma explosão no interior da capela, que se encontrava ocupada por bico de Bunsen em funcionamento. Com o acidente, ocorreu o derramamento de ácido e projeção de estilhaços de vidro. O professor e cinco alunos ficaram feridos e o local precisou ser interditado. No quadro de ensino constava a reação de síntese (não balanceada) a seguir: 

H2(g) + O2(g) → H2O(l)

É CORRETO afirmar que, para 342g de gás oxigênio, a massa de gás hidrogênio necessária para a reação completa será aproximadamente de:
Alternativas
Q2098805 Química
Considerando que esteja em equilíbrio a reação a A (g) + b B (g) c C (g), em que a, b e c representam os coeficientes estequiométricos das substâncias A, B e C, respectivamente, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2098800 Química
Em uma titulação ácido-base, o analito é uma solução de uma base, e o titulante, a solução de um ácido, ou vice-versa. Nesse contexto, o indicador, que é um corante solúvel em água, ajuda a detectar 
Alternativas
Q2078830 Química
Na tarde de 6 de maio de 1937, ocorreu a explosão do Hindenburg (considerada a maior aeronave construída), resultando em 36 mortos. A falha em uma das válvulas do compartimento de gás hidrogênio, utilizado para manter a aeronave no ar, combinado com uma pequena faísca, causou uma grande explosão que tomou toda a extensão da aeronave em apenas 30 segundos. A reação entre os gases hidrogênio e oxigênio é rápida, e tem como produto a água. Considere que, durante a investigação do acontecido, um modelo do dirigível Hindenburg foi criado em pequena escala. Neste, uma massa de 528 g de gás hidrogênio escapou intencionalmente da válvula e reagiu completamente com o gás oxigênio. O número de mols de gás oxigênio necessário para a reação completa foi de: (Dados de massas molares: O = 16,0 g/mol e H = 1,0 g/mol.)
Alternativas
Q2078829 Química
O final de 2022 foi marcado pelo acidente às margens da BR-101 em Santa Catarina, onde uma empresa de logística inundada pela chuva pode ter exposto produtos químicos à umidade, causando um incêndio de grande proporção. A fumaça era densa, tóxica e as chamas persistiram por mais de seis horas, exigindo grandes esforços de toda a Equipe do Corpo de Bombeiros para contenção. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, contudo, podem ter relação com a presença de carga de carbureto (CaC2) e/ou depósitos de compostos à base de hipoclorito. No que pese aos aspectos químicos, a reação entre o referido carbureto e a água forma hidróxido de cálcio e gás acetileno (C2H2). Se 2,3 kg de carbureto de cálcio reagir com água (excesso), a 25° C e 1 bar, o volume de gás acetileno produzido será, aproximadamente, de: (Considere o volume molar de 25,0 L; e, massas molares Ca = 40,1 g/mol, C = 12,0 g/mol, O = 16,0 g/mol e H = 1,0 g/mol.)
Alternativas
Q2078827 Química
O CBM/SC foi acionado para atender um acidente envolvendo uma carreta bitrem carregada com mais de 20 mil litros de ácido sulfúrico. Estima-se que mais de 15 mil litros da substância tenham atingido galerias pluviais e o rio da cidade, causando desabastecimento de água e sérios problemas ambientais. Em situações de derramamento de ácido em grande extensão, a corporação do corpo de bombeiros pode utilizar sistemas de contenção (diques ou barreiras naturais), seguido do uso de material absorvente inerte (como areia ou vermiculita). Ainda, a técnica de neutralização da substância pode ser utilizada empregando-se a barrilha (Na2CO3) e/ou cal hidratada (Ca(OH)₂). Uma reação de neutralização a partir da mistura de 3 mols de ácido sulfúrico e 5 mols de barrilha resultará na massa de sal de:
Alternativas
Q2070345 Química
Um paciente foi administrado com um comprimido de ácido acetilsalicílico (C9H8O4) contendo 45 mg dessa substância. A quantidade, em mol, de ácido acetilsalicílico ingerida foi
Alternativas
Q2070344 Química
O gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) contém, predominantemente, a mistura de gases propano e butano que preenchem os botijões a gás. Considerando a combustão completa de 1 mol de propano e 1 mol de butano, simultaneamente, assinale a alternativa que apresenta o número de mols total de CO2 formado.
Alternativas
Q2070343 Química
Após o derramamento de grande volume de ácido sulfúrico concentrado em um laboratório, o Corpo de Bombeiros foi acionado para isolar o local. Para neutralizar todo o ácido sulfúrico derramado, foi colocado carbonato de cálcio sobre a área. Considerando a reação balanceada entre o ácido sulfúrico e o carbonato de cálcio, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os coeficientes estequiométricos, com os menores números inteiros.
Alternativas
Q2059859 Química
O metanoato de sódio (HCOONa) é um composto utilizado na indústria para a obtenção do ácido fórmico (HCOOH) por meio de uma reação com ácido sulfúrico (H2SO4). A reação está apresentada abaixo.

2. HCOONa + H2SO4 2HCOOH + Na2SO4


Uma solução aquosa foi preparada a partir da dissolução de 6,8 g de metanoato de sódio em 100 ml de água. Essa solução preparada reagiu com uma solução de ácido sulfúrico com centração de 0,2 mol/L para formação do ácido fórmico. Sabendo que a quantidade de solução de ácido sulfúrico foi a quantidade estequiométrica para completar a reação de síntese, a concentração da solução de metanoato de sódio preparada e a quantidade de solução de ácido sulfúrico adicionada, respectivamente, foram:

Massa molar: Na=23 g/mol; C=12 g/mol; O=12 g/mol; O=16 g/mol; H=1 g/mol
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029713 Química
A densidade não é uma forma de expressar concentração. É comum encontrarmos densímetros nos postos de gasolina, para auxiliar no controle de qualidade da gasolina.
Sobre esse assunto, é correto afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: C
6: A
7: A
8: E
9: B
10: D
11: D
12: A
13: B
14: C
15: C
16: B
17: E
18: D
19: E
20: D