Questões Militares
Sobre planejamento, monitoramento e avaliação de planos, programas e projetos em serviço social
Foram encontradas 82 questões
“A avaliação deve portanto abarcar: o processo decisório sobre o projeto; sua implementação; a coerência entre objetivos, estratégias e resultados; a correlação entre resultados previstos e resultados atingidos; a capacidade de inovação e adequação do projeto às demandas; a flexibilidade para introduzir alternativas com maior eficácia; e a cobertura e avanço nos padrões de qualidade almejados pelos usuários das ações das organizações.”
CARVALHO, Maria Brant de. Avaliação de projetos sociais. In: ÁVILA, Célia M. (coord.). Gestão de projetos sociais. 3. ed. rev. São Paulo: AAPCS - Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001.
Considerando o texto acima, marque a opção que apresenta as quatro características básicas da avaliação de programas e projetos sociais.
CARVALHO, Maria Brant de. Avaliação de projetos sociais. In: ÁVILA, Célia M. (coord.). Gestão de projetos sociais. 3. ed. rev. São Paulo: AAPCS - Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001, p. 61).
Neste sentido, é correto afirmar que:
O __________ fornece um referencial teórico e político, as grandes estratégias e diretrizes que permitirão a elaboração de programas e projetos específicos, dentro de um todo sistêmico articulado e, ao mesmo tempo, externamente coerente ao contexto no qual se insere.
Pode-se definir um __________ como um conjunto de __________ que buscam os mesmos objetivos.
Um __________ é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
( ) Todo projeto deve passar necessariamente por três momentos: o planejamento, a implementação e a avaliação. ( ) A avaliação é sempre e, necessariamente, a última etapa de um projeto. ( ) No momento da implementação, o monitoramento sistemático das atividades e custos do projeto fornece as informações necessárias, não só para o momento da avaliação final, mas também para todos os níveis gerenciais. ( ) Quando se trata da elaboração de um projeto social, a dimensão técnica não é suficiente, já que é preciso considerar também a dimensão ético-política, que organiza e sustenta esse processo, delimita-o em seu sentido e em seus fins, pois atuar na esfera pública, coletiva e social exige, antes de mais nada, um compromisso com a efetividade e, para isso, é preciso que tenhamos uma visão crítica que questione, a todo momento, o sentido desse nosso agir. ( ) O projeto é a unidade mais ampla e abrangente dentro da lógica do planejamento.
Etapa dos processos de Avaliação
(1) Eficiência (2) Eficácia (3) Efetividade (4) Impacto (5) Indicador
Conceito
( ) mede e revela aspectos relacionados aos diversos planos em observação. ( ) é a observação da incorporação das mudanças geradas por determinado programa na realidade da população-alvo. ( ) diz respeito à boa utilização de recursos financeiros, materiais e humanos em relação às atividades e resultados alcançados. ( ) corresponde ao grau de influência e de irradiação de um projeto realizado. ( ) se refere à relação entre as ações realizadas e os resultados obtidos.
A sequência correta dessa classificação é:
Para Guerra (2009), a dimensão investigativa da profissão é exercida na realização de estudo social, laudos, pareceres, na busca de informações nos documentos da instituição, na vizinhança e/ou no trabalho sobre algum sujeito social. A postura investigativa do profissional se explicita na realização das suas competências como um todo: nas fases de planejamento, implementação, avaliação e revisão crítica do processo.
Com base no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I . A dimensão investigativa está intrinsecamente relacionada com a dimensão interventiva
PORQUE
II . a qualidade de uma implica a plena realização da outra. Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Para Carvalho (2001), a avaliação e o monitoramento de programas e projetos sociais é abrangente, colocando-se presente na totalidade do processo de planejamento e ação. Sobre o planejamento, Baptista (2000) o define, enquanto processo racional, por ações complexas e interligadas, que se inter-relacionam em um processo dinâmico e contínuo, sendo representado por quatro operações: de reflexão, de decisão, de ação, e de retomada da reflexão.
Associe corretamente o conceito ao seu significado.
CONCEITOS
(1) De reflexão
(2) De decisão
(3) De ação
(4) De retomada da reflexão
SIGNIFICADOS
( ) Diz respeito ao conhecimento de dados, à análise e ao estudo de alternativas, à superação e reconstrução de conceitos e técnicas de diversas disciplinas relacionadas com a explicação e a quantificação dos fatos sociais, e outros.
( ) Relacionada à execução das decisões. É o foco central do planejamento. Orienta-se por momentos que a antecedem e é subsidiada pelas escolhas efetivadas na operação anterior, quanto aos necessários processos de organização.
( ) Refere-se à escolha de alternativas, à determinação de meios, à definição de prazos, etc.
( ) Remete-se à operação de crítica dos processos e dos efeitos da ação planejada, com vistas ao embasamento do planejamento de ações posteriores.
A sequência correta é
Conforme Januzzi (2016), a ampliação e o escopo da cobertura da política social no Brasil, processo dinamizado a partir da Constituição Federal de 1988, vêm ensejando esforços crescentes do campo do monitoramento e da avaliação de programas sociais no país. Boschetti (2009) afirma que a avaliação de uma política social pressupõe inseri-la na totalidade e na dinamicidade da realidade. Mais que conhecer e dominar tipos e métodos de avaliação ou diferenciar análise e avaliação, é fundamental reconhecer que as políticas sociais têm um papel imprescindível na consolidação do Estado democrático de direito e que, para exercer essa função, como seu objetivo primeiro, devem ser entendidas e avaliadas como um conjunto de programas, projetos e ações que devem universalizar direitos.
Com base no texto, preencha corretamente as lacunas.
Toda e qualquer avaliação de políticas sociais (ou de programas e projetos) deve se sobrepor à mera ____________ de técnicas e de ____________, e se situar no âmbito da ____________, da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
A partir da Constituição Federal Brasileira (1988), que avançou na concepção de direitos sociais, especialmente no tocante à política de seguridade social, o Serviço Social vem alcançando novas funções, na divisão intelectual do trabalho, abrindo possibilidades no campo da formulação, da gestão e da avaliação de políticas públicas, planos, programas e projetos sociais, requisitando do profissional a apropriação de conceitos e os conhecimentos para os trabalhos de gestão e de planejamento que lhe atribuem.
Associe corretamente o conceito ao seu significado.
CONCEITOS(1) Plano
(2) Programa
(3) Projeto
(4) Avaliação
SIGNIFICADOS
( ) É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
( ) É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.
( ) É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
( ) Começa logo que uma proposta de projeto é esboçada (ex ante) e tem por objetivo analisar o ambiente onde o projeto pretende se inserir, examinar o contexto social, econômico e político local.
A sequência correta é
No campo da saúde, o planejamento é empregado de forma ampla de modo a fornecer as ferramentas para a avaliação de programas, serviços, cuidados em saúde, previsão de custos e alocação de recursos.
No âmbito do Serviço Social, o planejamento viabiliza uma formalização das relações entre estruturas institucionais e profissionais, que possuem naturezas distintas, porém complementares.
Tendo como base Nogueira e Mioto (2009) e sobre os elementos essenciais no planejamento das ações institucionais e profissionais no campo da saúde, marque a opção correta.
Sobre o processo de elaboração de um projeto social, desenvolvido por Armani (2003), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A identificação da oportunidade para uma ação social estratégica perpassa pela sensibilização dos atores sociais relevantes e pela mobilização dos órgãos e instituições potencialmente aliados.
( ) O êxito de um projeto social depende de quatro fatores-chave: a organização política, a sustentabilidade técnica, os recursos metodológicos e o aporte financeiro.
( ) O diagnóstico é essencial à construção da análise preliminar da sustentabilidade do projeto e permite a formulação dos objetivos, estratégias, resultados e atividades.
( ) A análise dos atores envolvidos ocorre concomitante à análise da lógica da intervenção do projeto para que haja a validação das ações previstas junto ao público alvo.
( ) Desde a primeira elaboração do projeto, as premissas ou fatores de risco devem ser identificados com vistas à mensuração do grau de incerteza proveniente das condições externas.