Questões de Concurso Militar CIAAR 2024 para Médico da Aeronáutica - Geriatria

Foram encontradas 30 questões

Q2563204 Medicina
Paciente de 75 anos, sexo masculino, dependente parcial para as atividades de vida diária instrumentais e independente para as básicas, devido a quadro de demência pela doença de Alzheimer. Foi hospitalizado devido ao quadro de pneumonia adquirida na comunidade há 48 horas. Nas últimas 24 horas, está alternando períodos de agitação e inquietação com letargia e estupor, além de evidente comprometimento da consciência, pensamento, atenção e memória episódica. Previamente à internação, encontrava-se em uso de Escitalopram, Rivastigmina, Eszopiclona e Mirtazapina.

Qual o medicamento em uso pelo paciente contribuiu para o quadro clínico acima descrito? 
Alternativas
Q2563205 Medicina
Sobre as alterações fisiológicas do sistema imune, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) O sistema inato é afetado com defeitos na fagocitose, quimiotaxia e produção de citocinas.
( ) Devido à involução do timo, há menor quantidade de células de memória disfuncionais.
( ) Imflamm-aging é um estado inflamatório crônico de baixo grau, que está associado à aterosclerose, diabetes e doenças neurodegenerativas.
( ) O imflamm-aging não sofre influência de fatores genéticos individuais e da epigenética.
Alternativas
Q2563206 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a imobilidade e a síndrome da imobilização.

I. Os critérios maiores para a síndrome da imobilização são déficit cognitivo médio a grave e múltiplas contraturas.
II. Idosos com imobilidade que desenvolvem feridas por pressão apresentam taxa anual de mortalidade de 70%.
III. A imobilidade produz intensa e rápida perda de massa óssea estimada em 0,9% da massa óssea/mês.
IV. A cada seis meses de inatividade, a força muscular declina 20% e 10% em membros inferiores e superiores, respectivamente.
V. A principal causa de óbito nos idosos acamados é a embolia pulmonar.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563207 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
A inervação ______________ do trato urinário inferior emerge da medula espinhal ao nível de T11 a L2, fazendo sinapses no plexo hipogástrico e mesentérico. A inervação _______________ origina-se de neurônios localizados na coluna intermediolateral dos segmentos S2-S4 da medula. A inervação ______________ do esfíncter uretral externo emerge do núcleo de Onuf, localizado no corno anterior de um ou mais segmentos da medula espinhal sacral.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563208 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a incontinência urinária em idosos.

I. O tratamento de primeira linha para incontinência urinária de esforço é a administração de duloxetina.
II. A realização dos exercícios de Kegel é a primeira linha para o tratamento da incontinência urinária tipo urgência.
III. O uso de estrógenos na genitália feminina reduz a incontinência urinária na mulher pós-menopausa.
IV. O manejo de casos graves de incontinência urinária de esforço consiste na utilização de faixas suburetrais de suporte.
V. O anticolinérgico trospium difere-se de outros da mesma classe por menor passagem pela barreira hematoencefálica.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563209 Medicina
Sobre a os transtornos de ansiedade na pessoa idosa, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) O transtorno de ansiedade agorafobia é o mais prevalente na população idosa.
( ) A amígdala desempenha função principal nos circuitos adjacentes aos sintomas de ansiedade e medo.
( ) O emprego da terapia cognitivo comportamental, associada ou não ao tratamento farmacológico, apresenta resposta significativa a curto e longo prazo.
( ) A depressão diferencia-se da ansiedade pela presença de fatigabilidade, alteração da concentração e a redução da atenção. 
Alternativas
Q2563210 Medicina
Paciente, 81 anos, sexo feminino, dependente parcial para atividades de vida diária devido aos diagnósticos de osteoartrite de quadril e transtorno de depressão maior com presença de sintomas psicóticos. Foi recentemente atendida em pronto atendimento com sensório rebaixado, sendo detectado o nível sérico de sódio de 108mEq/l (valor de referência: 135 – 145mEq/l). Encontra-se em uso de Sertralina, Aripripazol, Agomelatina e Carbonato de Lítio.

Qual o medicamento em uso pelo paciente contribuiu para o quadro clínico acima descrito? 
Alternativas
Q2563211 Medicina
Paciente de 86 anos, sexo feminino, dependente parcial para atividades de vida diária instrumentais. É atendida em consulta de geriatria devido ao quadro de quedas frequentes. Apresenta os diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2, demência pela doença de Alzheimer e depressão maior. Está em uso de Metformina, Empagliflozina, Hidroclorotiazida, Losartana, Atorvastatina, Sertralina, Memantina e Donepezila. Ao exame físico, observou-se pressão arterial e frequência cardíaca em posição supina de 148x74mmHg e 74bpm, respectivamente. A pressão arterial e a frequência cardíaca após um minuto em posição ortostática foi 102x58mmHg e 87bpm, respectivamente. A conduta adequada para o paciente do caso clínico acima é desprescrever: 
Alternativas
Q2563212 Medicina
Paciente, 65 anos, sexo feminino, independente para as atividades de vida diária básicas e instrumentais e que apresenta doença renal crônica, estágio IIIa, como única morbidade conhecida. Iniciou febre e prostração nos últimos 3 dias. Presença de dor pleurítica, tosse produtiva e dispneia nas últimas 48h. Ao exame físico, observamse sons respiratórios reduzidos em base esquerda com presença de som bronquial e submacicez à percussão, frequência respiratória de 26irpm, frequência cardíaca de 86bpm e pressão arterial de 124x78mmHg, orientação espacial e temporal preservada. Escala Pneumonia Severity Index de 65 pontos.

Considerando a descrição do caso clínico acima, marque a opção que apresenta o tratamento adequado. 
Alternativas
Q2563213 Medicina
Sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica na pessoa idosa, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Em pacientes exacerbadores com eosinófilos acima de 100 células/mcL, deve-se prescrever corticoides inalatórios.
( ) Recomenda-se oxigenioterapia na presença de PaO2 inferior a 65mmHg na presença de policitemia secundária ou cor pulmonale.
( ) A inespecificidade dos sintomas contribui com o subdiagnóstico em faixas etárias elevadas.
( ) Deve-se administrar vacinas antipneumocócicas, anti-influenza, contra o SARS-CoV-2, contra a herpeszoster e a tríplice bacteriana acelular. 
Alternativas
Q2563214 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
O tremor essencial, geralmente, é postural ou cinético das mãos e antebraço, _______________ e com frequência de 4 a 6Hz e pode acometer a cabeça. É um tremor visível e persistente, que em cerca de metade dos casos há histórico familiar, refletindo um padrão autossômico _______________. Os medicamentos empregados são ________________, ________________ e topiramato (doses superiores a 200mg/dia).

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563215 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto às doenças do esôfago.

I. O espasmo difuso caracteriza-se por dor torácica ou disfagia no qual a manometria mostra ondas peristálticas normais interrompidas por contrações não peristálticas (esôfago em quebra nozes).
II. Presbiesôfago é a denominação atual para as alterações da deglutição associadas à idade avançada.
III. Em idosos saudáveis com mais de 75 anos, observa-se menor tônus basal do esfíncter esofagiano inferior.
IV. Na acalasia ocorre ausência de relaxamento do esfíncter esofagiano inferior induzida pela deglutição.
V. A disfagia esofágica é definida como a dificuldade de iniciar a deglutição e/ou mover o bolo alimentar da cavidade oral para o esôfago.

Estão corretas apenas as afirmativas 
Alternativas
Q2563216 Medicina
Paciente de 64 anos, sexo masculino, dependente parcial para as atividades de vida diária instrumentais. Apresenta, há um ano, declínio funcional associado a longos períodos de apatia, alternando com desinibição sexual e realização de atos libidinosos diante de familiares e vizinhos, e consumo excessivo de doces e bebidas alcoólicas, com ganho de peso de 20Kg em 12 meses. Neuroimagem com atrofia pronunciada da região frontal bilateralmente.

Considerando a descrição do caso clínico acima, marque a opção com o diagnóstico correto. 
Alternativas
Q2563217 Medicina
Sobre a demência por Corpos de Lewy, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Representa cerca de 20 a 30% dos diagnósticos em necropsias, sendo a segunda causa mais comum de demência degenerativa.
( ) A manifestação cognitiva se assemelha com a demência pela Doença de Alzheimer com declínio marcante da memória episódica.
( ) O bulbo olfatório, o núcleo motor dorsal do nervo vago e o sistema nervoso autônomo são afetados inicialmente.
( ) A síndrome parkinsoniana é do tipo hipercinético com predomínio axial, unilateral e assimétrico. 
Alternativas
Q2563218 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Acredita-se que 85% da população idosa é acometida por osteoartrite, sendo o sexo ___________ mais acometido nesta faixa etária. A osteoartrite de ____________ é a mais prevalente. Os principais achados radiológicos incluem a diminuição do espaço articular, ____________, cistos subcondrais e osteófitos.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563219 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a Doença de Paget.

I. Na lesão inicial da doença de Paget óssea, observam-se anormalidades de osteoblastos, que são numerosos e com grande quantidade de núcleos por célula.
II. A doença caracteriza-se pela formação de osso maior em tamanho, menos compacto e mais vascularizado, sendo susceptível a deformações e fraturas.
III. A doença é mais prevalente na América do Norte, Europa e Oceania. No Brasil, há maior prevalência na região de Recife-PE.
IV. A doença é frequentemente descoberta pelo aumento da gama GT em pacientes em doença biliar ou pelo acometimento radiológico da epífise proximal de ossos longos.
V. A doença acomete com maior frequência a pelve, coluna lombar, fêmur e a coluna torácica.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563220 Medicina
Sobre a anemia na pessoa idosa, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A anemia associa-se, na pessoa idosa, à redução da funcionalidade, comprometimento da cognição, quedas e maior morbidade e mortalidade.
( ) A anemia é mais prevalente nos idosos acima dos 80 anos e entre os que residem em instituições de longa permanência.
( ) Metade dos casos de anemia na pessoa idosa é de origem carencial, especialmente de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.
( ) As principais causas da anemia na doença renal crônica são a deficiência de ferro, inflamação crônica e desnutrição.
Alternativas
Q2563221 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
A transição menopausal ocorre cerca de quatro anos antes da menopausa. O termo menopausa é definido como cessação permanente dos períodos menstruais por __________ meses consecutivos. A menopausa ocorre em média ao redor dos cinquenta e um anos, sendo considerada precoce antes dos __________ anos e tardia quando acontece após os __________ anos. Quando ocorre a falência funcional dos ovários, os níveis circulantes dos hormônios foliculoestimulante (FSH) e luteinizante (LH) se tornam __________.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563222 Medicina
Paciente, 74 anos, sexo feminino, dependente parcial para as atividades de vida diária instrumentais. O declínio funcional ocorreu após duas fraturas decorrentes de quedas da própria altura, sendo a primeira há nove meses em corpo da vértebra L3 e a segunda em colo de fêmur esquerdo há três meses. Foi submetida à realização de densitometria óssea, sendo constatado T score - 3,5 desvio-padrão (DP) em fêmur total, - 2,8 DP colo de fêmur e – 2,9 DP em coluna lombar (L1, L2 e L4).

Considerando o caso clínico acima, opção correta que apresenta o tratamento, além da administração de cálcio e vitamina D3, é 
Alternativas
Q2563223 Medicina
Analise as afirmativas abaixo, sobre a hiperplasia prostática benigna (HPB).

I. A enzima 5-alfa redutase converte a testosterona em di-hidrotestosterona, que estimula a proliferação celular e inibe a apoptose, afetando o equilíbrio entre a proliferação e morte celular.
II. Os inibidores da 5-fosfodiesterase quando empregados diariamente aliviam os sintomas de armazenamento e esvaziamento, além de reduzir o volume prostático após 6 a 12 meses de uso.
III. A HPB aumenta a resistência uretral resultando inicialmente em hipertrofia compensatória detrusora e, a longo prazo, perda da função contrátil e complacência vesical.
IV. Os alfabloqueadores inibem o efeito adrenérgico nas células musculares lisas, reduzindo o tônus uretral e, por conseguinte, melhorando os sintomas de esvaziamento e armazenamento.
V. Os principais efeitos colaterais dos alfabloqueadores são redução da libido, redução do volume espermático e disfunção erétil.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: D
6: B
7: A
8: D
9: C
10: A
11: B
12: B
13: A
14: C
15: D
16: C
17: D
18: C
19: A
20: B