Questões de Concurso Militar CBM-ES 2011 para Aspirante do Corpo de Bombeiro Militar
Foram encontradas 15 questões
Ao declínio de Roma correspondeu o surgimento de uma nova forma de organização social, política e econômica, o feudalismo, marcado pela poderosa presença da Igreja Católica e, em larga medida, o sistema que caracterizou a Idade Média europeia.
No primeiro parágrafo do texto, menciona-se a importância de grandes rios para a existência de algumas das mais antigas civilizações, a exemplo dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, e do rio Nilo, no Egito.
As famosas pirâmides do Egito, construídas para o armazenamento de cereais e oferecidas em honra aos deuses, são exemplos de grandes obras, possíveis graças ao esforço concentrado e organizado de muitos homens característico de regimes politicamente abertos.
Avessos a qualquer forma de religiosidade, os gregos antigos produziram uma cultura racionalista, antropocêntrica e claramente hostil às manifestações de individualismo.
Elemento decisivo para o advento da contemporaneidade, a Revolução Industrial foi responsável pela consolidação do capitalismo como sistema dominante, cuja expansão, em escala cada vez mais universal, sob a forma do imperialismo, provocou acirramento das rivalidades entre Estados, sendo esse fato importante causa para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Inúmeros desafios, sobretudo de ordem material, levaram a Coroa portuguesa a interagir com particulares a fim de assegurar a colonização do Brasil. A criação das capitanias hereditárias, entre as quais a do Espírito Santo, insere-se nesse processo de convergência entre os interesses estatais e os privados.
Amparada em amplo apoio popular, a República brasileira substituiu um regime monárquico já bastante fragilizado, aproximando politicamente o país do mundo contemporâneo, visto que, com o regime republicano, promoveram-se eleições sem fraudes e o voto secreto foi estendido à maioria da população.
Entre os acontecimentos fundamentais que, no contexto dos séculos XV e XVI, anunciaram a emergência dos Tempos Modernos, destacam-se o Renascimento cultural, a Reforma Religiosa e a expansão comercial e marítima, a qual incorporou, entre outros importantes resultados, pela via da colonização, o território americano a uma Europa que substituía a velha ordem feudal em declínio pela inovação capitalista burguesa.
Do ponto de vista econômico, a Revolução Industrial caracterizou-se pela substituição das ferramentas por máquinas, da energia humana pela motriz e da produção doméstica pelo sistema fabril, sendo todas essas transformações subordinadas a um vigoroso processo de inovações tecnológicas.
Embora faça parte da Era das Revoluções Burguesas, a Revolução Francesa, iniciada em 1789, não se assemelha e, muito menos, se confunde com os demais movimentos revolucionários do período, em razão de ter permanecido restrita ao país onde se originou, de não ter sido marcada por manifestações radicais e, por fim, de ter resultado no duradouro triunfo do Antigo Regime.
A Constituição de 1988, marcada pela defesa explícita dos direitos individuais e coletivos, é considerada por certos doutrinadores como demasiado extensa e prolixa e suscetível a um número excessivo de emendas.
O suicídio do presidente Vargas, especialmente pelo drama pessoal que envolveu e a repercussão dramática que ocasionou, representou uma das graves crises políticas que o Brasil viveu entre a queda do Estado Novo e a ruptura institucional de 1964.
Nos anos JK, o desenvolvimentismo foi uma experiência autóctone que desvinculou o Brasil da economia internacional, que, cada vez mais, tendia à globalização.
Os vinte e um anos do regime militar instaurado em 1964 foram marcados pelo autoritarismo e pela ação de forças repressoras, mas o Legislativo permaneceu funcionando ao longo do período e o Judiciário não chegou a ser atingido.
O governo de Tancredo Neves, cuja eleição direta selou o reencontro do Brasil com o poder civil e a democracia, interrompido com sua morte, foi completado pelo vice-presidente, José Sarney.