Questões de Concurso Militar PM-RJ 2010 para 1° Tenente - Médico Infectologia
Foram encontradas 50 questões
As causas de morte de pacientes infectados pelo HIV, obtidas por um levantamento nacional conduzido na França em 2005, foram comparadas com aquelas obtidas por um levantamento similar realizado em 2000. Entre 1042 mortes reportadas em 2005, 344 (34%) foram relacionadas a câncer. Em 2000, das 934 mortes relatadas, 269 (29%) foram por câncer. A proporção de cânceres relacionados às hepatites (6% em 2000 vs. 11% em 2005) e de cânceres não relacionados a Aids nem às hepatites (38% em 2000 vs 50% em 2005) aumentaram significativamente de 2000 para 2005 (P = 0,03 e P = 0,01, respectivamente).
Fonte: Clin Infect Dis 2009; 48:633–9
Considerando que a forma do levantamento, as definições de câncer e os métodos de detecção de câncer não modificaram significativamente entre 2000 e 2005, em relação à metodologia e aos resultados do estudo, é correto afirmar que, entre os indivíduos infectados pelo HIV na França,
Durante uma tarde de plantão em uma Clínica de Imunização, três indivíduos com situações incomuns ao cotidiano procuram atendimento: uma gestante no primeiro trimestre, suscetível à rubéola, requisitando administração da vacina tríplice viral para seu filho com 12 meses; um profissional de saúde que, após duas séries de três doses da vacina para hepatite B, ainda não havia obtido níveis séricos protetores de Anti-HBs; um adolescente portador de neoplasia hematológica em quimioterapia, sem história de varicela, que teve contato significativo com criança com varicela em ambiente hospitalar, há 36 horas.
As condutas mais adequadas para cada situação são, respectivamente,
Paciente do sexo feminino apresenta diarreia aquosa, de moderada intensidade, em uma área onde está havendo um surto epidêmico de cólera. Considere que o diagnóstico pelo vibrião colérico foi comprovado e que a paciente está grávida de 12 semanas.
Além da reidratação adequada, o tratamento antimicrobiano deverá ser feito preferencialmente com
Paciente de 45 anos apresenta prolapso de válvula mitral com regurgitação e será submetido a endoscopia digestiva alta para esclarecer dor epigástrica de 2 meses.
Além dos cuidados técnicos inerentes ao procedimento, a melhor conduta em relação à profilaxia antibiótica é
Em maio de 2006, 21 indivíduos, moradores de Mojuí dos Campos (PA), apresentaram quadro febril agudo, acompanhado de cefaleia, mialgia, astenia, artralgia e epigastralgia, evoluindo com edema de membros inferiores, dispneia aos esforços e sinais clínicos de insuficiência cardíaca congestiva. Cinco pacientes apresentaram alterações de repolarização no ECG, 1 apresentou bloqueio completo de ramo direito, 3 apresentaram derrame pericárdico e 1 paciente evoluiu para óbito por miocardite aguda. Os casos distribuíram-se em 6 núcleos familiares e ocorreram cerca de 15 dias da ingestão de suco de bacaba de fonte comum.
Fonte: Rev Soc Bras Med Trop Vol 40: Supl I, 2007.
A droga indicada para tratamento dos pacientes do surto de Mojuí dos Campos é
Um paciente do sexo masculino procura atendimento médico referindo febre baixa, mal-estar, cefaleia e mialgias concomitantes ao surgimento de pápulas eritematosas e vesículas agrupadas na genitália externa, com dor, queimação e prurido locais, além de linfadenopatia inguinal e femoral. Nos dias que seguiram, houve aparecimento de novas lesões e as existentes progrediram para pústulas, que coaleceram e ulceraram. Cerca de 7 dias antes do início dos sintomas, participou de sexo grupal sem uso de preservativos. Nega episódios semelhantes no passado. Foram então solicitados exames complementares que evidenciaram: Teste de Tzanck, obtido da base de lesão genital ulcerada, positivo; Imunofluorescência direta para HSV-2 no material de lesão genital, negativa; sorologia para HSV-1 + HSV- 2 IgG não reativo; sorologia para HSV-1 + HSV-2 IgM reativo.
Com os dados disponíveis, o diagnóstico mais provável para o quadro apresentado é
Paciente de 16 anos, sexo feminino, procedente de Amargosa – BA, é admitida com história de que há 8 dias iniciou quadro de dor em região lombar com irradiação para membros inferiores associado a cefaleia de moderada intensidade, constipação intestinal e incontinência urinária, evoluindo com parestesia e paraparesia flácida bilateral e simétrica após 4 dias. Ao exame físico da admissão, paciente em bom estado geral, afebril, normotensa, redução de força muscular em membros inferiores, arreflexia bilateral, sensibilidade térmica, tátil e dolorosa ausentes abaixo dos joelhos e face interna das coxas. Líquor obtido por punção lombar revela: 337 cél/mm3 , predomínio mononuclear e 20% de eosinófilos, glicorraquia de 51 mg%, proteínas 130 mg%. A RNM de coluna lombossacra mostra espessamento da porção distal da medula e do cone medular e realce de raízes nervosas após a infusão venosa do meio de contraste. Foi medicada com praziquantel e prednisona com regressão dos sintomas neurológicos na primeira semana de tratamento, recuperando controles esfincterianos, mas mantendo arreflexia.
Fonte: Rev Soc Bras Med Trop vol 38: Supl I, 2005.
A provável etiologia para o caso relatado é
Paciente do sexo feminino, 45 anos, natural da Bahia, doadora inapta do Instituto de Hematologia, por diagnóstico de doença de Chagas e infecção pelo HIV. Exames posteriores documentaram estar na forma indiferenciada de Chagas (IFI = 1/160, HA = 1/1280, ELISA = 1/1280, exames de rastreamento normais), com contagem de CD4 de 310 cél/mm3 e carga viral de 5.000 cópias/ml (3,7 log/ml). Foi recomendado o início da terapia antirretroviral, mas optou-se por esperar. Dois anos após, a paciente foi internada com febre, cefaleia, vômitos, taquicardia, hipotensão postural, dor abdominal e rigidez de nuca. As pesquisas de tripomastigotas em gota espessa corada de sangue periférico e por xenodiagnóstico foram ambas positivas. Os eletrocardiogramas seriados e o ecocardiograma foram compatíveis com miocardite.
Entre as condutas tomadas pelo médico
assistente, aquela que NÃO está adequada ao
momento atual da evolução clínica da paciente é