Questões de Concurso Militar PM-MG 2024 para Oficial de Saúde - Psicólogo

Foram encontradas 35 questões

Q2471302 Psicologia
Filgueiras e Hippert (In: JACQUES; CODO, 2002) analisam o conceito de estresse, sua caracterização por diferentes autores e alguns estudos produzidos sobre a questão. Em consonância com a apresentação dos autores, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2471304 Psicologia
Sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2005), assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2471306 Psicologia
Considere as assertivas a seguir sobre o processo de psicodiagnóstico, de acordo com as colocações dos autores RIGONI e SÁ (In: HUTZ et al., 2016). Em seguida, marque VERDADEIRO (V) ou FALSO (F). 

(  ) O psicodiagnóstico é um dos tipos de avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos, portanto, não abrange todas as formas de avaliação psicológica.
(  ) O psicodiagnóstico pode ser entendido como um processo com início, meio e fim, que utiliza entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para compreender as potencialidades e as dificuldades apresentadas pelo avaliando, tendo por base uma teoria psicológica.
(  ) Considerando que o profissional dispõe de um tempo limitado, o psicólogo deve ter clareza do que deverá ser investigado, devendo prezar sempre pela celeridade do processo. Desta forma, o número de procedimentos aplicados dever ser reduzido ao mínimo, partindo sempre de um único encontro inicial, dedicado à entrevista.
(   ) O primeiro objetivo diz respeito à formação do vínculo entre o profissional e seu avaliando, a fim de garantir o bom andamento do processo. Assim, se justifica a não utilização, em um primeiro momento, de testes que mobilizem uma conduta que corresponda ao sintoma.

De acordo com as respostas fornecidas anteriormente marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2471308 Psicologia
SILVA e BANDEIRA (In: HUTZ et al., 2016), abordam a questão da anamnese no processo de psicodiagnóstico. 
Considerando a colocação das autoras, responda qual das assertivas abaixo está CORRETA: 
Alternativas
Q2471310 Psicologia
De acordo com TRENTINI, BANDEIRA e KRUG (In: HUTZ et al., 2016), a escolha de instrumentos e técnicas adequados a uma dada situação é um passo importante para um bom resultado do processo psicodiagnóstico.
Considerando as colocações dos autores, marque a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2471312 Psicologia
O Exame do Estado Mental (EEM) foi enfocado por OSÓRIO (In: HUTZ et al., 2016). De acordo com as considerações do autor, qual das alegações abaixo está INCORRETA: 
Alternativas
Q2471314 Psicologia
De acordo com PEUKER e KESSLER (In: HUTZ et al., 2016), o psicodiagnóstico aplicado a transtornos por uso de substâncias traz informações relevantes ao planejamento terapêutico, à mensuração de desfechos e à reabilitação de condições clínicas decorrentes do uso de drogas.

Considerando as alegações dos autores, analise as assertivas abaixo assinalando VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).
( ) Substâncias psicoativas são aquelas capazes de promover alterações no funcionamento mental ou psiquismo, afetando a maneira como as pessoas que as utilizam pensam, sentem e se comportam. Essas alterações no psiquismo são iguais para todas as substâncias, pois cada uma causa prejuízos cognitivos no sistema nervoso central, indiferentemente do potencial de ação.

(  ) A perspectiva mais atual sugere que a intensidade e as consequências negativas decorrentes do consumo de drogas variam ao longo de um continuum de gravidade. Portanto, a relação do indivíduo com as drogas deve ser analisada de forma mais ampla e não está circunscrita à frequência e à quantidade do uso da substância. 
( ) O psicodiagnóstico é indicado quando as queixas se sobrepõem ao uso da substância, ou seja, o quadro do paciente ganha maior complexidade em virtude das consequências negativas associadas ao uso e do prejuízo no ajustamento psicossocial. Assim, alterações cognitivas e comportamentais passam a ser observadas.
(  ) O psicodiagnóstico não pode ser solicitado de forma compulsória. Sabe-se que, sob condições de obrigatoriedade do exame, o examinando pode não cooperar com o psicólogo, omitindo informações relevantes ou distorcendo a realidade. Assim o psicólogo deve se ater à cooperação do avaliado. 

Escolha e marque a opção que contêm a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2471316 Psicologia
De acordo com MACEDO e CARRASCO (In: MACEDO e CARRASCO, 2017), a entrevista é um importante recurso que o psicólogo utiliza em seu trabalho. Considerando as colocações dos autores, marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q2471318 Psicologia
De acordo com MACEDO e FALCÃO (In: MACEDO; CARRASCO, 2017), a situação psicanalítica é, por excelência, uma situação de comunicação. Considerando as colocações das autoras, marque a opção INCORRETA:
Alternativas
Q2471320 Psicologia
WERLANG, MACEDO e ASNIS (In: MACEDO; CARRASCO, 2017) falaram sobre a autópsia psicológica. Considerando as colocações dos autores, marque a opção INCORRETA:
Alternativas
Q2471322 Psicologia
Segundo BALDO (In: MACEDO; CARRASCO, 2017), instituições são normas e valores que caracterizam o funcionamento da sociedade e garantem sua reprodução. Considerando as colocações da autora, marque a opção INCORRETA:
Alternativas
Q2471324 Psicologia
De acordo com a Resolução do CFP nº 002/2016, que regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e processos seletivos de natureza pública e privada, avalie as assertivas seguintes em FALSO (F) ou VERDADEIRO (V). Em seguida, assinale a resposta CORRETA.

(  ) Art. 1º_ § 2º - Nos processos seletivos é obrigatório o uso de testes psicológicos, e estes deverão ser aprovados pelo CFP, de acordo com as Resoluções CFP nº 002/2003 e nº 05/2012, ou resoluções que venham a substituí-las ou alterá-las.
(  ) Art. 2º _ II - à luz dos resultados de cada instrumento, proceder à análise conjunta destes de forma dinâmica, a fim de relacioná-los à profissiografia do cargo, às características necessárias e aos fatores restritivos e/ou impeditivos para o desempenho do cargo.
(  ) Art. 7º – Na hipótese de recurso administrativo à instância competente, o(a) candidato(a) poderá ser assessorado(a) ou representado(a) por psicólogo(a), devidamente inscrito(a) e ativo(a) no Conselho Regional de Psicologia e que não tenha feito parte da comissão avaliadora. 
(  ) Art. 10 - Caso o(a) candidato(a) tenha sido considerado(a) apto(a) por meio de avaliação psicológica para um cargo específico de provimento em concurso público, essa avaliação poderá ser utilizada para outro cargo e/ou outro processo seletivo que ocorrer no mesmo ano.

Marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2471326 Psicologia
Considere a RESOLUÇÃO do CFP nº 001/2022, que regulamenta a Avaliação Psicológica para concessão de registro e porte de arma de fogo. Avalie as assertivas seguintes em FALSO (F) ou VERDADEIRO (V) e, em seguida, localize a resposta CORRETA.

(  ) Art. 4º. A psicóloga e o psicólogo devem avaliar as seguintes características psicológicas do interessado ao registro e porte de arma de fogo: I – Aspectos cognitivos; II – Traços de personalidade; III – Juízo crítico e comportamento. 
(   ) Art. 5º. A psicóloga e o psicólogo devem adotar os seguintes procedimentos em avaliação psicológica para registro e porte de arma de fogo: V – avaliar os traços de personalidade por meio apenas de instrumentos expressivos.
(  ) Art. 6º. São autorizados de procederem à Avaliação Psicológica para Registro e Porte de Arma de Fogo a psicóloga e o psicólogo que: IV – tenham vínculo com Centro de Formação de Vigilantes, Empresas de Segurança Privada, Escolas de Formação, Clubes de tiro ou com outras prestações de serviços com o candidato, observando os preceitos do Código de Ética Profissional.
(  ) Art. 7º. A validade do conteúdo do documento psicológico que resulta da avaliação psicológica deverá observar os prazos estabelecidos por normas específicas, desde que não ultrapasse o prazo máximo de 2 anos, a contar da data de emissão do documento psicológico, conforme Resolução CFP nº 06, de 2019.
Marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2471328 Psicologia
A Resolução do CFP nº 031/2022 estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI. De acordo com esta Resolução, avalie as assertivas seguintes e marque a opção CORRETA: 
Alternativas
Q2471330 Psicologia
DALGALARRONDO (2018) alega que a semiologia psicopatológica é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. Considerando as alegações do autor, avalie as assertivas seguintes e marque a opção INCORRETA:
Alternativas
Q2471332 Psicologia
O artigo “O lugar da clínica na prevenção aos agravos em saúde mental: como mensurar o que “não ocorre” (MARTINS; GISCHEWSKI, 2017), analisa, por meio de uma reflexão crítica e extratos de relatos de casos, o lugar da Psicologia Clínica na prevenção do adoecimento mental de policiais militares.
Analise as seguintes afirmativas sobre este texto:
I. De acordo com as autoras, os policiais militares frequentemente verbalizam que preferem se tratar com psicólogos credenciados ao invés dos Oficiais Psicólogos.
II. De acordo com as autoras, somente os policiais pouco comprometidos com o trabalho se licenciam com frequência por questões de saúde.
III. De acordo com as autoras, a atividade clínica, além de informar disfunções individuais, permite análise contextualizada do local onde alguns adoecimentos acontecem.
IV. As autoras defendem a prioridade dos indicadores quantitativos – número de consultas realizadas, por exemplo – na mensuração da efetividade do trabalho preventivo realizado pelo psicólogo clínico.
Após análise das sentenças, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2471333 Psicologia
Sato (In: JACQUES; CODO, 2002) apresenta a pertinência do uso da abordagem etnográfica nos estudos da relação entre saúde mental e trabalho. A partir dos argumentos expostos pela autora, assinale a afirmativa CORRETA:
Alternativas
Q2471335 Psicologia
De acordo com DALGALARRONDO (2018), ‘ao se adentrar no estudo da personalidade humana, deve-se estar atento à complexidade do tema, a sua dimensão multifacetada e à facilidade com que se cometem erros e simplificações inadequadas...’
Considerando as alegações do autor sobre as características dos transtornos de personalidade, avalie as assertivas seguintes e marque a opção INCORRETA:
Alternativas
Q2471337 Psicologia
De acordo com DALGALARRONDO (2018), as substâncias com ação no cérebro e repercussões no psiquismo/comportamento produzem, de modo geral, sensações de prazer ou excitação (respostas de recompensa), cuja correspondência cerebral está vinculada às chamadas áreas e circuitos de recompensa do cérebro.
Considerando as alegações do autor a respeito dos transtornos relacionados a substâncias e comportamentos aditivos, marque a opção INCORRETA: 
Alternativas
Q2471338 Psicologia
Considerando as alegações de OLIVEIRA e SILVA (In: LINS, 2017), sobre as especificidades da avaliação psicológica em adultos, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: A
6: B
7: C
8: D
9: C
10: D
11: D
12: C
13: D
14: C
15: B
16: A
17: B
18: A
19: B
20: C