Questões de Concurso Militar EsFCEx 2022 para Oficial - Especialidade: Cirurgia Pediátrica

Foram encontradas 44 questões

Q2201675 Medicina
Paciente do sexo feminino, 14 anos, procurou assistência médica no posto de saúde, queixando-se de obstrução nasal, catarro amarelado e dor de cabeça frontal há 3 dias. Nega febre, náuseas, vômito ou diarreia. Ao exame físico: afebril, sem rigidez de nuca, sem dor à palpação de seios da face, orofaringe e ouvido sem anormalidades. Foi diagnosticada com rinossinusite aguda de provável etiologia bacteriana. Prescrito, por 7 dias, amoxicilina com clavulonato, 500 mg de 8/8 horas, ibuprofeno 3 vezes ao dia e lavagem nasal com soro fisiológico.
Em relação à conduta, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201676 Medicina
Paciente do sexo feminino, 65 anos, procura ambulatório para consulta de rotina que faz a cada 6 meses. Relata ser portadora de insuficiência renal crônica não dialítica, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Faz uso de enalapril 10 mg de 12 em 12 horas, metformina 850 mg, 3 vezes ao dia, e gliclazida 60 mg, 1 vez ao dia. Os níveis de pressão arterial, glicemia de jejum e hemoglobina glicada estão normais. A Taxa de Filtração Glomerular estimada (TFGe) há 2 anos era de 71 mL/min/1,73 m² e agora está de 35 mL/min/1,73 m².
Dentre as opções a seguir, qual a conduta a ser tomada?
Alternativas
Q2201677 Medicina
Paciente do sexo feminino, 68 anos, procura posto de saúde por quadro de incontinência urinária, especialmente ao fazer esforços. Isso tem levado essa paciente a isolamento social. Refere ser viúva, mãe de 3 filhos.
Qual seria a conduta inicial mais adequada?
Alternativas
Q2201680 Medicina
Paciente do sexo masculino, 62 anos de idade, com história de hipertensão arterial há mais de 20 anos, sem tratamento. Há 2 anos, começou a ter dispneia aos esforços. Procurou assistência médica, sendo diagnosticado com cardiopatia hipertensiva. Há 2 meses, ele deu entrada no pronto-socorro com quadro de edema agudo de pulmão. Apesar de todas as medidas, o paciente faleceu após 2 horas. Há cerca de 4 meses, teve diagnóstico de câncer de próstata.
Em relação à declaração de óbito, assinale a alternativa que indica a doença ou o estado mórbido que causou diretamente a morte (causa imediata ou terminal).
Alternativas
Q2220000 Medicina
A uretrocistografia miccional é essencial no diagnóstico da seguinte condição clínica:
Alternativas
Q2220001 Medicina
Recém-nascido a termo, com 2 dias de vida, apresentou alterações no escroto há 2 horas. Ao exame físico, o testículo direito está sensível, firme, com hiperemia da pele sobrejacente. O testículo esquerdo está normal.
A conduta adequada é:
Alternativas
Q2220002 Medicina
A doença de Hirschsprung (DH) é uma doença congênita causada por defeito na migração de células ganglionares para os plexos mioentéricos e submucosos do intestino grosso. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2220003 Medicina
Lactente de 7 meses de idade foi internado por diarreia aguda há 36 horas. Na última avaliação, há 2 horas, foram observadas irritabilidade, dor abdominal, e a criança apresentou dois episódios da diarreia com sangue vivo. No momento, a criança encontra-se prostrada, após um período de dor em cólica.
Sobre este quadro, pode-se afirmar que
Alternativas
Q2220004 Medicina
A intussuscepção intestinal é uma das causas mais frequentes de obstrução intestinal aguda em lactentes. Nesses casos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2220005 Medicina
A correção da atresia de esôfago deve ser realizada, preferencialmente, por acesso posterolateral direito. O acesso descrito por Marchese, através do triângulo auscultatório, tem a vantagem de seccionar minimamente os planos musculares. Os músculos, afastados nessa técnica para exposição do gradeado costal são:
Alternativas
Q2220006 Medicina
Criança com 8 anos de idade, portadora de invaginação íleo-ceco-cólica, foi submetida a tratamento cirúrgico, e o achado intraoperatório foi de um bloco linfonodal extenso junto ao íleo terminal bastante sugestivo de linfoma. A conduta adequada é:
Alternativas
Q2220007 Medicina
Lactente do sexo masculino, com 40 dias de vida, previamente hígido, iniciou com vômitos em jato, não biliosos há 24 horas. Não apresenta febre, mas encontra-se com irritabilidade e choroso. Ao exame físico, apresenta distensão em região epigástrica com tumoração palpável no quadrante superior do abdome de consistência fibroelástica. A próxima conduta é:
Alternativas
Q2220008 Medicina
Recém-nascido do sexo masculino, prematuro de 33 semanas de gestação, peso de nascimento 2400 g, parto cesárea. Apgar 9 e 10, internado na UTI neonatal devido a desconforto respiratório transitório. Ainda na sala de parto, foram aspirados 40 mL de líquido gástrico claro, sem qualquer outra intercorrência. No momento, após 8 horas do nascimento, o neonato vomitou 3 vezes líquido bilioso, não evacuou e está ligeiramente distendido no andar superior do abdome.
Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q2220009 Medicina
Sobre o cisto de colédoco, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2220010 Medicina
As malformações cervicais apresentam características próprias na criança. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2220011 Medicina
Menino com 2 meses de idade apresenta obstipação intestinal desde o nascimento. Nasceu de parto normal, a termo, e eliminou mecônio com 48 horas de vida. Recebe aleitamento materno exclusivo. Qual a melhor conduta neste caso?
Alternativas
Q2220012 Medicina
As massas neoplásicas do fígado, incluindo tumores benignos e malignos, representam cerca de 1% de todos os tumores pediátricos. Em relação ao diagnóstico diferencial, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2220013 Medicina
A síndrome do intestino curto é uma condição de má absorção que pode ser causada por ressecção maciça do intestino, por uma doença congênita ou perda da absorção associada à doença. A cirurgia proposta por Bianchi como coadjuvante no tratamento da síndrome do intestino curto consiste em:
Alternativas
Q2220014 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta característica associada a um prognóstico favorável de neuroblastoma.
Alternativas
Q2220015 Medicina
Enfisema lobar congênito se caracteriza pela hiperaeração e hiperdistensão de pulmão normal, resultante de um mecanismo de válvula. Sobre enfisema lobar congênito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: E
5: E
6: E
7: A
8: D
9: A
10: B
11: C
12: A
13: C
14: E
15: C
16: B
17: D
18: A
19: D
20: D