Paciente de 55 anos, hipertenso, iniciou tratamento com diu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q648792 Medicina
Paciente de 55 anos, hipertenso, iniciou tratamento com diurético tiazídico. Evoluiu com quadro de febre, "rash" máculo-papular, artralgia e insuficiência renal aguda. O hemograma revelou eosinofilia e o EAS demonstrou hematúria, piúria, proteinúria discreta, cilindros leucocitários e presença de eosinofilúria. A principal hipótese diagnóstica é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - nefrite intersticial aguda.

Vamos analisar o caso descrito na questão. O paciente apresentou um conjunto de sintomas e achados laboratoriais após iniciar o uso de um diurético tiazídico. Esses sintomas incluem febre, rash máculo-papular, artralgia e insuficiência renal aguda. Além disso, o hemograma revelou eosinofilia, e o exame de urina mostrou hematúria, piúria, proteinúria discreta, cilindros leucocitários e eosinofilúria.

Esses sinais e sintomas são característicos de uma condição chamada nefrite intersticial aguda. Essa condição é frequentemente uma reação de hipersensibilidade a medicamentos, como os diuréticos tiazídicos. A presença de eosinofilia no sangue e eosinofilúria na urina é particularmente sugestiva dessa condição.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Glomerulonefrite membranosa: Essa condição é marcada pela deposição de imunocomplexos na membrana basal dos glomérulos e geralmente não se apresenta com eosinofilia e rash. Os achados clássicos são proteinúria significativa e síndrome nefrótica, o que não coincide com o quadro descrito.

C - Nefroesclerose: Está associada principalmente à hipertensão arterial crônica e alterações vasculares nos rins. Não está relacionada a uma reação alérgica ou eosinofilia, e o quadro clínico descrito não é compatível com nefroesclerose.

D - Glomerulonefrite mesangial: Caracteriza-se por alterações nos glomérulos, com depósitos mesangiais, e pode causar hematúria e proteinúria, mas não está associada a eosinofilia, rash ou reação a medicamentos.

E - Nefropatia por depósito de cristais: Essa condição ocorre quando cristais se depositam nos túbulos renais, causando inflamação e dano. No entanto, os sintomas clássicos incluem cólica renal e hematúria, mas sem eosinofilia ou rash.

A análise dos sinais e sintomas, junto com os achados laboratoriais, aponta claramente para a nefrite intersticial aguda como o diagnóstico mais provável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A principal hipótese diagnóstica para o caso descrito é a nefrite intersticial aguda, representada pela alternativa A. A presença de febre, rash máculo-papular, artralgia e insuficiência renal aguda, associada à eosinofilia, hematúria, piúria, proteinúria discreta, cilindros leucocitários e eosinofilúria são características clínicas e laboratoriais sugestivas de nefrite intersticial aguda induzida por drogas, neste caso, provavelmente pelo uso do diurético tiazídico. A nefrite intersticial é uma causa comum de insuficiência renal aguda, que pode ser reversível se a droga for imediatamente suspensa e o tratamento adequado for instituído, por isso é importante identificar rapidamente essa condição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo