Analise a tirinha abaixo: Baseado no est...
Analise a tirinha abaixo:
Baseado no estudo e análise das teorias de ensino de
Menegolla e Sant’anna (2012), qual das fases do
planejamento curricular pode favorecer e dinamizar o
processo ensino-aprendizagem observado por Calvin?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ALTERNATIVA CORRETA B: Seleção e organização das disciplinas e conteúdos mais significativos para atingir os objetivos.
Fases para o planejamento curricular
O primeiro passo a ser dado é um amplo e profundo estudo da realidade social, política, econômica e religiosa da comunidade a que se destina o pretendido currículo.
Num segundo momento, se torna necessário o estudo da filosofia que orienta a educação e que estabelece os ideais e os valores humanos.
Num terceiro momento, se faz mister um profundo estudo dos fatores sócio-culturais que influenciam no comportamento das pessoas, no âmbito da sociedade, e também dos fatores psicológicos que podem interferir no processo educacional.
Há que se destacar um outro elemento, ou seja, a análise das teorias de ensino, que podem favorecer e dinamizar o processo ensino-aprendizagem. É também necessário fazer uma análise profunda das bases legais que orientam e estabelecem as normas para todo o sistema educacional do país.
Após o estudo desses elementos há que se tormar as seguintes decisões tais como:
1ª Estudo e análise dos objetivos amplos da educação; definição dos objetivos, a nível de escola; definição dos objetivos das disciplinas e dos seus conteúdos.
2ª Seleção e organizaão das disciplinas e conteúdos mais significativos para atingir os objetivos.
3ª seleção dos melhores procedimentos e técnicas de ensino para mais facilmente favorecerem a consecução dos objetivos.
4ª Seleção dos recursos materiais e humanos que mais favorecem e auxiliam o professor e o aluno na efetivação do ensino e da aprendizagem.
5ª Definição e organização de um processo de avaliação, relacionado e adequado aos objetivos propostos no plano curricular.
Todos esses elementos estruturados, tendo como meta o alcance dos objetivos, constituem as partes integrantes de um plano curricular. Devem estar intimamente relacionados entre si. Contudo, sempre numa dependência lógica e hierárquica com os objetivos: por isso, eles são determinante dos outros elementos, que formam e estruturam o plano curricular.
Fonte: MENEGOLLA, Maximiliano; e SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar?
Currículo, área, aula. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo