Considere que uma unidade das Forças Armadas está em operaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Direito |
Q2263478 Direito Administrativo
Considere que uma unidade das Forças Armadas está em operação de paz no exterior e precisa contratar bens e serviços para atendimento de seus contingentes. Dentro da unidade, o militar designado como responsável pela gestão dos suprimentos possui dúvidas sobre as formas jurídicas que deverão ser empregadas na realização dessas contratações, motivo pelo qual procura assessoramento perante o setor jurídico das Forças Armadas. Com base na situação hipotética e no disposto na Lei nº 14.133/21, o setor jurídico poderá informar, de forma correta, que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Cuida-se de questão em que a Banca, a partir da proposição de uma situação fática hipotética, demanda que o candidato seja capaz de apontar a solução jurídica adequada, versando sobre o tema de licitações, mais especialmente acerca da possibilidade, ou não, de contratação direta.

Vejamos cada item:

a) Errado:

Ao contrário do que foi aqui colocado, a Lei 14.133/2021 é explícita ao prever sua incidência em relação a aquisições efetuadas para atendimento de contingentes militares empregadas em operações de paz no exterior, estabelecendo, nesse caso, a possibilidade de contratação direta, via dispensa de licitação. Confira-se:

"Art. 75. É dispensável a licitação:

IV - para contratação que tenha por objeto:

h) bens e serviços para atendimento dos contingentes militares das forças singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, hipótese em que a contratação deverá ser justificada quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificada pelo comandante da força militar;"

Ora, se a lei prevê a hipótese como de licitação dispensável, é evidente que a norma incide sobre compras realizadas fora do território nacional.

b) Errado:

Em se tratando de caso de licitação dispensável, está errado afirmar que a autoridade deva realizar licitação, porquanto a norma confere a possibilidade de contratação direta, mediante critérios de conveniência e oportunidade administrativos.

c) Errado:

O item em análise está equivocado, pois: i) mesmo em se tratando de operação de paz, a lei faculta a dispensa de licitação, de modo que não é verdade haver a necessidade de estado de guerra; e ii) mesmo que fosse o caso de guerra, não seria hipótese de inexigibilidade, e sim de licitação dispensável, a teor do art. 75, VII, da Lei 14.133/2021: "Art. 75. É dispensável a licitação: (...)VII - nos casos de guerra, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal ou de grave perturbação da ordem;"

d) Certo:

Assertiva alinhada com os fundamentos acima exibidos, no que se refere ao caso descrito constituir hipótese de licitação dispensável.

e) Errado:

Por fim, incorreto este item, porquanto inexiste o alegado limite máximo do valor do contrato, consistente em R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).


Gabarito do professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme o art. 75 da lei 14.133/21, haverá DISPENSA da licitação no caso de contratação

h) bens e serviços para atendimento dos contingentes militares das forças singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, hipótese em que a contratação deverá ser justificada quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificada pelo comandante da força militar;

INCIDÊNCIA:

Licitações e Contratos Administrativos - Lei nº 14.133/2021 = 2853 questões

- Licitações (arts. 11 a 88 da Lei nº 14.133/2021) = 1486 questões

BANCAS QUE MAIS COBRAM:

1. Tec Literal 730 questões (25,59%)

2. QUADRIX 307 questões (10,76%)

3. CEBRASPE (CESPE) 295 questões (10,34%)

4. FGV 162 questões (5,68%)

LICITAÇÃO:

Amigos, pense o seguinte:

·        A DISPENSA é quando há a possibilidade, porém, por alguma razão essa não pode ser feita ou fica inviável;

·        A INEXIGIBILIDADE, por sua vez, é quando não é lógico que se faça - exemplo: contratar um artista específico, ou seja só há ele - não é razoável fazer uma licitação para algo específico.

INEXIGIBILIDADE > FACAS

Fornecedor exclusivo

Aquisição ou aluguel de imóvel ideal

Credenciamento

Artista consagrado

Serviço especializado

No caso em tela, os maluco tão lá no outro canto, como vão fazer uma licitação ?! kakak

======================================================================

VENDO RESUMOS A PREÇO ACESSÍVEL (preciso de R$ para viajar/exames de concursos que estou aprovado e prestar + concursos ), feitos sob 30 mil questões.

O’QUE REALMENTE CAI SOBRE CADA MATÉRIA !

Whats: 66 997139252

Ou insta: lucas_araujoalencar

LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021 - Seção III

  • Dispensa de Licitação

Art. 75. É dispensável a licitação:

IV - para contratação que tenha por objeto:

h) bens e serviços para atendimento dos contingentes militares das forças singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, hipótese em que a contratação deverá ser justificada quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificada pelo comandante da força militar;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo