Determinado órgão de fiscalização do Estado de Goiás, no ex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963568 Legislação Estadual
Determinado órgão de fiscalização do Estado de Goiás, no exercício do poder de polícia, aplicou, após regular processo administrativo, multa de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) à sociedade empresária KiFome Ltda., em razão do descumprimento de normas administrativas que lhe são aplicáveis. Irresignada, a sociedade empresária pretende interpor recurso administrativo contra a multa aplicada. Nesse caso, nos termos da lei que regulamenta o processo administrativo no âmbito do Estado de Goiás (Lei Estadual nº 13.800/2001), é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTA: 56,§ 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

Art. 56 - Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

§ 1 o – O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

§ 2 o – Salvo exigência legal, a oposição de recurso administrativo independe de caução. 

Acredito que a letra "E" está errada por não poder agravar a "SANÇÃO", mas a situação processual poderá se agravar dependendo dos fatos analisados. (ART. 65, P.Ú)

Qualquer erro, entrar em contato para retificação.

"Tudo posso, Naquele que me fortalece."

CUIDADO!!!

.

  • RECURSO - PODE agravar a situação do recorrente. (Lei 13.800/2001, art. 64, parágrafo único);
  • REVISÃO - NÃO PODE agravar a sanção do recorrente. (Lei 13.800/2001, art. 65, parágrafo único);

processo administrativo neste Estado, acerca do recurso administrativo. Vejamos algumas disposições da referida lei relevantes para a solução da questão:

“Art. 56 Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

§ 1º O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

§ 2º Salvo exigência legal, a oposição de recurso administrativo independe de caução”.

“Art. 57 O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa”.

“Art. 64 A autoridade competente para decidir o recurso poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a decisão recorrida.

Parágrafo único: Se da aplicação do disposto neste artigo puder decorrer gravame à situação do recorrente, este deverá ser cientificado para que formule suas alegações antes da decisão”.

Vejamos as alternativas da questão:

A ) cabe recurso administrativo em face de razões de legalidade, mas não de mérito.

Incorreta. De acordo com o artigo 56 da Lei Estadual nº 13.800/2001, das decisões administrativas cabe recursos por razões de legalidade e de mérito.

B) o recurso deverá ser dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

Correta. O §1º do artigo 56 da Lei Estadual nº 13.800/2001 determina que o recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior

C) a interposição do recurso administrativo dependerá de caução no valor de 10% (dez por cento) da multa aplicada.

Incorreta. Em regra, a oposição de recurso administrativo independe de caução, na forma do artigo 56, §2º, da Lei Estadual nº 13.800/2021.

D) o recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

Incorreta. O recurso, nos termos do artigo 57 da Lei Estadual nº 13.800/2001, tramitará por, no máximo, três instâncias.

E) na decisão do recurso administrativo, a Administração não poderá piorar a situação da recorrente.

Incorreta. Na decisão do recurso, é possível piorar a situação do recorrente, desde este seja cientificado para formular alegações antes da decisão, conforme parágrafo único do artigo 64 da Lei Estadual nº 13.900/2001.

Gabarito do professor: B. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo