Determinado órgão de fiscalização do Estado de Goiás, no ex...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTA: 56,§ 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.
Art. 56 - Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.
§ 1 o – O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.
§ 2 o – Salvo exigência legal, a oposição de recurso administrativo independe de caução.
Acredito que a letra "E" está errada por não poder agravar a "SANÇÃO", mas a situação processual poderá se agravar dependendo dos fatos analisados. (ART. 65, P.Ú)
Qualquer erro, entrar em contato para retificação.
"Tudo posso, Naquele que me fortalece."
CUIDADO!!!
.
- RECURSO - PODE agravar a situação do recorrente. (Lei 13.800/2001, art. 64, parágrafo único);
- REVISÃO - NÃO PODE agravar a sanção do recorrente. (Lei 13.800/2001, art. 65, parágrafo único);
processo administrativo neste Estado, acerca do recurso administrativo. Vejamos algumas disposições da referida lei relevantes para a solução da questão:
“Art. 56 Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.
§ 1º O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.
§ 2º Salvo exigência legal, a oposição de recurso administrativo independe de caução”.
“Art. 57 O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa”.
“Art. 64 A autoridade competente para decidir o recurso poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a decisão recorrida.
Parágrafo único: Se da aplicação do disposto neste artigo puder decorrer gravame à situação do recorrente, este deverá ser cientificado para que formule suas alegações antes da decisão”.
Vejamos as alternativas da questão:
A ) cabe recurso administrativo em face de razões de legalidade, mas não de mérito.
Incorreta. De acordo com o artigo 56 da Lei Estadual nº 13.800/2001, das decisões administrativas cabe recursos por razões de legalidade e de mérito.
B) o recurso deverá ser dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.
Correta. O §1º do artigo 56 da Lei Estadual nº 13.800/2001 determina que o recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior
C) a interposição do recurso administrativo dependerá de caução no valor de 10% (dez por cento) da multa aplicada.
Incorreta. Em regra, a oposição de recurso administrativo independe de caução, na forma do artigo 56, §2º, da Lei Estadual nº 13.800/2021.
D) o recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.
Incorreta. O recurso, nos termos do artigo 57 da Lei Estadual nº 13.800/2001, tramitará por, no máximo, três instâncias.
E) na decisão do recurso administrativo, a Administração não poderá piorar a situação da recorrente.
Incorreta. Na decisão do recurso, é possível piorar a situação do recorrente, desde este seja cientificado para formular alegações antes da decisão, conforme parágrafo único do artigo 64 da Lei Estadual nº 13.900/2001.
Gabarito do professor: B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo