De acordo com o Código Penal Militar (CPM), assinale a alte...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A – Incorreta – O correto seria “20 vezes o salário mínimo". Art. 303 - §1º A pena aumenta-se de um terço se o objeto da apropriação ou desvio é de valor superior a 20 vezes o salário mínimo.
B – Correta – Certa! Peculato culposo § 3º Se o funcionário ou o militar contribui culposamente para que outrem subtraia ou desvie o dinheiro, valor ou bem, ou dele se aproprie: Pena - detenção, de três meses a um ano. Extinção ou minoração da pena § 4º No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede a sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.
Esquematizando:
Reparação do dano precede a sentença irrecorrível --> extingue a punibilidade
Reparação do dano é posterior a sentença irrecorrível --> reduz de metade a pena imposta.
C – Incorreta – Esse é o crime de concussão. Art. 305. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena - reclusão, de dois a oito anos.
D – Incorreta – Esse crime somente é punido na modalidade dolosa. Desrespeito a superior Art. 160. Desrespeitar superior diante de outro militar: Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.
E – Incorreta – Nesse caso, não há diminuição de pena e sim isenção de pena. Favorecimento a desertor Art. 193. Dar asilo a desertor, ou tomá-lo a seu serviço, ou proporcionar-lhe ou facilitar-lhe transporte ou meio de ocultação, sabendo ou tendo razão para saber que cometeu qualquer dos crimes previstos neste capítulo: Pena - detenção, de quatro meses a um ano. Isenção de pena Parágrafo único. Se o favorecedor é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica isento de pena.
Gabarito do professor: alternativa B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Peculato culposo
§ 3º Se o funcionário ou o militar contribui culposamente para que outrem subtraia ou desvie o dinheiro, valor ou bem, ou dele se aproprie:
Pena - detenção, de três meses a um ano.
Extinção ou minoração da pena
§ 4º No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede a sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.
CONCUSSÃO
Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamt, ainda que fora da função ou Ntes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.....
Se Ressarcimento ocorre antes da sentença EXCLUIRÁ A PUNIBILIDADE
Se o Ressarcimento ocorre depois REDUZ DA METADE
A [INCORRETA] No crime de peculato, a pena aumenta-se de um terço se o objeto da apropriação ou desvio é de valor superior a dez vezes o salário mínimo.
CPM - Art. 303. (...) §1º A pena aumenta-se de um terço se o objeto da apropriação ou desvio é de valor superior a 20 vezes o salário mínimo.
B [CORRETA] Nos casos de peculato culposo, a reparação do dano, se precede a sentença irrecorrível, extingue a punibilidade.
CPM - Art. 303. (...) §4º No caso do parágrafo anterior [PECULATO CULPOSO], a reparação do dano, se precede a sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de 1/2 a pena imposta.
C [INCORRETA] O policial militar que, no exercício de suas funções, exige, para si, vantagem indevida comete o crime de corrupção passiva.
CPM - Concussão - Art. 305. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena - reclusão, de 2 a 8 anos.
D [INCORRETA] O crime de desrespeito a superior pode ser punido a título de culpa.
CPM - Desrespeito a superior - Art. 160. Desrespeitar superior diante de outro militar. - NÃO ADMITE MODALIDADE CULPOSA.
E [INCORRETA] No crime de favorecimento a desertor, se o favorecedor é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, o juiz pode diminuir a pena de um a dois terços.
CPM - Favorecimento a desertor - Art. 193. (...) Isenção de pena - Parágrafo único. Se o favorecedor é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica isento de pena.
A - No crime de peculato, a pena aumenta-se de um terço se o objeto da apropriação ou desvio é de valor superior a dez vezes o salário mínimo. (ERRADO) 20 VEZES O SALÁRIO MÍNIMO
B - GABARITO
C - O policial militar que, no exercício de suas funções, exige, para si, vantagem indevida comete o crime de corrupção passiva. (ERRADO) CONCUSSÃO
D - O crime de desrespeito a superior pode ser punido a título de culpa. (ERRADO) SOMENTE DOLO
E - No crime de favorecimento a desertor, se o favorecedor é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, o juiz pode diminuir a pena de um a dois terços.(ERRADO) ISENTO DE PENA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo