Questões de Administração Pública - Comunicação na Administração Pública para Concurso
Foram encontradas 89 questões
Nesse caso, observa-se que a comunicação é descendente, em que o governo atua como emissor e o cidadão como receptor, e que é utilizada a comunicação de massa, de forma que o fluxo comunicacional existente entre governo e cidadão é caracterizado como fluxo de
“É uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.”
Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna, denominada:
(PALUDO, A. Administração pública. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.)
Sobre a comunicação pública e governamental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A comunicação pública compreende a comunicação praticada pelos entes públicos, através de canais oficiais e portais governamentais, envolvendo apenas o governo e seus órgãos, na garantia do interesse público.
( ) No aspecto social, a comunicação pública busca aproximar setores diferentes da sociedade, conscientizar e educar a população sobre seus direitos e deveres, e sobre a importância de sua participação no meio público.
( ) A gestão da comunicação governamental deve contemplar e priorizar tanto as informações de qualidade quanto a facilidade de acesso a essas informações.
( ) A comunicação governamental é mais ampla do que a comunicação pública, envolvendo também a comunicação com entidades paraestatais e não governamentais, e a sociedade em geral.
A sequência correta está em
A comunicação é uma habilidade chave no gerenciamento de projetos no âmbito público, pois envolve a coordenação com diversas partes interessadas, incluindo outros departamentos governamentais, contratados e o público em geral. A transparência nas ações e decisões é fundamental para manter a confiança do público e para o sucesso do projeto. Agentes administrativos também devem estar aptos a mitigar riscos, antecipando potenciais problemas e desenvolvendo planos de contingência. Ao gerir projetos, eles contribuem significativamente para a melhoria dos serviços públicos, apoiando a implementação de políticas que afetam positivamente a comunidade e promovem o desenvolvimento social e econômico. Esse papel exige uma compreensão profunda dos processos legislativos e regulatórios, bem como habilidades de liderança para guiar a equipe de projeto em direção aos resultados esperados.
Assinale a opção que apresenta a modalidade de comunicação destinada aos grandes temas sociais a respeito dos quais é necessário sensibilizar a opinião pública.
Julgue o item seguinte, relativo a comunicação organizacional, delegação e controle.
Em uma organização, a integração entre comunicação e
marketing permite conferir mais consistência às mensagens
da organização, otimizar custos, evitar retrabalhos e alcançar
melhores resultados financeiros.
(Manual de Redação da Presidência da República, 2018.)
O Poder Executivo envia mensagens ao Poder Legislativo, com diferentes finalidades, dentre elas, para encaminhar
( ) A comunicação deve respeitar e se manter nas esferas de influência federal, estadual e municipal.
( ) O servidor público deve satisfação apenas ao seu superior imediato, que deve arbitrar que informações podem ser passadas para a comunidade.
( ) A comunicação no setor público é mais do que uma necessidade mercadológica; é um direito do cidadão em muitos casos.
( ) As novas tecnologias de comunicação estão mudando a forma como o orçamento e o seu controle são realizados, permitindo uma maior participação da sociedade.
( ) A comunicação na gestão pública cria redes organizacionais que são sempre coordenadas pelo Governo Federal.
Associe as duas colunas, relacionando os elementos da comunicação à sua definição.
1. Percepção
2. Filtragem
3. Comunicação Oral
4. Comunicação Escrita
( ) É o processo de reter, ignorar ou distorcer informações.
( ) Possibilidade de diversas revisões.
( ) É o processo de recepção e interpretação de informações.
( ) Feedback imediato e direto.
A sequência CORRETA dessa associação é:
A gestão da qualidade nos serviços públicos deve considerar as expectativas dos cidadãos, as exigências legais e a percepção do serviço entregue. Assim, o serviço prestado deve atender a uma real necessidade do usuário e respeitar as determinações da lei (princípio da legalidade).