Questões de Concurso Sobre comunicação pública na administração pública em administração pública

Foram encontradas 51 questões

Q3009523 Administração Pública
O agente administrativo trabalha com inúmeros procedimentos e documentações, tais como protocolos, recebimentos, registros, distribuição, tramitação e expedição de documentos. Um desses é a guia de protocolo, que é:  
Alternativas
Q3009521 Administração Pública
O Ofício é um documento que possui extrema importância na Administração, pois ele é:
Alternativas
Q2570008 Administração Pública
Na comunicação pública, a publicidade de ordem legal e a comunicação institucional têm um papel importante porque tornam visíveis as(os)
Alternativas
Q2570004 Administração Pública
A comunicação de políticas públicas pode ser planejada estrategicamente para provocar ou inibir a discussão sobre determinado assunto na sociedade.

Geralmente, uma chamada pode ser planejada estrategicamente quando
Alternativas
Q2564999 Administração Pública
Na comunicação da Administração Pública com o cidadão, é correto afirmar que
Alternativas
Q2545800 Administração Pública
Em determinada prefeitura, a comunicação com a sociedade e os diversos públicos de interesse tem sido um desafio, devido à falta de informações claras, bem como a percepção negativa sobre as ações governamentais que gera desconfiança e críticas por parte da população. Diante desta situação, o prefeito conversou com o responsável pelo setor de relações públicas; questionou sobre o papel dessa área no setor público e como pode contribuir para melhorar a comunicação com a sociedade, assim como a imagem institucional. Considerando a situação hipotética, a resposta que atende adequadamente ao questionamento do prefeito é que o papel das relações públicas no setor público é:
Alternativas
Q2545799 Administração Pública
Em determinado conselho profissional, o setor de fiscalização tem enfrentado dificuldades na comunicação com os associados em relação aos prazos para pagamento de anuidades, multas etc. Muitos associados alegam não ter sido notificados adequadamente e, como consequência, estão incorrendo em atrasos nos pagamentos. Tal setor, reconhecendo a importância de melhorar a comunicação e torná-la mais clara e efetiva com os associados, decidiu empregar um procedimento para contornar a situação. Considerando a situação hipotética, o procedimento cabível a ser adotado pelo setor de fiscalização é: 
Alternativas
Q2536514 Administração Pública
A comunicação é um processo de transmissão de informações de uma pessoa para outra; de um grupo para outro; de um órgão para outro etc. Para que haja eficiência na comunicação é fundamental que o destinatário da informação a receba e seja capaz de compreendê-la.
(PALUDO, A. Administração pública. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.)



Sobre a comunicação pública e governamental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A comunicação pública compreende a comunicação praticada pelos entes públicos, através de canais oficiais e portais governamentais, envolvendo apenas o governo e seus órgãos, na garantia do interesse público.
( ) No aspecto social, a comunicação pública busca aproximar setores diferentes da sociedade, conscientizar e educar a população sobre seus direitos e deveres, e sobre a importância de sua participação no meio público.
( ) A gestão da comunicação governamental deve contemplar e priorizar tanto as informações de qualidade quanto a facilidade de acesso a essas informações.
( ) A comunicação governamental é mais ampla do que a comunicação pública, envolvendo também a comunicação com entidades paraestatais e não governamentais, e a sociedade em geral.

A sequência correta está em 
Alternativas
Q2528753 Administração Pública
Segundo Duarte (2011), a comunicação pública é fundamental para 
Alternativas
Q2417642 Administração Pública
Na administração pública, a implantação de uma ouvidoria pra receber denúncias, reclamações, elogios e solicitações de informações é considerada um mecanismo de controle
Alternativas
Q2369401 Administração Pública
A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos – notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação.

(Manual de Redação da Presidência da República, 2018.)

O Poder Executivo envia mensagens ao Poder Legislativo, com diferentes finalidades, dentre elas, para encaminhar 
Alternativas
Q2176624 Administração Pública
No que tange à ética na função pública, a disposição do servidor público em tornar as relações sociais mais fluentes ou menos ásperas está relacionada à 
Alternativas
Q2169636 Administração Pública
O gerenciamento do relacionamento entre a administração pública e o consumidor ou cidadão pode ser favorecido pela adoção do sistema tecnológico denominado
Alternativas
Q2125037 Administração Pública
Atualmente, para oferecermos excelência na execução das nossas atividades, é necessário entregar valor, seja no setor privado ou no setor público. Assim, temos em evidência uma estratégia de negócios chamada storytelling, que tem como objetivo aproximar pessoas através de narrativas positivas.

Analise as afirmações abaixo em relação à storytelling para atendimento e resolução de problemas:
I- Através dessa estratégia, é possível gerar humanização do atendimento, pois permitirá uma maior conquista de empatia entre o público e a organização.
II- Uma desvantagem do storytelling é promover um relacionamento momentâneo com o público, pois quando a narrativa é concluída, termina também o potencial impacto positivo gerado por ela, não conseguindo estabelecer um relacionamento duradouro.
III- Uma das vantagens do storytelling é não precisar do processo de planejamento, tendo em vista que é formado e construído através do primeiro contato com o cliente. Assim, não é possível formar narrativas de forma antecipada.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2121618 Administração Pública
QUALIDADE


A gestão da qualidade nos serviços públicos deve considerar as expectativas dos cidadãos, as exigências legais e a percepção do serviço entregue. Assim, o serviço prestado deve atender a uma real necessidade do usuário e respeitar as determinações da lei (princípio da legalidade).

A manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pela Administração Pública confere, ao longo do tempo, confiabilidade às instituições do Estado. Contribui para esse objetivo o bom atendimento prestado ao público, com gentileza, cordialidade e empatia.

Uma boa comunicação é um fator relevante para um bom atendimento e pode ser estimulada com a inclusão de frases como “Bom dia”, “Boa tarde”, “Sente-se, por favor” ou “Aguarde um instante, por favor”. Quando ditas com cordialidade, elas podem levar o usuário a perceber o tratamento atencioso que a instituição pode oferecer ao seu público.

É também muito importante evitar ruídos na comunicação com o cidadão e entre os colaboradores da instituição. Nesse sentido, é recomendável identificar os elementos que podem complicar ou impedir o perfeito entendimento das mensagens, como linguagem imprecisa ou incorreta, ambiente barulhento, falta de conhecimento técnico por parte do emissor ou simplesmente uso incorreto do meio de comunicação.

Certos aspectos do comportamento humano também podem prejudicar a comunicação com os usuários dos serviços e, assim, reduzir a qualidade dos serviços prestados, tais como: a seletividade na comunicação (quando o emissor só ouve o que é de interesse dele); o egocentrismo (o emissor ou o receptor não aceita o ponto de vista do outro); o preconceito (percepção indevida das diferenças socioculturais, raciais, religiosas, hierárquicas etc.); e o descaso (indiferença quanto às necessidades do outro). 
Leia o texto 'QUALIDADE' e, em seguida, analise as assertivas abaixo e marque a opção INCORRETA: 
Alternativas
Q2107605 Administração Pública
Com o propósito de orientar os órgãos e entidades jurisdicionados e instruir gestores e ordenadores de despesas municipais, o Tribunal de Contas de um Município (TCM) elaborou 10 manuais temáticos que buscam apoiar os administradores públicos no cumprimento de suas obrigações perante a Corte de Contas local. Além de informar em detalhes as alterações na legislação, foram inseridas nos manuais as principais decisões que sedimentam a jurisprudência desse TCM, com recomendações de boas práticas acerca da adequada prestação de contas. Em termos gerenciais, essa iniciativa pode ser enquadrada como tipicamente uma ação de
Alternativas
Q2066739 Administração Pública
Na gestão de redes de políticas públicas, a noção de comunicação expande-se para além das funções tradicionais. Por exemplo, na gestão da política de saúde, instrumentos clássicos de comunicação como boletins internos, ofícios e e-mails deixam de ser suficientes para lidar com a complexa necessidade de comunicação de organizações públicas e privadas, nas esferas federal, estadual e municipal.
Conforme descrito, o impacto da noção das redes de políticas públicas sobre a comunicação ocorre em função da
Alternativas
Q2026909 Administração Pública
A CAC – Central de Atendimento ao Cidadão atende e orienta o cidadão sobre a localização e o andamento de documentos de seu interesse particular ou coletivo em todos os órgãos da Administração Pública
Alternativas
Q1938812 Administração Pública
Os fundamentos de excelência gerencial nos serviços públicos foram concebidos a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público, alicerçados em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionadas aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações que, juntos, definem o que se entende hoje por excelência em gestão pública. Dentre esses fundamentos, qual é o que entende que as organizações precisam aprender a valorizar as redes formais com cidadãos-usuários, interessados e parceiros, bem como as redes que emergem informalmente, entre as pessoas que as integram, e destas com pessoas de outras organizações e entidades?
Alternativas
Q1907822 Administração Pública

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada referente a comunicação dirigida. 


Uma empresa pública utiliza o Instagram e o Facebook para manter uma comunicação constante com a comunidade. A empresa publica posts com as ações e eventos da organização, mas essas redes são monitoradas de maneira esporádica, ou seja, não existe um acompanhamento regular do público alcançado nem um esforço consistente em responder mensagens enviadas pelas pessoas que seguem a empresa nessas redes. Nessa situação, mesmo com a irregularidade do acompanhamento e a falta de consistência nas respostas ao público, o uso de redes sociais é considerado comunicação dirigida. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: B
5: A
6: D
7: D
8: C
9: D
10: C
11: B
12: A
13: A
14: A
15: A
16: D
17: C
18: A
19: C
20: E