Questões de Concurso
Sobre cargos e salários em gestão de pessoas
Foram encontradas 317 questões
Com base nisso, avalie as sentenças abaixo:
I. Este método possui grupos de fatores: ambientais, mentais, condições de trabalho e requisitos físicos.
II. Os fatores de avaliação não devem ser utilizados como critérios de comparação entre os cargos.
III. Os fatores de avaliação, necessariamente, devem ser desdobrados em graus de avaliação.
IV. A ponderação dos fatores é feita por meio da atribuição de pesos relativos a cada fator de avaliação.
Estão corretas apenas as afirmativas
Na situação descrita, com base no modelo das características do trabalho (MCT) de Hackman e Oldham, é adequado adotar, respectivamente, as seguintes iniciativas:
Sempre que vamos comprar um carro ou vender uma casa, o comprador e o vendedor assinam um contrato que especifica os termos do acordo – quem paga o que a quem, quando o pagamento será efetuado, e assim por diante. Um contrato psicológico assemelha-se a um contrato legal em alguns aspectos; porém, é menos formal e não é claramente definido. Especificamente, um contrato psicológico é o conjunto das expectativas de uma pessoa acerca de como contribuirá para a organização e aquilo que a organização fornecerá em troca ao indivíduo. Ao contrário de qualquer outro tipo de contrato de trabalho, o psicológico não está escrito e nem mesmo constam nele explicitamente todos os termos negociados. Sobre o tema, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Contribuições do indivíduo.
2. Contribuições da organização.
( ) Salário.
( ) Status.
( ) Tempo.
( ) Benefícios.
( ) Capacidade.
( ) Lealdade.
( ) Escorço.
( ) Oportunidades de carreira.
( ) Competências.
( ) Segurança no Trabalho.
( ) Habilidades.
A sequência está correta em
Uma das etapas do processo de administração de cargos e salários é a definição dos critérios de enquadramento. Sobre os critérios de enquadramento, observa-se a importância de apontar os principais objetivos da empresa ao elaborar e estruturar um plano de cargos e salários. Alguns desses objetivos foram destacados a seguir, exceto:
I. Formulação de planos de cooperação para o desenvolvimento (qualificação) e a utilização de habilidades e competências pessoais.
II. Definição de configurações unilaterais de pessoas destinadas a atender necessidades específicas, sazonalidades, eventos não esperados etc.
III. Análise e diagnóstico das estruturas de cargos e carreiras, visando uma relativa homogeneização de legislação, inclusive para facilitar o processo de integração.
IV. Formulação de estratégias de convergência para as políticas de remuneração de pessoal, reduzindo-se eventuais disparidades acentuadas, não somente com vistas a minimizar os efeitos dessas sobre a motivação, comprometimento e movimentação de pessoal (rotatividade), como para facilitar e permitir a atuação de regime de cooperação.
V. Definição de estratégias de atuação conjuntas na prestação de serviços em áreas como saúde, educação, segurança etc.
Assinale a alternativa CORRETA.
Avalie se os itens a seguir são fatores relevantes.
I. Requisitos Mentais.
II. Responsabilidades envolvidas.
III. Condições de trabalho.
Está correto o que se apresenta em
I – Os colaboradores sabem exatamente o que devem fazer.
II – Há uma relação clara entre funções e remuneração recebida.
III – Possibilita a aplicação de técnicas mais complexas, como planos de carreira.
IV – Os colaboradores permanecem focados em seus cargos, sem ter uma perspectiva clara sobre promoções ou oportunidades de crescimento.
Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. No escalonamento simples de cargos, realiza-se a comparação de cargos, de forma crescente ou decrescente, usando-se apenas um critério. II. A comparação por fatores é considerada um método qualitativo de avaliação. III. Na avaliação por pontos, os cargos são divididos em três categorias predefinidas, aplicando-se, em seguida, o escalonamento composto para compará-las.
Está correto o que se afirma em