Questões de Concurso Comentadas sobre avaliação imobiliária em arquitetura em arquitetura

Foram encontradas 67 questões

Q2960800 Arquitetura

A especificação de uma avaliação está relacionada tanto ao empenho do engenheiro de avaliações como ao mercado e às informações que deles possam ser extraídas.

As avaliações podem ser especificadas quanto à fundamentação e à precisão, sendo que a(o)

Alternativas
Ano: 2010 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2010 - UFFS - Arquiteto |
Q2928620 Arquitetura

O termo “profundidade equivalente” na avaliação de um lote, de acordo com a norma técnica vigente é:

Alternativas
Ano: 2010 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2010 - UFFS - Arquiteto |
Q2928063 Arquitetura

O Método evolutivo, um dos usados em avaliação de imóveis é aquele que:

Alternativas
Ano: 2010 Banca: FUNIVERSA Órgão: TERRACAP Prova: FUNIVERSA - 2010 - TERRACAP - Avaliador |
Q2921334 Arquitetura
Parecer técnico é a semelhança observada entre dois laudos técnicos emitidos por diferentes peritos.
Alternativas
Q2525283 Arquitetura
Qual dos seguintes elementos é fundamental na elaboração de um estudo de viabilidade econômica para um projeto de construção?
Alternativas
Q2522079 Arquitetura
São consideradas características apenas dos imóveis padrão A (alto):
Alternativas
Q2508972 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
O aluguel de equipamentos, que corresponde ao custo de mobilização mais o de locação do mesmo, para fins de orçamento e custos de projeto, não serve como referência, considerando a volatilidade do mercado.

Alternativas
Q2498149 Arquitetura
Para formular o Preço a partir do Custo, a fórmula ideal é
Alternativas
Q2417380 Arquitetura

Acerca das responsabilidades técnicas e profissionais no âmbito da obra e de sua fiscalização, julgue o item seguinte.  


A avaliação de imóvel tem como objetivo o diagnóstico dos aspectos positivos e negativos do ambiente construído em uso. 

Alternativas
Q2417324 Arquitetura

No que se refere a projeto e gestão de cidades, julgue o item a seguir.


Parcelamento e desmembramento em lotes têm dimensões definidas por gestores imobiliários e empreendedores. 

Alternativas
Q2255688 Arquitetura
O dimensionamento dos sanitários destinados a alunos de uma escola deverá seguir a normatização vigente no município em que se situa, a qual determina que sejam previstas, no mínimo, nos sanitários femininos, uma bacia sanitária para cada 25 alunas; no masculino, uma bacia sanitária para cada 40 alunos e um mictório para cada 40 alunos; e um lavatório para cada 40 alunos ou alunas. Sendo de 800 alunos o número a ser utilizado nesse dimensionamento, divididos igualmente entre alunos e alunas, devem ser previstos, nos sanitários,
Alternativas
Q2218718 Arquitetura
A formação de preços do solo urbano pode ser explicada pela lei da oferta e da procura. Entretanto, vários fatores decorrentes da urbanização crescente concorrem para variações dos preços. Com relação a esse assunto, assinale a opção incorreta.
Alternativas
Q2218711 Arquitetura
As vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos relativos a bens móveis e imóveis, suas partes integrantes e pertences são, segundo a Resolução 345/1990 do CREA, atribuições privativas dos engenheiros em suas diversas especialidades, dos arquitetos, dos engenheiros agrônomos, dos geólogos, dos geógrafos e dos meteorologistas. Com relação a essas ações, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2208665 Arquitetura
Na realização da perícia imobiliária,
Alternativas
Q2208652 Arquitetura
Em um processo de avaliação de custos para incorporação imobiliária,
Alternativas
Q2108204 Arquitetura
Nas avaliações e perícias em imóveis urbanos, a técnica mais utilizada quando se deseja estudar o comportamento de uma variável dependente em relação a outras que são responsáveis pela variabilidade observada nos preços denomina-se 
Alternativas
Q2076203 Arquitetura

O direito de preempção confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares.

Segundo o Estatuto da Cidade, este direito será exercido sempre que o Poder Público necessitar de áreas para:


1. regularização fundiária.

2. obras de infraestrutura.

3. implantação de equipamentos urbanos e comunitários.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2075226 Arquitetura

No que se refere às temáticas Planejamento e orçamento de obras, e Avaliação de bens imóveis urbanos, leia o texto a seguir e preencha corretamente as lacunas.

Goldman (2004, p.104-105) explica que o orçamento de uma obra é uma das primeiras informações que o empreendedor deseja conhecer ao estudar determinado projeto. Seja um empreendimento com fins lucrativos ou não, sabemos que a construção implica gastos consideráveis e por isso mesmo devem ser determinados, já que, em função de seu valor, o empreendimento estudado será viável ou não. [...]

O orçamento por estimativas é um orçamento simplificado da obra. Ele tem como objetivo obter o custo de construção da obra levando em conta apenas os dados técnicos que ela possa dispor, assim como obter os resultados em tempo consideravelmente inferior ao que seria obtido, caso fosse executado o orçamento detalhado. (GOLDMAN, Pedrinho. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. São Paulo: PINI, 2004, p.104-105).


Uma das alternativas de obter os custos da construção por orçamento estimado é pelo cálculo simplificado, obtido por meio da multiplicação de dois fatores: ______________________ X ______________________.


Já a ABNT NBR 14653-2:2011 (confirmada em 2019 e em vigor), que trata da Avaliação de bens imóveis urbanos, em sua Parte 2, recomenda 2 tipos de métodos para identificar o custo de um imóvel: o método ______________________ e o método ________________________. O primeiro contempla – além do método por depreciação física ou por custo de reedição da benfeitoria – os dois tipos tratados por Goldman (2004, p.104-105) para a composição de custo de uma obra, objeto que aqui pode ser tratado como um imóvel urbano preexistente. Já o segundo método é previsto pela referida NBR como sendo aquele utilizado para a avaliação de custos mediante uma amostra composta por imóveis de ______________________, a partir da qual são elaborados modelos que seguem procedimentos usuais desse segundo método.


As expressões CORRETAS que preenchem as lacunas do texto são, respectivamente

Alternativas
Q2075225 Arquitetura

A ABNT NBR 14653-1: 2019, que dispõe sobre a Avaliação de Bens, em sua Parte 1: Procedimentos gerais, apresenta em seu texto as seguintes definições:


I. Decorre de várias características, entre as quais se destacam sua raridade e sua utilidade para satisfazer necessidades e interesses humanos e sofre influências por suas características singulares e condições de oferta e procura. Trata-se de um conceito econômico abstrato e não de um fato.


II. Expressão monetária que define uma transação de um bem, de seu fruto, de um direito, ou da expectativa de sua transação. É um fato, relacionado às capacidades financeiras, às motivações ou aos interesses específicos do comprador ou do vendedor.


III. Tem relação com o total dos gastos diretos e indiretos necessários à produção ou aquisição de um bem, fruto ou direito.


As definições I, II e III correspondem, respectivamente, aos seguintes termos: 

Alternativas
Q2009714 Arquitetura
Entre os procedimentos para avaliação de imóveis urbanos, com a finalidade de identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos, o método da capitalização da renda é o que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: B
6: A
7: E
8: A
9: E
10: E
11: B
12: A
13: A
14: E
15: B
16: C
17: C
18: C
19: D
20: E