Questões de Concurso
Sobre equipamentos e mobiliários em arquitetura
Foram encontradas 200 questões
No projeto de um sanitário acessível de uso público, a quantidade de bacias sanitárias acessíveis, de um total de 30 bacias sanitárias, será de, no mínimo:
Assinale a opção que indica uma característica dos bancos, como componentes do mobiliário urbano.
Com relação ao lavatório instalado em sanitários e vestiários, a NBR 9050:2004, referente à acessibilidade a edificações, ao mobiliário, aos espaços e aos equipamentos públicos, estabelece que
“Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”.
O enunciado acima se refere ao conceito de:
As dimensões do sanitário acessível e do boxe sanitário acessível devem garantir o posicionamento das peças sanitárias e parâmetros de acessibilidade. Sobre o sanitário acessível, é INCORRETO afirmar que:
(https://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto1/Fundamentos%20CA.pdf)
Nessas condições, pode-se afirmar que
As considerações do arquiteto e crítico de arquitetura britânico Keneth Frampton com relação a esse projeto pioneiro levaram o El País a estampar no título da matéria a afirmação: “A primeira casa modernista foi construída no Brasil. Le Corbusier chegou 10 anos mais tarde.”
O autor do projeto em questão foi o arquiteto
Considere as Figuras I e II a seguir, extraídas da norma de acessibilidade.
Considerando a norma de acessibilidade para pessoas que utilizam cadeira de rodas, os valores apresentados nas figuras, respectivamente, representam:
Tal especificação corresponde, respectivamente, a
Esse mínimo corresponde a uma vaga
Do ponto de vista do uso racional dos recursos, na análise de soluções de projetos constituídos por unidades autônomas (residenciais ou de serviços), considera-se que a utilidade do edifício está associada às áreas privativas (residências, escritórios, consultórios). Corredores e escadas, comuns a todas as unidades privativas, incidem sobre o custo da construção, mas a utilidade da edificação não aumenta significativamente caso essas áreas sejam dimensionadas além dos mínimos requeridos pelo uso e/ou pela legislação aplicável. Essa linha de raciocínio induz o arquiteto a minimizar as áreas de circulação comum em um projeto.
Analisando-se um pavimento tipo de projeto residencial multifamiliar, o indicador mais simples que permite avaliar o aspecto da eficiência do projeto tratado no texto é a relação:
Julgue o item que se seguem, relativo à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, segundo a ABNT NBR 9050:2015.
A barra antipânico é um elemento de acionamento para
abertura de portas e deve ter formato de fácil pega.
Julgue o item que se seguem, relativo à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, segundo a ABNT NBR 9050:2015.
Fatores de impedância são elementos ou condições que
podem interferir no fluxo de pedestres, como, por exemplo, o
mobiliário urbano.
I - Profundidade do assento mínima de 0,47 m e máxima de 0,51 m, medida entre a sua parte frontal e o ponto mais frontal do encosto tomado no eixo de simetria;
II - Largura do assento mínima de 0,75 m, medida entre as bordas laterais no terço mais próximo do encosto. É admissível que o assento para pessoa obesa tenha a largura resultante de dois assentos comuns, desde que seja superior a esta medida de 0,75 m;
III - Altura do assento mínima de 0,40 m e máxima de 0,45 m, medida na sua parte mais alta e frontal;
IV - Ângulo de inclinação do assento em relação ao plano horizontal, de 2° a 5° e ângulo entre assento e encosto de 100° a 105°.
Considerando o que dispõe a Norma NBR 9050/2020 está CORRETA a afirmativa: