Questões de Concurso
Sobre equipamentos e mobiliários em arquitetura
Foram encontradas 205 questões
I. A altura das guardas em escadas externas, de seus patamares, de balcões e assemelhados, quando a mais de 12,00 m acima do solo adjacente, deve ser de, no máximo, 1,10 m.
II. Os corrimãos devem estar afastados 40 mm, no mínimo, das paredes ou guardas às quais forem fixados.
III. São aceitáveis, em saídas de emergência, corrimãos constituídos por elementos como tábuas largas, e outros.
Quais estão corretas?
No projeto de um sanitário acessível de uso público, a quantidade de bacias sanitárias acessíveis, de um total de 30 bacias sanitárias, será de, no mínimo:
Assinale a opção que indica uma característica dos bancos, como componentes do mobiliário urbano.
Com relação ao lavatório instalado em sanitários e vestiários, a NBR 9050:2004, referente à acessibilidade a edificações, ao mobiliário, aos espaços e aos equipamentos públicos, estabelece que
“Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”.
O enunciado acima se refere ao conceito de:
As dimensões do sanitário acessível e do boxe sanitário acessível devem garantir o posicionamento das peças sanitárias e parâmetros de acessibilidade. Sobre o sanitário acessível, é INCORRETO afirmar que:
As indicações N, NM e NP correspondem, respectivamente, aos nortes
São representadas nas figuras I e II, respectivamente, as telhas
(https://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto1/Fundamentos%20CA.pdf)
Nessas condições, pode-se afirmar que
As considerações do arquiteto e crítico de arquitetura britânico Keneth Frampton com relação a esse projeto pioneiro levaram o El País a estampar no título da matéria a afirmação: “A primeira casa modernista foi construída no Brasil. Le Corbusier chegou 10 anos mais tarde.”
O autor do projeto em questão foi o arquiteto
Considere as Figuras I e II a seguir, extraídas da norma de acessibilidade.
Considerando a norma de acessibilidade para pessoas que utilizam cadeira de rodas, os valores apresentados nas figuras, respectivamente, representam:
Tal especificação corresponde, respectivamente, a
Esse mínimo corresponde a uma vaga
Do ponto de vista do uso racional dos recursos, na análise de soluções de projetos constituídos por unidades autônomas (residenciais ou de serviços), considera-se que a utilidade do edifício está associada às áreas privativas (residências, escritórios, consultórios). Corredores e escadas, comuns a todas as unidades privativas, incidem sobre o custo da construção, mas a utilidade da edificação não aumenta significativamente caso essas áreas sejam dimensionadas além dos mínimos requeridos pelo uso e/ou pela legislação aplicável. Essa linha de raciocínio induz o arquiteto a minimizar as áreas de circulação comum em um projeto.
Analisando-se um pavimento tipo de projeto residencial multifamiliar, o indicador mais simples que permite avaliar o aspecto da eficiência do projeto tratado no texto é a relação: