Questões de Concurso
Sobre destinação em arquivologia
Foram encontradas 638 questões

Considerando as principais finalidades dos documentos, assinale a sequência correta dos prazos de guarda na fase intermediária, do menor para o maior.
• Classificação de documentos com base no plano de classificação;
• Avaliação dos prazos de guarda utilizando a tabela de temporalidade;
• Centralização de arquivos intermediários;
• Conservação de documentos de valor permanente no arquivo corrente.
Nesse contexto, é uma prática INADEQUADA:
Acerca da transferência, do recolhimento e da destinação final de documentos, julgue o item que se segue.
A destinação final dos documentos deve ser apresentada na elaboração do plano de classificação.
Acerca do plano de classificação e tabela de temporalidade, julgue o item que se segue.
A tabela de temporalidade é o instrumento que registra o ciclo vital dos documentos, sendo recomendável que nela constem os documentos que deverão passar por algum processo de migração.
Com base nas políticas públicas de arquivos e na legislação arquivística, julgue o item que se segue.
O processo de eliminação de documentos públicos deve ser efetuado de forma que a descaracterização dos documentos possa ser revertida em caso de erro na avaliação.
Com base nas políticas públicas de arquivos e na legislação arquivística, julgue o item que se segue.
De acordo com a legislação em vigor, os planos de destinação de documentos são aplicados aos conjuntos documentais cuja destinação final seja a eliminação.
Assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à gestão de documentos, julgue o próximo item.
A implantação de programas efetivos de gestão de documentos garante que os documentos permanentes sejam produzidos em suportes de qualidade, de modo a permitir uma durabilidade condizente com sua temporalidade.
Em relação aos instrumentos de gestão de documentos (plano de classificação e tabela de temporalidade), julgue o item seguinte.
A indicação da destinação final de um documento para a guarda permanente em uma tabela de temporalidade pode ser realizada sem que seja necessário passar o documento pelo arquivo intermediário.
( ) O protocolo de correspondências deve incluir o registro de todas as cartas enviadas, detalhando o destinatário, o remetente e a data de envio.
( ) A postagem registrada, como o Sedex ou carta registrada, oferece ao remetente um comprovante de entrega, garantindo que a correspondência foi recebida pelo destinatário.
( ) A expedição interna de correspondência, como circulares e memorandos, deve seguir o mesmo procedimento que as correspondências externas, incluindo postagem registrada.
( ) Correspondências de caráter confidencial devem ser enviadas com tratamento especial, como envelopes lacrados e serviços de entrega que garantam sigilo, como o Sedex Mundi.
Considerando as rotinas de expedição de correspondência, a sequência correta está em
No caso de documentos considerados permanentes nas TTDA de uma determinada instituição produtora, de acordo com a legislação, eles podem ser digitalizados visando viabilizar a produção, a tramitação e o acesso ao seu representante digital.
Nesse caso, o que será feito com os originais?
Procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística são essenciais para o profissional arquivista, que deve fazer uso de instrumentos, tais como o Plano de Classificação, a Tabela de temporalidade e destinação e o Manual de gestão arquivística de documentos. Associe esses instrumentos com a sua finalidade.
I - Plano de Classificação
II - Tabela de temporalidade e destinação
III - Manual de gestão arquivística de documentos
P - Definição das categorias de usuários e das permissões de acesso e uso do sistema de gestão arquivística para produção, leitura, atualização e eliminação dos documentos.
Q - Objetiva estabelecer procedimentos regulares no tocante a produção, tramitação, arquivamento e destinação dos documentos arquivísticos, de acordo com as normas e a legislação vigente.
R - Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.
S - Instrumento arquivístico que determina prazos de guarda, tendo em vista a transferência, o recolhimento e a eliminação de documentos.
As associações corretas são:
A Tabela de temporalidade é um instrumento de
Analise as afirmativas abaixo e assinale com V (VERDADEIRA) e com F (FALSA).
( ) Gestão de documentos é um conjunto de medidas e rotinas que garante o efetivo controle de todos os documentos de qualquer idade, desde sua produção até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente), com vistas à racionalização e à eficiência administrativa, bem como à preservação do patrimônio documental de interesse histórico-cultural.
( ) Tabela de Temporalidade é um instrumento aprovado pela autoridade competente que regula a destinação final dos documentos (eliminação ou guarda permanente), define prazos para sua guarda temporária, em função de seus valores legais, fiscais, administrativos e determina prazos para sua transferência, recolhimento e eliminação.
( ) Princípio de Proveniência determina que os documentos originários de uma instituição, entidade ou pessoa devam ser mesclados aos de origem diversa, observando-se os critérios da ordem cronológica, de assuntos e do tipo de suporte no qual está registrada a informação.
Marque a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.