Questões de Concurso
Sobre lei nº 5.433/68 – microfilmagem em arquivologia
Foram encontradas 130 questões
Tomando como base a Lei nº 5.443/1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais, é possível fazer as seguintes afirmações:
I. Os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro processo adequado que assegure a sua desintegração.
II. Os originais dos documentos, ainda em trânsito, microfilmados não poderão ser eliminados antes de seu arquivamento.
III. A incineração dos documentos microfilmados ou sua transferência para outro local far-se-á mediante lavratura de termo, por autoridade competente, em livro próprio.
Está correto o que se afirma em:
Em relação a esse processo, avalie as afirmativas a seguir.
I. A microfilmagem, de qualquer espécie, será feita em filme original ou em filme cópia, com o mínimo de 120 linhas por milímetro de definição, garantida a segurança e a qualidade de imagem e de reprodução. II. É permitida a utilização de filmes atualizáveis, de qualquer tipo, tanto para a confecção do original, como para a extração de cópias. III. Na microfilmagem poderá ser utilizado qualquer grau de redução, garantida a legibilidade e a qualidade de reprodução.
Está correto o que se afirma em
De acordo com a legislação de microfilmagem, é correto afirmar que
( ) A microfilmagem de substituição é aplicada a documentos históricos, que possuem valor permanente ou secundário, pois o objetivo é substituir os originais para liberar espaço físico no arquivo.
( ) O conjunto de informações que são microfilmadas em folha própria, junto ao documento, com o objetivo de oferecer maior qualidade informacional ao microfilme que está sendo gerado e orientação para os leitores é a sinalética. A partir de resolução do Conarq são adotados símbolos ISO 9878/1990 nas sinaléticas a serem utilizadas no processo de microfilmagem de documentos arquivísticos.
( ) A microfilmagem de segurança tem como objetivo preservar o documento original e utilizar o microfilme para fins de consulta.
A sequência correta é:
No que se refere à microfilmagem, julgue os itens a seguir.
I A microfilmagem é uma técnica que propicia uma maneira prática, fácil e econômica de registrar, distribuir e localizar dados manuscritos e registros impressos ou ilustrados.
II A técnica da microfilmagem tem os seguintes benefícios: validade legal; redução sensível de espaço; acesso fácil e rápido; segurança; confidencialidade das informações; e durabilidade.
III Entende-se por microfilme o resultado do processo de reprodução, em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.
Assinale a alternativa correta.
Considerando os conceitos, as práticas e as legislações arquivísticas, julgue o item.
A legislação nacional que regula a microfilmagem estabelece que cada série de documentos deverá ser precedida por elementos obrigatórios, como a imagem de abertura e a imagem de encerramento, nas quais deverão constar a identificação do microfilme e o registro do Ministério da Justiça.
Considerando os conceitos, as práticas e as legislações arquivísticas, julgue o item.
A legislação brasileira que versa sobre a microfilmagem prevê que qualquer grau de redução poderá ser utilizado, desde que não haja comprometimento da legibilidade e da qualidade de reprodução.
Considerando as políticas públicas de arquivo, a legislação arquivística e as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item.
Conforme disposto na legislação arquivística brasileira,
os microfilmes produzidos no exterior possuem, em
razão do caráter minucioso e fidedigno do processo de
microfilmagem, valor legal equivalente ao daqueles
produzidos em território nacional, dispensando-se,
assim, a autenticação por autoridade competente.
Considerando as políticas públicas de arquivo, a legislação arquivística e as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item.
A Lei n.° 5.433/1968 possibilita a eliminação de todo e
qualquer documento que seja submetido ao processo de
microfilmagem, desde que seja feita a lavratura de
termo de eliminação em livro próprio por autoridade
competente.
I. A consulta é incômoda e fatigante. II. A pesquisa é lenta e sequencial III. Dificulta a falsificação. IV. A microfilmagem danifica as obras pois atua na estrutura do objeto. V. Facilidade de reversão ao papel. VI. Investimento inicial muito elevado.
Assinale a afirmativa que apresenta APENAS problemas da microfilmagem:
Avalie as afirmações sobre a microfilmagem de documentos.
I - Na microfilmagem de documentos é permitida a utilização de qualquer microforma.
II - A extração de filme cópia do filme original será obrigatória para efeito de segurança.
III - A microfilmagem de documentos poderá ser utilizada em diferentes graus de redução.
IV - O armazenamento do filme original deverá ser feito no mesmo local do seu filme cópia.
V – A utilização de filmes atualizáveis é permitida para a extração de cópias do filme original.
Está correto apenas o que se afirma em
( ) Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original. ( ) Na microfilmagem deverá ser utilizado grau de redução acima de 14 X, garantida a legibilidade e a qualidade de reprodução. ( ) Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, poderão ser eliminados após a microfilmagem. ( ) O armazenamento do filme original deverá ser feito em local diferente do seu filme cópia.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Quanto às noções de arquivologia, julgue o item.
A microfilmagem é a reprodução de diminutas imagens
fotográficas, criando economia de espaço e
racionalização da informação.