Questões de Concurso
Sobre normas arquivísticas em arquivologia
Foram encontradas 861 questões
A aplicação da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) está contemplada pela função arquivística difusão de documentos.
As práticas arquivísticas, por serem inerentemente técnicas e vinculadas aos regramentos da atuação da instituição onde são executadas, estão pautadas na observância da conformidade legal e normativa. A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item a seguir.
No desenvolvimento de sistemas informatizados para as atividades judiciárias e administrativas no âmbito do Poder Judiciário brasileiro, é obrigatória a adesão aos requisitos do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário (MOREQ-JUS).
Considerando as normas de descrição arquivística, elaboração de instrumentos de pesquisa e RiC (records in contexts), bem como a difusão de documentos, julgue o seguinte item.
Segundo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, data crônica corresponde ao elemento de identificação do local de produção de um documento.
Considerando as normas nacionais e internacionais de arquivo e de gestão de documentos, julgue o item a seguir.
De acordo com a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias, os registros de autoridade arquivística podem ser usados para o controle da criação e do uso de pontos de acesso em descrições arquivísticas.
Considerando as normas nacionais e internacionais de arquivo e de gestão de documentos, julgue o item a seguir.
Uma das áreas previstas na Norma Internacional de Descrição de Funções é a de pontos de acesso e indexação de assuntos.
Considerando as normas nacionais e internacionais de arquivo e de gestão de documentos, julgue o item a seguir.
Entre os princípios da Norma Brasileira de Descrição Arquivística, encontra-se a descrição multinível, que consiste na organização dos documentos de arquivo de forma hierárquica, em que cada nível fornece mais detalhes à medida que se avança na descrição, sendo um desses níveis a subsérie.
Um exemplo de requisito não funcional especificado pelo MoReqJus é
Selecione a opção que contém um exemplo de requisito não funcional especificado pelo MoReq-Jus.
A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo.
De acordo com as diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), a preservação dos documentos arquivísticos digitais deve estar associada a um repositório digital confiável
O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) estabeleceu diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar). Dentre as definições estabelecidas, há uma que se refere à credibilidade de um documento arquivístico, enquanto afirmação de um fato, e existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.
Essa é a definição de
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (Sigad) é um sistema que controla o ciclo de vida dos documentos arquivísticos. A gestão arquivística de documentos compreende a captura, a tramitação, a utilização e o arquivamento até a sua destinação final, isto é, eliminação ou recolhimento para guarda permanente. O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos tem por objetivo orientar a implantação da gestão arquivística de documentos, fornecer especificações técnicas e indicar os metadados para desenvolver e/ou adquirir um Sigad.
Esse modelo de requisitos é conhecido como
O índice onomástico é um índice utilizado em arquivos, bibliotecas e centros de documentação para referenciar ou agrupar documentos.
Para a geração de índice onomástico do qual constem os produtores, sob forma normalizada, o arquivista deve observar as orientações básicas da
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) é um instrumento para a padronização e a descrição de documentos arquivísticos.
Segundo a Nobrade, indicar a existência e a localização, ou inexistência, dos originais de uma unidade de descrição constituída por cópias é um objetivo de um dos subitens da área de
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, (NOBRADE), tem como pressuposto básico a descrição multinível e suas regras expressas na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística, ISAD(G).
São regras fundamentais da descrição multinível, EXCETO:
O elemento de identificação do lugar de produção de um documento é a
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) prevê a existência de oito áreas, compreendendo 28 elementos de descrição. A área de identificação é composta pelos seguintes elementos:
De acordo com a NOBRADE (2006), sobre a ISAD(G), é INCORRETO afirmar que
Segundo a ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística (2000), o elemento descritivo “Sistema de Arranjo” pertence à área de:
Sobre Descrição Multinível a Norma geral internacional de descrição arquivística apresenta que:
“Se o fundo como um todo estiver sendo descrito, ele deverá ser representado numa só descrição, utilizando-se os elementos descritivos como mencionado na seção 3 deste documento. Se é necessária a descrição das suas partes, estas podem ser descritas em separado, usando-se igualmente os elementos apropriados da seção 3. A soma total de todas as descrições assim obtidas, ligadas numa hierarquia, como ilustrado no modelo do Apêndice A-1, representa o fundo e as partes para as quais foram elaboradas as descrições. Para as finalidades destas regras, tal técnica de descrição é denominada descrição multinível” (CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, 2001, p. 16).
Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) Aplicam-se quatro regras fundamentais ao se estabelecer uma hierarquia de descrições, como no caso da descrição multinível.
( ) A descrição do geral para o particular tem por objetivo representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes.
( ) A informação relevante para o nível de descrição tem por objetivo representar com rigor o contexto e o conteúdo da unidade de descrição.
( ) A relação entre descrições tem por objetivo tornar explícita a posição da unidade de descrição na hierarquia.
( ) A não repetição de informação tem por objetivo evitar a redundância de informação em descrições hierarquicamente relacionadas
A Norma Internacional para Descrição de Funções (ISDF) dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. Das alternativas abaixo, é INCORRETO afirmar: