Questões de Concurso Sobre mutações e alterações cromossômicas em biologia

Foram encontradas 151 questões

Q3127868 Biologia

A figura apresenta um cariótipo com banda G representando uma constituição cromossômica:


Imagem associada para resolução da questão


Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q3127862 Biologia
“Quando um indivíduo tem a suspeita diagnóstica de Síndrome de Cri-Du-Chat (SCC), ele deve fazer um teste complementar de cariótipo com banda G que, se for confirmado o diagnóstico, o resultado mostrará uma perda ou deleção de uma parte do braço ____________ do cromossomo _____.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3127861 Biologia
Certa criança foi diagnosticada com uma síndrome que ocorre em 1/1.000 mulheres nascidas vivas e as anomalias observadas nessa criança foram a alta estatura e a deficiência intelectual, que são as mais comuns nessa síndrome. A partir desses dados, é correto afirmar que essa criança apresenta:
Alternativas
Q3127860 Biologia

Sobre os conceitos de mutações, analise as afirmativas a seguir.


I. Podem ocorrer tanto em células da linhagem germinativa quanto em células somáticas.

II. Somente as mutações que ocorrem na linhagem germinativa podem ser transmitidas aos descendentes.

III. Em geral, as mutações são deletérias e dominantes.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q3096382 Biologia

O albinismo é uma herança autossômica recessiva, que resulta na ausência de produção de melanina. Um casal normal para a pigmentação de pele, cujo primeiro filho nasceu albino, pretende ter um segundo filho. Sobre essa possibilidade, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3052596 Biologia
A célula passa por diversas transformações ao longo de seu ciclo celular: realiza a síntese de diversos produtos, capta e envia sinais e macromoléuculas, replica seu DNA e divide-se. Considere que uma determinada espécie de lagarto possui 2n=36 cromossomos em suas células. Isso significa que a célula desse lagarto apresentará
Alternativas
Q3051923 Biologia
Em outubro de 2022, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fez a apreensão de 52.250 quilos de alimento impróprio para consumo. O produto apreendido apresentava ausência de garantia de qualidade e irregularidades, como o nível de aflatoxina superior a 2,5x o máximo permitido pela legislação brasileira, podendo comprometer a saúde do consumidor.
Adaptado de: https://www.alimentosonline.com.br/ index.php?action=vqfrNqZNVXbpyq8rPMKcaM21qYwLVA&artigo_id=7954

Com relação à substância aflatoxina, analise os itens a seguir:
I. É uma micotoxina, produzida por um fungo filamentoso microscópico do gênero Penicillium. II. É reconhecida como substância mutagênica e carcinogênica. III. O amendoim é uma cultura frequentemente contaminada com o fungo produtor de aflatoxina.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3049458 Biologia
A hemofilia é uma condição genética resultante de um gene recessivo associado ao cromossomo X, representado por Xh . Esse gene é responsável pela deficiência de um fator essencial para a coagulação do sangue. Por outro lado, o alelo dominante correspondente, denotado por XH , é responsável por regular a síntese adequada desse fator de coagulação. A condição afeta majoritariamente os homens, enquanto a incidência em mulheres é excepcionalmente baixa. Considerando tais conceitos, analise o seguinte relato de caso: “Joana e Leonardo, ambos com fenótipo normal para a hemofilia, foram surpreendidos ao descobrir que seu filho Pedro foi diagnosticado com essa condição genética. O casal pretende, a curto prazo, ter o segundo filho”. A probabilidade de Joana e Leonardo terem como segundo filho um menino com fenótipo normal é de:
Alternativas
Q3049454 Biologia
Sobre os conceitos de genética e diagnóstico da Síndrome de Down, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A síndrome de Down só pode ser diagnosticada após o nascimento, uma vez que não há testes de confirmação na fase gestacional.
( ) O cromossomo extra geralmente vem do pai e o risco de um casal ter um bebê com um cromossomo extra aumenta gradualmente à medida que o pai envelhece.
( ) Mulheres com síndrome de Down possuem uma probabilidade de 50% de gerar filhos que também apresentem a condição. Por outro lado, a infertilidade é comum em homens com síndrome de Down, exceto naqueles casos em que a síndrome se manifesta na forma de mosaicismo.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3049452 Biologia
Durante a concepção, podem surgir alterações cromossômicas no DNA do bebê. A Síndrome de Down é um exemplo de anomalia causada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21. Doenças cromossômicas causadas pela presença de um cromossomo adicional (2n + 1) são denominadas:
Alternativas
Q3047670 Biologia
Segundo dados da Fundação das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura – 2015 (FAO - 2015), cerca de 900 milhões de pessoas não têm acesso a alimentos de forma suficiente para levar uma vida saudável e ativa. Este dado preocupante se agrava ainda mais ao consideramos que a população mundial continua crescendo, devendo superar os 9 bilhões de pessoas em 2050 (ONU, 2012). Uma das alternativas ao combate à fome é o aumento da produtividade agrícola, que pode se dar, dentre outros, por meio de variedades de plantas geneticamente modificadas para resistir a ambientes diversos e aos ataques de pragas. Em relação aos organismos geneticamente modificados, aponte em qual das técnicas de engenharia genética apresentadas abaixo permite-se a inserção precisa de genes em locais específicos do genoma de plantas:
Alternativas
Q3047655 Biologia
A técnica do DNA recombinante é um método que permite fazer várias cópias idênticas (clones) de um fragmento específico de DNA (fragmento de interesse). Para tanto, uma das etapas para a realização desta técnica é a seleção de clones recombinantes, que ocorre após o processo de transformação bacteriana. Sobre esta etapa, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2764867 Biologia
Os seres vivos apresentam diferentes tipos de cromossomos, nomeados de acordo com a posição do centrômero. Analise o quadro a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre o tipo de cromossomo e sua nomenclatura.
Alternativas
Q2504100 Biologia
O melhoramento genético consiste em selecionar e aprimorar as características de espécies permitindo uma melhor utilização comercial. Entre as técnicas de melhoramento destaca-se a transgenia. Frequentemente, jornais, revistas, sites divulgam notícias sobre os alimentos transgênicos.

É correto afirmar que o homem saudável, ao ingerir o milho, soja ou arroz transgênico, terá o gene da outra espécie que foi inserido no vegetal
Alternativas
Q2471495 Biologia
“A Síndrome de Turner (ST) é uma anormalidade cromossômica sexual caracterizada pela ausência de um cromossomo X (cariótipo 45, X, 46 X iso), mosaicismo cromossômico (cariótipo 45, X/46, XX, XY), frequente em mulheres.”
Fonte: Araújo, Amanda Caroline dos Passos; Shirley Cardoso Morais e Nelson Jorge Carvalho Batista. "A síndrome de Turner e as perspectivas para o tratamento: uma revisão integrativa." RECIMA 21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675- 6218 3.6 (2022): e361519-e361519.
Nessa síndrome, ocorre uma mutação cromossômica:
Alternativas
Q2433315 Biologia

A CRISPR/Cas9 (sigla para Conjunto de Repetições Palindrômicas Regularmente Espaçadas em associação com a nuclease Cas9, em inglês) é o nome de uma técnica de biologia molecular capaz de editar (remover, adicionar, trocar) sequências de DNA localizadas em qualquer região do genoma. Estudos também demonstraram que, muitas vezes, o sistema CRISPR/Cas9 erra o alvo e acaba editando outras regiões do genoma. Esse acontecimento é chamado de “off-targets” (fora do alvo).


Quando a região editada, em eucariotos, não traduz uma proteína, tem-se um “off-targets”. A sequência editada está localizada em regiões genômicas denominadas:

Alternativas
Q2420632 Biologia

O conhecimento atual das vias da informação surgiu da convergência da genética, da física e da química na bioquímica moderna. Isto foi sintetizado pela descoberta da estrutura do DNA em dupla-hélice, postulada por James Watson e Francis Crick em 1953. Isso revolucionou a nossa compreensão da estrutura do DNA e inevitavelmente estimulou questionamentos sobre a sua função.


Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre as macromoléculas informacionais (DNA e RNA) e a transmissão da informação genética:

Alternativas
Q2405240 Biologia

Isabel foi o primeiro bebê de Irene e Ian, que eram bastante altos. A menina apresentou edema nos pés durante os primeiros meses, e era muito pequena, mas era um bebezinho sadio, em geral. Na infância se desenvolveu normalmente mas tinha estatura baixa. Na escola, aos 10 anos, a taxa de crescimento de seus colegas aumentara e algumas de suas amigas até́ já haviam iniciado a puberdade. A enfermeira da escola sugeriu que Isabel fosse encaminhada a um pediatra, visto que sua baixa estatura parecia incomum, em relação à estatura de seus pais. Como parte das investigações iniciais, o pediatra solicitou uma análise cromossômica da menina. O fenótipo e a história de pé s e mãos inchados nos primeiros anos de vida de Isabel eram sugestivos de síndrome de Turner, e esta foi confirmada pela aná lise cromossômica.


BORGES-OSÓRIO, Maria Regina L.; ROBINSON, Wanyce M. Genética humana. Porto Alegre: Grupo A, 2013.


Com bases nas informações desse caso clínico e nas características da síndrome de Turner, assinale alternativa correta.

Alternativas
Q2404780 Biologia

Duas mulheres nascidas com um mesmo tipo de mutação por substituição de base no cromossomo X foram submetidas a uma análise fenotípica. Se apenas uma delas exibe a mutação em seu fenótipo, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2403536 Biologia

Acerca dos tipos de mutações cromossômicas estruturais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: C
5: A
6: B
7: D
8: A
9: A
10: A
11: C
12: A
13: D
14: B
15: B
16: C
17: A
18: B
19: E
20: D