Questões de Concurso
Comentadas sobre conceitos, abrangência, princípios e competências em auditoria governamental
Foram encontradas 133 questões
À luz da NBASP 100, que trata dos Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público, nesse tipo de trabalho:
Julgue o item que se segue, no que se refere ao controle externo.
Uma das finalidades dos órgãos que compõem os sistemas
de controle interno de cada poder é apoiar o controle externo
no exercício de sua missão institucional.
De acordo com a Constituição Federal do Brasil, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno.
Em relação às finalidades deste sistema de controle interno, analise as afirmativas a seguir.
I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
II. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, e da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
III. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias e dos direitos e haveres da União.
Está correto o que se afirma em
Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público. Considerando o exposto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Dentre os objetivos dos controles internos podem ser citados os seguintes: salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais; e, dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente.
II. Os controles internos auxiliam na administração do setor público, na medida em que regulam o
orçamento para o ano seguinte e a sua aplicabilidade com base nas informações oportunizadas.
III. São objetivos dos controles internos, dentre outros: propiciar a obtenção de informação oportuna
e adequada; e, auxiliar na prevenção de práticas eficientes, econômicas e outras adequações.
I O controle prévio é aquele que ocorre antes da execução do ato pelo gestor público.
II O controle pode ser concomitante, para verificar a regularidade do ato.
III Não se deve avaliar o custo do controle em relação aos riscos que ele busca mitigar.
IV Gestor público não pode executar ato de delegação de atividade sob sua responsabilidade.
Estão certos apenas os itens
I. Segundo a CF/88, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade, à economicidade, à aplicação das subvenções e à renúncia de receitas, além do controle externo, será atribuição do Sistema de Controle Interno (SCI), de cada Poder. II. O conjunto das Secretarias de Controle Interno (Ciset) da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, constitui seu órgão central. III. As auditorias internas singulares (Audin) dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta e Indireta e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) do Ministério da Saúde atuam como órgãos auxiliares ao SCI. IV. A Secretaria Federal de Controle Interno é o órgão central do SCI do Poder Executivo Federal. V. A atuação do SCI abrange todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, incluindo as empresas estatais e qualquer pessoa física ou jurídica que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos sob a responsabilidade do Poder Executivo Federal.
Assinale a alternativa correta.
I. O controle eficaz emite informações claras sobre o desempenho do sistema e indica qual o desvio em relação ao objetivo; II. Todo sistema de controle eficaz deve ter um custo maior que os seus benefícios; III. Como é impossível controlar todas as fases do sistema, a ênfase do controle deve ser direcionada para as exceções; IV. As informações geradas por um sistema de controle devem ser enviadas rapidamente para o tomador de decisões de modo que a ação corretiva possa ser aplicada a tempo de corrigir as falhas, antes que seja tarde.
Marque a opção CORRETA.