Questões de Concurso Sobre formas de estratificação social em sociologia

Foram encontradas 81 questões

Q3288207 Sociologia
O lazer, enquanto prática social, não está disponível a toda a sociedade de maneira congênere. Diversos fatores incidem sobre as desigualdades presente no direito ao lazer, especialmente o poder econômico. Contudo, segundo Marcelino (2002), mesmo nas camadas mais pobres da sociedade, há grupos em que as barreiras ao lazer se impõem de forma ainda mais patente. Segundo o autor, esses grupos são:
Alternativas
Q3283839 Sociologia
“Acreditamos que a política sexual sob o patriarcado é tão onipresente nas vidas das mulheres negras, quanto as políticas de classe e raça. Também achamos, muitas vezes, difícil separar opressões de raça, classe e sexo porque, nas nossas vidas, elas são sempre experimentadas simultaneamente”.

Fonte: AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. p. 27-28. (Adaptado)

A partir do excerto, considere as afirmações a seguir.

I  →  A interseccionalidade no feminismo negro visa superar uma abordagem universalista do feminismo, reconhecendo que experiências de opressão variam de acordo com os marcadores sociais de cada indivíduo. 
II  →  O conceito de interseccionalidade assume que as categorias de opressão (raça, gênero e classe) operam de forma independente, podendo ser avaliadas separadamente.
III  →  O racismo estrutural está diretamente relacionado com a noção de interseccionalidade, pois a estrutura social reflete múltiplas hierarquias interligadas que marginalizam mulheres negras de forma específica.
IV  →  O feminismo negro nega a possibilidade de solidariedade entre mulheres negras e brancas, dado o foco exclusivo nas diferentes experiências de opressão.

Estão corretas
Alternativas
Q3276914 Sociologia
Sendo um processo de muitas vertentes que descreve o aumento de interconexão e interdependência dos países e sociedades ao redor do mundo. A globalização é um fenômeno que pode ser visto de várias maneiras e ter efeitos e implicações nos mais diversos segmentos sociais, econômicos, políticos e culturais.
Sobre a globalização e suas características, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3270764 Sociologia
Em 2024, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) possibilitou o debate entre o setor cultural e a sociedade brasileira, partindo do pressuposto de que cultura é um dos elementos constitutivos da própria democracia e um direito universal. A despeito disso, na sociedade brasileira ainda persistem dinâmicas econômicas e sociais que trazem uma história de desigualdades sociais. Como possibilidades de mitigação das desigualdades sociais, julgue como V (verdadeiras) ou F (falsas) as afirmativas a seguir.

(__) Redução da concentração geográfica de equipamentos culturais ou de recursos.
(__) Promoção da acessibilidade nos espaços culturais para pessoas com deficiência, com base em uma concepção anticapacitista como forma de garantia do pleno direito à cultura.
(__) Diminuição dos instrumentos de controle social das políticas culturais, já que o baixo índice de participação política e social não é um fator que contribui para a ampliação das desigualdades no Brasil.

A sequência correta é
Alternativas
Q3239774 Sociologia
A pobreza, como fenômeno social, é objeto de análise nas ciências sociais. Sobre as causas e consequências da pobreza, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3221431 Sociologia
Nas suas grandes linhas, os ____________ asiático, antigo, feudal e, modernamente, o burguês, podem ser designados como épocas progressivas da formação econômica e social. As relações de produção burguesas são a última forma antagônica do processo social da produção, não no sentido de antagonismo individual, mas de um antagonismo que decorre das condições sociais da vida dos indivíduos. Mas as forças produtivas que se desenvolvem no seio da sociedade burguesa criam, ao mesmo tempo, as _______________ para a resolução desse antagonismo. Com essa formação social encerra-se, por isso, a ________________ da sociedade humana.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3082583 Sociologia
Leia o texto a seguir:

Num certo sentido, a sociedade brasileira criou o melhor dos dois mundos. Ao mesmo tempo que mantém a estrutura de privilégio branco e a subordinação não branca, evita a constituição da raça como princípio de identidade coletiva e ação política. A eficácia da ideologia racial dominante manifesta-se na ausência de conflito racial aberto e na desmobilização política dos negros, fazendo com que os componentes racistas do sistema permaneçam incontestados, sem necessidade de recorrer a um alto grau de coerção.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T. A. Queiroz.1979, p. 246.

Diante da perspectiva abordada pelo texto, a Sociologia pode contribuir para desconstruir as ideias apresentadas por meio da(do)
Alternativas
Q3082576 Sociologia

Observe os gráficos a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



A reflexão sociológica acerca dos temas apresentados nos gráficos permite concluir que

Alternativas
Q3082568 Sociologia
A estratificação social para Max Weber pode ser dividida em três sistemas. Cada um deles apresenta uma hierarquia própria, embora haja uma relação estreita entre eles.
Os conceitos sociológicos que possibilitam compreender esses sistemas de estratificação são:
Alternativas
Q2602501 Sociologia
A teoria sociológica da distinção coloca que alguns dos elementos que diferenciam as classes sociais são o seu estilo de vida e sua cultura. Nesse contexto, um exemplo de distinção de estilo de vida e/ou cultura é
Alternativas
Q2602500 Sociologia
Uma das teses sociológicas sobre estratificação social afirma que um dos indicadores da posição de classe social são as valorizações verbais e que a linguagem está fortemente carregada de expressões valorativas. Essas expressões valorativas se manifestam em 
Alternativas
Q2602498 Sociologia
Leia o texto a seguir.

“O primeiro que, tendo cercado um terreno, arriscou-se a dizer: ‘isso é meu’, e encontrou pessoas bastante simples para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil.”

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e a Desigualdade entre os Homens. São Paulo: Ática, 1989, p. 84.


O discurso apresentado no texto relata uma tese filosófica sobre a origem da propriedade privada, raiz da desigualdade social segundo este autor. Essa hipótese filosófica não possui corroboração da teoria sociológica, pois ela explica a origem da desigualdade social não por ato individual e ingenuidade alheia. Uma explicação sociológica sobre a origem da desigualdade remete para a(o)
Alternativas
Q2570993 Sociologia
Os princípios e as práticas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) estão cada vez mais presentes nos discursos acadêmicos, na pesquisa científica e na agenda das políticas públicas. Eles envolvem a discussão das dimensões das desigualdades, abordando aspectos étnicos, raciais, geracionais, sexuais, de gênero, classe, dentre outros, que interagem em níveis múltiplos e, muitas vezes, simultâneos. Tais princípios são permeados pela compreensão de que aspectos das identidades sociais e políticas se combinam para criar diferentes formas de discriminação e, também, de privilégios.

Essa compreensão expressa uma perspectiva
Alternativas
Q2564106 Sociologia
Ao pensar as desigualdades educacionais, Pierre Bourdieu parte do princípio de que, no processo de aprendizado, a instituição escolar tem como referência
Alternativas
Q2511995 Sociologia
Muito se tem discutido atualmente sobre o relevante tema do racismo estrutural. O conceito de racismo estrutural aponta o racismo como algo naturalizado na sociedade, que constitui as relações no seu padrão de “normalidade”.

Em relação a esse conceito, é correto afirmar que
Alternativas
Q2501921 Sociologia
A principal crítica, para Pierre Bourdieu, no contexto sobre a escola conservadora, as desigualdades frente à escola e à cultura, em relação ao sistema escolar, é sobre a 
Alternativas
Q2459954 Sociologia
Na sociologia do esporte de Pierre Bourdieu, o conceito de habitus busca mostrar de que modo as atividades esportivas 
Alternativas
Q2415001 Sociologia
Se analisarmos a estratificação social no Brasil, a maioria dos estudos nos aponta para a discussão acerca de fatores socioeconômicos. Em uma sociedade na qual a escravidão tomou posição de destaque durante tanto tempo, a primeira classificação é relativa ao trabalho, separando escravos e livres. Quando se fala em “subir” de nível social, isso significa subir para a classe dos privilegiados, que exercem influência na sociedade: a classe dos ricos. A propriedade, a riqueza, eram fatores determinantes na escala social, mas não eram exclusivos, isso por quê:
Alternativas
Q2289296 Sociologia
Os pobres não são apenas pobres, eles são também cidadãos. Enquanto tais, eles participam dos direitos que a lei atribui à totalidade dos cidadãos de acordo com a obrigação do Estado de prestar assistência aos pobres. Portanto, o direito correspondente à obrigação do Estado de assistir ao pobre não é o direito do pobre, mas aquele de qualquer cidadão.

Sociologicamente, o importante é compreender que a posição particular que os pobres assistidos ocupam não impede sua integração no Estado, como membros de uma unidade política total. Apesar de sua situação em geral tornar sua condição individual um fim externo ao ato de assistência, e, por outro lado, um objeto inerte, destituído de direitos nos objetivos gerais do Estado, [...] que parecem colocar os pobres fora do Estado, eles estão ordenados de forma orgânica no interior deste. Em princípio, aquele que recebe uma esmola dá também alguma coisa; há uma difusão de efeitos indo dele ao doador e é precisamente o que converte a doação em uma interação, em um acontecimento sociológico.
SIMMEL, G. Les pauvres. Paris: Presses Universitaires de France, 1998.

As afirmativas a seguir apresentam interpretações do texto que consideram os direitos e as obrigações do Estado em relação aos pobres, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q2289295 Sociologia
O esquecimento do passado colonial e do passado da imigração é conveniente e necessário para a construção da memória da “velha” imigração como pouco problemática, composta quase exclusivamente de “brancos”, e a construção da Europa Ocidental e de alguns países da América, principalmente os Estados Unidos, Canadá e Argentina como países essencialmente brancos. A ideia da “imigração branca” só podia surgir com o esquecimento da racialização dos povos da periferia da Europa no passado, tratados como outras “raças” essencialmente inferiores. Assim como, o esquecimento das múltiplas intervenções políticas do passado para inibir ou proibir a imigração de não europeus e manter a predominância de brancos nos principais países de imigração da Europa, da América do Norte e da Oceania.

MONSMA, Karl; TRUZZI, Oswaldo. Amnésia social e representações de imigrantes: consequências do esquecimento histórico e colonial na Europa e na América. Sociologias, v.20, nº 49, 2018.

As afirmativas a seguir apresentam interpretações corretas sobre o processo de migração e suas representações no mundo ocidental tratados no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: C
6: B
7: E
8: B
9: A
10: D
11: A
12: A
13: D
14: C
15: E
16: E
17: C
18: B
19: C
20: B