Questões de Concurso Sobre formas de estratificação social em sociologia

Foram encontradas 74 questões

Q3082583 Sociologia
Leia o texto a seguir:

Num certo sentido, a sociedade brasileira criou o melhor dos dois mundos. Ao mesmo tempo que mantém a estrutura de privilégio branco e a subordinação não branca, evita a constituição da raça como princípio de identidade coletiva e ação política. A eficácia da ideologia racial dominante manifesta-se na ausência de conflito racial aberto e na desmobilização política dos negros, fazendo com que os componentes racistas do sistema permaneçam incontestados, sem necessidade de recorrer a um alto grau de coerção.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T. A. Queiroz.1979, p. 246.

Diante da perspectiva abordada pelo texto, a Sociologia pode contribuir para desconstruir as ideias apresentadas por meio da(do)
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Q3082576 Sociologia

Observe os gráficos a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



A reflexão sociológica acerca dos temas apresentados nos gráficos permite concluir que

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Q3082568 Sociologia
A estratificação social para Max Weber pode ser dividida em três sistemas. Cada um deles apresenta uma hierarquia própria, embora haja uma relação estreita entre eles.
Os conceitos sociológicos que possibilitam compreender esses sistemas de estratificação são:
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Q2602501 Sociologia
A teoria sociológica da distinção coloca que alguns dos elementos que diferenciam as classes sociais são o seu estilo de vida e sua cultura. Nesse contexto, um exemplo de distinção de estilo de vida e/ou cultura é
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Q2602500 Sociologia
Uma das teses sociológicas sobre estratificação social afirma que um dos indicadores da posição de classe social são as valorizações verbais e que a linguagem está fortemente carregada de expressões valorativas. Essas expressões valorativas se manifestam em 
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Q2602498 Sociologia
Leia o texto a seguir.

“O primeiro que, tendo cercado um terreno, arriscou-se a dizer: ‘isso é meu’, e encontrou pessoas bastante simples para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil.”

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e a Desigualdade entre os Homens. São Paulo: Ática, 1989, p. 84.


O discurso apresentado no texto relata uma tese filosófica sobre a origem da propriedade privada, raiz da desigualdade social segundo este autor. Essa hipótese filosófica não possui corroboração da teoria sociológica, pois ela explica a origem da desigualdade social não por ato individual e ingenuidade alheia. Uma explicação sociológica sobre a origem da desigualdade remete para a(o)
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Q2570993 Sociologia
Os princípios e as práticas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) estão cada vez mais presentes nos discursos acadêmicos, na pesquisa científica e na agenda das políticas públicas. Eles envolvem a discussão das dimensões das desigualdades, abordando aspectos étnicos, raciais, geracionais, sexuais, de gênero, classe, dentre outros, que interagem em níveis múltiplos e, muitas vezes, simultâneos. Tais princípios são permeados pela compreensão de que aspectos das identidades sociais e políticas se combinam para criar diferentes formas de discriminação e, também, de privilégios.

Essa compreensão expressa uma perspectiva
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Q2564106 Sociologia
Ao pensar as desigualdades educacionais, Pierre Bourdieu parte do princípio de que, no processo de aprendizado, a instituição escolar tem como referência
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Q2511995 Sociologia
Muito se tem discutido atualmente sobre o relevante tema do racismo estrutural. O conceito de racismo estrutural aponta o racismo como algo naturalizado na sociedade, que constitui as relações no seu padrão de “normalidade”.

Em relação a esse conceito, é correto afirmar que
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Q2501921 Sociologia
A principal crítica, para Pierre Bourdieu, no contexto sobre a escola conservadora, as desigualdades frente à escola e à cultura, em relação ao sistema escolar, é sobre a 
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Q2459954 Sociologia
Na sociologia do esporte de Pierre Bourdieu, o conceito de habitus busca mostrar de que modo as atividades esportivas 
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Q2403787 Sociologia

O rendimento médio mensal domiciliar por pessoa no Brasil caiu 6,9% em 2021, passando de R$ 1.454 em 2020 para R$ 1.353. Este é o menor valor da série, iniciada em 2012, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) [...] Rendimento de todas as fontes 2021, divulgada pelo IBGE. [...] A queda do rendimento mensal domiciliar per capita foi mais intensa entre as classes com menor rendimento. [...] Em 2021, o rendimento médio do 1% da população que ganha mais era 38,4 vezes maior que o rendimento médio dos 50% que ganham menos.


Disponível em: <https://monitormercantil.com.br/>.

Acesso em: 10 jun. 2022, com adaptações.


Com base no conceito de estratificação social, é correto afirmar que os dados apresentados indicam

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Q2289296 Sociologia
Os pobres não são apenas pobres, eles são também cidadãos. Enquanto tais, eles participam dos direitos que a lei atribui à totalidade dos cidadãos de acordo com a obrigação do Estado de prestar assistência aos pobres. Portanto, o direito correspondente à obrigação do Estado de assistir ao pobre não é o direito do pobre, mas aquele de qualquer cidadão.

Sociologicamente, o importante é compreender que a posição particular que os pobres assistidos ocupam não impede sua integração no Estado, como membros de uma unidade política total. Apesar de sua situação em geral tornar sua condição individual um fim externo ao ato de assistência, e, por outro lado, um objeto inerte, destituído de direitos nos objetivos gerais do Estado, [...] que parecem colocar os pobres fora do Estado, eles estão ordenados de forma orgânica no interior deste. Em princípio, aquele que recebe uma esmola dá também alguma coisa; há uma difusão de efeitos indo dele ao doador e é precisamente o que converte a doação em uma interação, em um acontecimento sociológico.
SIMMEL, G. Les pauvres. Paris: Presses Universitaires de France, 1998.

As afirmativas a seguir apresentam interpretações do texto que consideram os direitos e as obrigações do Estado em relação aos pobres, à exceção de uma. Assinale-a. 
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Q2289295 Sociologia
O esquecimento do passado colonial e do passado da imigração é conveniente e necessário para a construção da memória da “velha” imigração como pouco problemática, composta quase exclusivamente de “brancos”, e a construção da Europa Ocidental e de alguns países da América, principalmente os Estados Unidos, Canadá e Argentina como países essencialmente brancos. A ideia da “imigração branca” só podia surgir com o esquecimento da racialização dos povos da periferia da Europa no passado, tratados como outras “raças” essencialmente inferiores. Assim como, o esquecimento das múltiplas intervenções políticas do passado para inibir ou proibir a imigração de não europeus e manter a predominância de brancos nos principais países de imigração da Europa, da América do Norte e da Oceania.

MONSMA, Karl; TRUZZI, Oswaldo. Amnésia social e representações de imigrantes: consequências do esquecimento histórico e colonial na Europa e na América. Sociologias, v.20, nº 49, 2018.

As afirmativas a seguir apresentam interpretações corretas sobre o processo de migração e suas representações no mundo ocidental tratados no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
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Q2289294 Sociologia
O preto, como o trabalhador branco, é vítima da estrutura capitalista de nossa sociedade; tal situação desvenda-lhe a estreita solidariedade, para além dos matizes da pele, com certas classes de europeus oprimidos como ele; incita-o a projetar uma sociedade sem privilégio em que a pigmentação da pele será tomada como simples acidente. Mas, embora a opressão seja única, ela se circunstancia segundo a história e as condições geográficas: o preto sofre o seu jugo, como preto, a título de nativo colonizado ou de africano deportado. E, posto que o oprimem em sua raça, e por causa dela, é de sua raça, antes de tudo, que lhe cumpre tomar consciência. Aos que, durante séculos, tentaram debalde, porque era negro, reduzi-lo ao estado de animal, é preciso que ele os obrigue a reconhecê-lo como homem. Ora, no caso, não há escapatória, nem subterfúgios, nem passagem de linha a que possa recorrer; um judeu branco entre os brancos pode negar que seja judeu, declarar-se homem entre homens. O negro não pode negar que seja negro ou reclamar para si esta abstrata humanidade incolor: ele é preto.

Fonte: SARTRE, Jean- Paul. Orfeu negro. In: Reflexão sobre o racismo. São Paulo: Difel, 1960, p. 111.

De acordo com trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a concepção de Sartre sobre os conceitos de raça e classe.
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Q2289293 Sociologia
Leia o trecho a seguir, adaptado da resposta de uma entrevistada.

Em um país onde negros são assassinados com frequência ao andarem por suas comunidades ou carregarem um guarda-chuva e mulheres transexuais são espancadas, violentadas e destinadas a prostituição, se unir por uma causa é a solução que mulheres negras e mulheres transexuais encontraram para ganhar força. É triste observar grupos que nos ignoram e excluem de pautas que nos interessam ou se quer ouvem nosso sofrimento, nos diminuindo a uma questão biológica. Sei que homens fazem coisas terríveis para essas mulheres e que o sofrimento pode gerar raiva e angústia, mas também sei que generalizar não é a solução, pois conheci feministas radicais que foram duríssimas comigo e me humilharam.

Adaptado de: https://contrapontodigital.pucsp.br/noticias/

De acordo com o conceito de interseccionalidade, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a resposta da entrevistada.
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Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284125 Sociologia
“Nós surgimos, efetivamente, do cruzamento de uns poucos brancos com multidões de mulheres índias e negras. Essa situação não chega a configurar uma democracia racial, como quis Gilberto Freyre e muita gente mais, tamanha é a carga de opressão, preconceito e discriminação antinegro que ela encerra. Não o é também, obviamente, porque a própria expectativa de que o negro desapareça pela mestiçagem é um racismo. [...] O aspecto mais perverso do racismo assimilacionista é que ele dá de si uma imagem de maior sociabilidade, quando de fato, desarma o negro para lutar contra a pobreza que lhe é imposta, e dissimula as condições de terrível violência a que é submetido. [...] Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém”.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 225-227.
No que concerne ao tema da democracia racial expressa no fragmento acima, é correto afirmar:
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Q2248813 Sociologia
Quanto a mudança social, que designa uma diferença observada em relação aos estados anteriores de estrutura, instituições e hábitos sociais, julgue o item que se segue. 
No Brasil, a imigração não interferiu no mercado de trabalho.

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Q2248811 Sociologia
Quanto a mudança social, que designa uma diferença observada em relação aos estados anteriores de estrutura, instituições e hábitos sociais, julgue o item que se segue. 
Muitas inovações tecnológicas ajudaram a produzir mudanças sociais amplas na sociedade.

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Q2248808 Sociologia
Nas ciências sociais, o termo estratificação passou a indicar processo ou estrutura pelos quais as famílias se tornam diferenciadas umas das outras e são dispostas em estratos segundo graus de prestígio, propriedades e(ou) poder. Com relação a esse tema, julgue o item seguinte.
A estratificação social só existe nas sociedades modernas.

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Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: A
6: A
7: D
8: C
9: E
10: E
11: C
12: A
13: C
14: B
15: C
16: A
17: E
18: E
19: C
20: E