Questões de Concurso Comentadas sobre ergonomia e usabilidade em design gráfico

Foram encontradas 129 questões

Q3035332 Design Gráfico
Interfaces naturais representam uma evolução significativa na maneira como interagimos com a tecnologia. Essas tecnologias estão redefinindo as experiências dos usuários. A característica que define uma interface gestual é
Alternativas
Q3035329 Design Gráfico
Considerando a diversidade de dispositivos que os usuários têm acesso, ao se pensar nestes dispositivos, há que se pensar em UX multiplataforma. UX multiplataforma significa
Alternativas
Q3035328 Design Gráfico
A evolução da tecnologia impulsionou o desenvolvimento de diversos dispositivos, como dispositivos móveis, desktops e dispositivos vestíveis, surgindo o conceito de multiplataforma. O principal desafio, ao projetar para UX multiplataforma, é
Alternativas
Q3035320 Design Gráfico
Service Design, ou Design de Serviços, é uma abordagem interdisciplinar que combina métodos de várias disciplinas para criar serviços eficientes e eficazes que melhoram as experiências dos usuários. A empatia no Design de Serviços tem o papel de
Alternativas
Q3035315 Design Gráfico
O Design Visual e a Arquitetura de Informação são componentes importantes no processo de criação de experiências digitais envolventes e eficazes. A teoria da informação é importante no Design Visual, pois
Alternativas
Q3035308 Design Gráfico
Liderança em Design envolve não apenas a habilidade de guiar uma equipe na direção certa, mas também a capacidade de inspirar inovação e criatividade. Ao enfrentar conflitos dentro da equipe, os líderes em design devem 
Alternativas
Q3035307 Design Gráfico
Entre outras necessidades, os usuários de sistemas possuem também necessidades emocionais e essas necessidades podem ser capturadas por pesquisas e coleta de dados. O método eficaz para capturar as necessidades emocionais dos usuários em pesquisa com usuários é 
Alternativas
Q3035306 Design Gráfico
Em Experiência do Usuário (UX), a pesquisa com usuários é parte importante do processo de design. O principal objetivo da pesquisa com usuários em UX é
Alternativas
Q3035305 Design Gráfico
A ideação, uma fase no processo de Design de Experiência do Usuário (UX Design), permite explorar o potencial criativo da equipe, desafiando suposições e expandindo o leque de possíveis soluções antes de se comprometer com um caminho específico. O principal objetivo da fase de ideação em UX Design é
Alternativas
Q3035302 Design Gráfico
O Design para Todos, também conhecido como design inclusivo, considera uma ampla gama de habilidades humanas, culturas, e situações sociais durante o processo de design. Um dos princípios do design inclusivo é
Alternativas
Q3035299 Design Gráfico
O objetivo do Design Centrado no Usuário (DCU) é criar produtos que não apenas atendam às necessidades funcionais dos usuários, mas que também sejam fáceis de usar, acessíveis e proporcionem uma experiência agradável. O feedback dos usuários é integrado no processo de Design Centrado no Usuário,
Alternativas
Q3035297 Design Gráfico
Dentro do campo da Avaliação de Interfaces (UX Evaluation), a caracterização dos métodos de avaliação é dividida em duas categorias principais: avaliação por inspeção e avaliação por observação de Uso. Exemplos de método de avaliação de UX por inspeção são
Alternativas
Q3014409 Design Gráfico
Qual das afirmações a seguir descreve corretamente o propósito e o uso de wireframes no processo de design
Alternativas
Q3013073 Design Gráfico
Entre as diversas atuações de um designer de produto, pode-se destacar o design de interiores, que abarca diversos conhecimentos, como de mobiliário e de ergonomia, por exemplo. Sobre o design de interiores, analise as assertivas a seguir:
I. Recomenda-se que o profissional tenha conhecimento acerca de ergonomia e desenho universal. II. É uma atividade que substitui a atividade do arquiteto, sobretudo no que diz respeito ao projeto da edificação. III. O profissional deve dominar os softwares arquitetônicos Autocad, Illustrator e Maya.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2575796 Design Gráfico
O design universal visa à criação de produtos acessíveis e inclusivos, atendendo a um público diversificado. Considerando os princípios do design universal e sua aplicação em projetos gráficos educativos, qual estratégia deve ser adotada para garantir a compreensibilidade e a usabilidade desses materiais por pessoas com diferentes habilidades e necessidades, enfrentando desafios como diversidade cultural, limitações físicas e cognitivas, e a necessidade de integração tecnológica? 
Alternativas
Q2497352 Design Gráfico
Em publicações com blocos de texto longos, a leiturabilidade é um tópico fundamental para o conforto visual durante a leitura. Analise as três afirmações a seguir:

I - Uma recomendação comum para blocos de texto é que ele não ultrapasse 30 palavras por linha, de modo a facilitar o encontro e continuidade de leitura da próxima linha de texto.
II - Um padrão recomendado para boa leiturabilidade é que a entrelinha de um bloco de texto seja de pelo menos 100% da altura do corpo da fonte.
III - Um padrão bastante utilizado em softwares e no dia a dia para entrelinhas na maioria dos blocos de textos que lemos em publicações impressas e online situa-se entre 120% e 150% do corpo da fonte.

Das afirmativas acima:
Alternativas
Q2281559 Design Gráfico
O posicionamento do microfone em um local de gravação é fundamental para uma reprodução sonora de qualidade. O correto posicionamento dos microfones pode proporcionar redução de interferências, além de uma captação ideal e controle de feedback ocasionado por caixas acústicas. Considerando o posicionamento de microfones em um local onde há uma fonte de som, um microfone e caixas acústicas, qual é o correto posicionamento do microfone para obter uma gravação ou reprodução de áudio de qualidade para vocais?
Alternativas
Q2076401 Design Gráfico

Para LÖBACH (1981), um bom design atende simultaneamente a funções práticas, estáticas e simbólicas.


Sobre as funções práticas, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2075772 Design Gráfico

Testes de usabilidade em websites são procedimentos em que um usuário utiliza um sistema interativo realizando tarefas apresentadas por um facilitador. Enquanto suas interações são registradas, podemos descobrir problemas com o produto e identificar pontos de melhoria.

Sobre Testes de usabilidade, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Q1888409 Design Gráfico
Os princípios da Gestalt podem influenciar na percepção e no comportamento que os usuários terão diante de uma interface visual. Assinale a alternativa com uma afirmação correta sobre o Princípio da Proximidade.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: B
6: B
7: D
8: C
9: B
10: C
11: B
12: D
13: D
14: A
15: D
16: B
17: B
18: B
19: B
20: E