Questões de Concurso Sobre criminologia

Foram encontradas 779 questões

Q3098532 Criminologia
No Brasil, a violência doméstica e familiar contra a mulher é um problema social expressivo e de grande preocupação estatal, com casos frequentes de reincidência entre os agressores. Nesse contexto, a criminologia, a política criminal e o direito penal oferecem diferentes perspectivas para tratar essa questão. Com base nas abordagens da criminologia, da política criminal e do direito penal, assinale a afirmativa que melhor representa como essas áreas do conhecimento tratam o problema da violência doméstica no Brasil.
Alternativas
Q3058681 Criminologia
A Criminologia é o ramo da Ciência Penal que abrange os conhecimentos relativos ao delito como fenômeno social, inclusive os processos de elaborar as leis, infringir as leis e reagir à infração das leis.
Acerca das teorias criminológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. A teoria ecológica do delito foi criada no contexto da Escola de Chicago e consiste na sustentação, baseada em pesquisas empíricas, da correlação entre o ambiente comunitário e a formação de determinados padrões infracionais.

II. A teoria da associação diferencial, também chamada de teoria da aprendizagem social, preconiza que as racionalidades motivacionais e metodológicas que envolvem o cometimento de ilicitudes podem ter origem genética, mas são principalmente transmitidas em circunstâncias específicas no curso da convivência grupal.

III. Os chamados crimes do colarinho branco são infrações praticadas por indivíduos dotados de elevado status socioeconômico no curso de atividades filantrópicas, sendo a razão pela qual as cifras negras não incidem sobre tais comportamentos ilícitos.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2895201 Criminologia

As respostas às indagações clássicas do Heptâmetro de Quintiliano podem ser encontradas a partir das hipóteses obtidas dos juízos formulados, após o necessário processo de comprovação. Que indagação se aproxima mais dos objetivos da Criminologia?

Alternativas
Q2666435 Criminologia

Em cada país, os grupos de crime organizado costumam receber um nome próprio. O crime organizado italiano e ítalo-americano, por exemplo, recebe o nome de máfia; o japonês, de yakuza; o colombiano e mexicano, de cartel; o russo e ucraniano, de bratva etc. A versão brasileira mais próxima disso são os comandos. Seja qual for, porém, a nacionalidade dessas organizações, elas apresentam sempre as seguintes características criminológicas, com exceção de:

Alternativas
Q2568338 Criminologia
Sobre a criminologia prevencionista (prevenção dos delitos), assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2568335 Criminologia
Sobre os conceitos e objetos das ciências criminais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2522194 Criminologia
Sobre a dogmática penal e a criminologia cautelar, de acordo com a obra de Eugenio Zaffaroni e Matias Bailone, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2522191 Criminologia
Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que: “A utilização de roupas sociais pelo réu durante seu julgamento pelo Tribunal do Júri é um direito e não traria qualquer insegurança ou perigo, tendo em vista a existência de ostensivo policiamento nos Fóruns do Estado”. A utilização de roupas do presídio por um acusado no Tribunal do Júri está associada a qual tema da Criminologia? 
Alternativas
Q2513072 Criminologia
Maria, 37 anos, órfã materna, foi mantida em cárcere privado desde os 9 anos de idade por Firmino, seu genitor. Durante todos esses anos, ela foi estuprada pelo pai e concebeu cinco filhas, que também passaram a ser vítimas de abusos sexuais. Certo dia, cansada dos tormentos que sofrera, Maria, aproveitando-se da distração do abusador, desferiu-lhe golpes de machado na região da cabeça, provocando-lhe o óbito.
Do ponto de vista do estudo da vitimologia, seguindo os ensinamentos de Benjamin Mendelsohn, a vítima do homicídio pode ser classificada como
Alternativas
Q2488041 Criminologia

Em relação à realidade política, econômica e social do Brasil, julgue o item a seguir.


A morosidade no andamento dos processos criminais para o desencarceramento e o fato de a maior parte das prisões decorrer da condenação por crimes patrimoniais de baixo valor e cometidos sem uso de violência são fatores relacionados à superlotação do sistema prisional e que implicam o posicionamento do Brasil na primeira posição do ranking mundial referente ao quantitativo de presos em escala nacional. 

Alternativas
Q2488039 Criminologia

Em relação à realidade política, econômica e social do Brasil, julgue o item a seguir.


No Brasil, um dos maiores obstáculos à eficaz reabilitação e ressocialização dos detentos é a superlotação das prisões, que dificulta a aplicabilidade de programas educacionais para a população carcerária e seu treinamento profissional.

Alternativas
Q2464803 Criminologia
Dentro do tema Vitimização, denomina-se
Alternativas
Q2464802 Criminologia
Sabe-se que há, atualmente, quatro grandes modelos teóricos da Criminologia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2464801 Criminologia
Sobre as Ciências Criminais, é correto afirmar que
Alternativas
Q2414855 Criminologia

João foi preso sob a acusação de tráfico de drogas. Há suspeita de que sua abordagem teria sido realizada com abuso por parte dos agentes policiais, que teriam plantado a droga e forjado o flagrante. O caso ganhou destaque na mídia, especialmente pelo fato de João ser jovem, negro e morador de uma comunidade carente, levantando preocupações sobre a atuação policial e o sistema de justiça criminal. Julgue o item a seguir.


Considerando a teoria do etiquetamento, é essencial que o Ministério Público adote uma abordagem mais individualizada no controle da atividade policial, visando evitar estigmatização e discriminação.

Alternativas
Q2414854 Criminologia

João foi preso sob a acusação de tráfico de drogas. Há suspeita de que sua abordagem teria sido realizada com abuso por parte dos agentes policiais, que teriam plantado a droga e forjado o flagrante. O caso ganhou destaque na mídia, especialmente pelo fato de João ser jovem, negro e morador de uma comunidade carente, levantando preocupações sobre a atuação policial e o sistema de justiça criminal. Julgue o item a seguir.


A teoria do etiquetamento argumenta que o processo de rotulação de um indivíduo como criminoso pode aumentar a probabilidade de reincidência; no entanto, destaca que, em certos casos, a aplicação de rótulos pode ser necessária para manter a ordem social, desafiando a ideia de que o etiquetamento é sempre prejudicial.

Alternativas
Q2414853 Criminologia

Maria foi casada com João por dez anos. Em uma década de coabitação, o casal teve discussões constantes, com xingamentos e agressões verbais, especialmente por parte de João. Houve algumas separações esporádicas e de curta duração, nas quais Maria chegou a se envolver amorosamente com outras pessoas. Todavia, sempre retornou ao convívio de João, em uma situação de dependência emocional. Recentemente, após mais uma briga, Maria decidiu pedir divórcio e dar fim à relação. João, ao ser comunicado da decisão, não a aceitando, agrediu sua esposa e foi processado criminalmente por isso. Julgue o item a seguir.


O ciclo da violência doméstica contra a mulher é comumente descrito pela teoria criminológica como possuindo três fases – a tensão; o ato de violência; e, a lua de mel, que costumam se suceder nessa ordem.

Alternativas
Q2388794 Criminologia
Assinale a opção que apresenta corretamente a teoria que defende a ideia de que a conduta criminosa resulta de uma série de estímulos contínuos na vida do indivíduo, sendo produto de suas experiências passadas. 
Alternativas
Q2388793 Criminologia
Ao contrário do direito penal, que se utiliza do método dedutivo, a criminologia se utiliza do método de trabalho empírico e indutivo, observando todo o processo criminógeno. No que se refere às técnicas de investigação utilizadas pelo método empírico-indutivo no âmbito da criminologia, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2388792 Criminologia
Assinale a opção que apresenta corretamente o teórico que classificava os criminosos nas três categorias seguintes: criminoso assassino, criminoso enérgico ou violento, e ladrão ou neurastênico.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: E
5: C
6: D
7: A
8: E
9: D
10: E
11: C
12: B
13: C
14: A
15: C
16: E
17: C
18: C
19: A
20: E