Questões de Concurso
Sobre história da américa latina em história
Foram encontradas 502 questões
Analise a imagem e leia o trecho a seguir.
Fonte: Códice Magliabechiano, fol. 70r.
A imagem retrata um ritual mexica praticado na região central do México, no qual ocorre um sacrifício humano como oferta aos deuses. Na cena, é possível observar uma pirâmide, com um personagem central retirando o coração do sacrificado, enquanto outras pessoas observam o ato.
Sobre esse ritual, o humanista espanhol Juan Ginés Sepúlveda escreveu no século XVI:
Não é, portanto, a simples infidelidade a causa desta guerra justíssima contra os bárbaros, mas sim seus sacrifícios de vítimas humanas, as extremas injúrias que faziam a muitos inocentes, os horríveis banquetes de corpos humanos, o culto ímpio dos ídolos. O que poderia ter ocorrido a esses bárbaros de mais conveniente ou mais saudável do que ficarem submetidos ao império daqueles cuja prudência, virtude e religião os transformariam de bárbaros, seres que mal mereciam o nome de seres humanos, em homens civilizados, tanto quanto poderiam sê-lo; de tolos e libidinosos, em probos e honrados; de ímpios e servos dos demônios, em cristãos e adoradores do verdadeiro Deus?
Adaptado de SEPÚLVEDA, Juan Ginés de. Tratado sobre las justas causas de la
guerra contra los indios. México, Fondo de Cultura Económica, 1987, p. 133.
Com base na análise da imagem e na leitura do trecho, assinale a opção que descreve corretamente a posição de Sepúlveda sobre o ritual.
Sobre esse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. O Ato Institucional nº 5 (AI-5) decretou o fechamento do Congresso Nacional, suspendeu todos os direitos civis e constitucionais, autorizando a prisão de qualquer cidadão brasileiro, e impôs a suspensão dos direitos políticos por dez anos àqueles considerados suspeitos de atuar contra o governo.
II. Durante o governo de Castello Branco, os militares realizaram uma série de transformações no funcionamento institucional do país, dando início ao regime da ditadura militar. Esse período foi marcado pela emissão de atos institucionais, como o AI-1, uma série de decretos elaborados pelo Poder Executivo, sem a necessidade de análise ou aprovação pelo Congresso Nacional.
III. O governo de Médici, sucessor de Costa e Silva, ficou particularmente marcado pelo acelerado crescimento econômico do país, conhecido como "milagre econômico". Esse processo foi acompanhado pela realização de grandes obras, algumas delas denominadas "obras faraônicas", e pelo endurecimento da repressão política, com ações quase autônomas por parte do aparato repressivo, que agiu sem grandes limitações.
IV. No governo de Ernesto Geisel, o segundo presidente militar do Brasil, o país experimentou um dos maiores processos de recuperação econômica desde o início do regime militar, justificado pela maciça entrada de capital estrangeiro, que impulsionou a economia brasileira, estabilizando-a e equilibrando-a por um longo período. Paralelamente, o crescimento da população urbana proporcionou uma abundante e barata mão de obra, essencial para a expansão industrial nos grandes centros econômicos do país.
V. O governo do general João Baptista de Oliveira Figueiredo, o terceiro presidente da sequência de governos militares, foi um dos mais imponentes desse período. Alinhado à ala "linha dura" do regime, Figueiredo implementou a repressão de maneira ainda mais contundente. A criação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em particular, legalizou a intervenção do presidente nos estados e municípios, sem as limitações previstas pela Constituição, além de suspender a garantia do habeas corpus nos casos de crimes políticos, consolidando um período de repressão ainda mais severo.
Estão CORRETOS:
Em seu ensaio, o argentino Domingo Faustino Sarmiento, no afã de entender a Argentina, construiu uma interpretação carregada de ideias, imagens e símbolos, compartilhados, na mesma época, por contemporâneos brasileiros, ocupados com idêntica tarefa de compreender o próprio país. Facundo ultrapassou os limites da Argentina para se estender pelo território latino-americano, animando controvérsias e contribuindo para a cristalização de certos estereótipos sobre o continente.
(Maria Ligia Coelho Prado.
América Latina no século XIX – Tramas, telas e textos)
Em sua obra clássica Facundo, Sarmiento apresenta seu pensamento sobre
Sobre os astecas, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) A sociedade asteca era rigidamente dividida, com o imperador acima de todos, pois era considerado um representante dos deuses.
( ) A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso.
( ) A escultura mais conhecida da civilização asteca é a famosa Pedra do Sol, também conhecida como Calendário Asteca.
( ) Além da Pedra do Sol, os astecas produziram uma variedade de esculturas em diferentes materiais, como ouro e prata.
( ) Os astecas possuíam profundos conhecimentos de medicina, matemática e astronomia. Elaboraram um calendário solar e agrícola, no qual o ano era dividido em 365 dias.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
O sistema colonial implantado nas Américas pelos europeus moldou o espaço e a economia das colônias. Analise as afirmativas sobre o sistema colonial:
I. A colonização portuguesa no Brasil foi inicialmente marcada pela extração do pau-brasil, realizada com o auxílio de mão de obra indígena.
II. A adoção do sistema de plantation, baseado em grandes propriedades, monocultura e trabalho escravizado, foi essencial para a produção de açúcar no Brasil.
III. As colônias inglesas na América do Norte adotaram o mesmo sistema econômico das colônias espanholas, priorizando a exploração de ouro e prata.
Das afirmativas, pode-se afirmar que:
Qual civilização pré-colombiana está sendo descrita?
( ) A unidade temática “Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo” tem um de seus conteúdos programáticos “As descobertas científicas e a expansão marítima”.
( ) Não consta no rol de unidades temáticas para o sétimo ano “Os processos de independência nas Américas”.
( ) É parte da unidade temática “Lógicas comerciais e mercantis da modernidade” o seguinte objeto do conhecimento: “A estruturação dos vice-reinos nas Américas”
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(Maria Helena Rolim Capelato, O Populismo e sua história: debate e critica. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, p. 127)
Os estudos sobre o populismo na América Latina apresentam diversos enfoques teóricos e históricos, refletindo diferentes formas de conceituar e interpretar o populismo a partir da realidade de nações latino-americanas.
A partir dos seus conhecimentos a respeito dos governos populistas, implementados em determinados países latino-americanos e suas especificidades, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona movimentos e suas respectivas características:
Primeira coluna: movimento Populista
1. Cardenismo
2. Peronismo
3. Neopopulismo
Segunda coluna: características
( ) Período que manteve uma relação mais próxima com o setor privado e os empresários, apesar de uma política de nacionalização parcial. Um extenso programa de bem-estar social, que incluía uma vasta gama de benefícios para os trabalhadores e suas famílias, como assistência médica, educação e aposentadoria, foi implementado pelo seu governante.
( ) Período marcado pela consolidação da revolução, seu líder foi acusado pelos capitalistas de desenvolver uma política de estado unilateral, a favor da classe trabalhadora, por isso, comunista. Promoveu políticas de nacionalização industrial, reforma agrária e mobilização de trabalhadores urbanos e camponeses, alterando as relações entre Estado e setores emergentes.
( ) Período em que houve uma redução da intervenção estatal e a promoção de reformas econômicas de mercado livre, resultando em uma reestruturação significativa das políticas sociais e econômicas que buscavam reconciliar as demandas populistas com as exigências do mercado global.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: