Questões de História - História da América Latina para Concurso

Foram encontradas 438 questões

Q3034749 História
As teorias acerca dos primeiros habitantes da América são de povos nômades que se deslocavam caçando e adaptandose às novas regiões antes da chegada dos europeus. Acerca desses primeiros habitantes, também são chamados de:
Alternativas
Q3032476 História

Analise as afirmativas abaixo a respeito da questão escravista no segundo Império.


1. Ao fim da Guerra do Paraguai intensificou-se a luta de setores da sociedade brasileira, notadamente as camadas urbanas e grupos de praças e jovens oficiais do Exército, contra a abolição da escravatura.


2. Latifundiários do nordeste, traficantes de escravos arruinados com a abolição do tráfico negreiro, comerciantes urbanos e os plantadores de algodão e tabaco uniram-se à burguesia cafeeira tentando antecipar o mais possível, o fim da escravidão. 


3. A Lei do Ventre Livre, que declarava livres os filhos de escravos e a Lei dos Sexagenários, embora de alcance insignificante, foram concessões da camada dominante que pretendiam frear o movimento abolicionista.


4. A Lei Áurea (1888) promulgada pela Princesa Dona Isabel, Regente do Trono na ausência do seu pai, declarou extinta a escravidão no Brasil.


5. A Lei Áurea e a ação da monarquia, que apoiou com recursos financeiros, terras e empregos aos libertos, permitiu que a grande massa de escravos fosse inserida na sociedade brasileira e tivesse grande melhoria nas condições de vida.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3028350 História
Dentro do contexto histórico do país, qual foi um dos fatores que contribuiu para a emigração alemã para o Brasil no século XIX? 
Alternativas
Q3027849 História
Dentro do contexto histórico do país, qual foi um dos fatores que contribuiu para a emigração alemã para o Brasil no século XIX?
Alternativas
Q3026894 História
“As comparações possíveis entre os dois Impérios atlânticos das monarquias ibérica, aproximadas pelo tratado de 1750, e as reformas que sofreram ao longo do Setecentos podem constituir uma chave importante para um melhor enquadramento das marcas peculiares do caso português.
Os governos desses dois Império americanos compartilhavam muitas coisas [...] Mas aqui interessa, sobretudo, sublinhar os pontos de discrepância.”
Texto extraído de: MONTEIRO, Nuno. As reformas na monarquia pluricontinental portuguesa: de Pombal a dom Rodrigo de Sousa Coutinho. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima (orgs.). O Brasil Colonial, volume 3 (ca.1720-ca.1821). 1.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. (Parte I – O mundo português em transformação: o logo século XVIII e Parte II - Transformações na economia e na sociedade), p.118.

Nuno Monteiro, para construir o argumento do capítulo, realiza uma comparação entre a monarquias pluricontinentais portuguesa e espanhola. Marque a opção que trata de forma CORRETA essas diferenças – e/ou semelhanças – na concepção do autor:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: D