Questões de Concurso
Sobre história da américa latina em história
Foram encontradas 469 questões
Sobre os astecas, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) A sociedade asteca era rigidamente dividida, com o imperador acima de todos, pois era considerado um representante dos deuses.
( ) A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso.
( ) A escultura mais conhecida da civilização asteca é a famosa Pedra do Sol, também conhecida como Calendário Asteca.
( ) Além da Pedra do Sol, os astecas produziram uma variedade de esculturas em diferentes materiais, como ouro e prata.
( ) Os astecas possuíam profundos conhecimentos de medicina, matemática e astronomia. Elaboraram um calendário solar e agrícola, no qual o ano era dividido em 365 dias.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
O sistema colonial implantado nas Américas pelos europeus moldou o espaço e a economia das colônias. Analise as afirmativas sobre o sistema colonial:
I. A colonização portuguesa no Brasil foi inicialmente marcada pela extração do pau-brasil, realizada com o auxílio de mão de obra indígena.
II. A adoção do sistema de plantation, baseado em grandes propriedades, monocultura e trabalho escravizado, foi essencial para a produção de açúcar no Brasil.
III. As colônias inglesas na América do Norte adotaram o mesmo sistema econômico das colônias espanholas, priorizando a exploração de ouro e prata.
Das afirmativas, pode-se afirmar que:
Qual civilização pré-colombiana está sendo descrita?
As forças centrífugas que impediam a constituição de ordenamentos políticos estáveis e unificados na América Latina começam a desaparecer a partir da vitória das oligarquias primário-exportadoras, quando essas oligarquias finalmente encontraram uma condição de mercado onde estivessem respaldados os seus interesses dominantes ou melhor uma solidariedade econômico-social.
O decisivo para debelar a instabilidade interna foi a nova forma de vínculo com o mercado mundial.
(Torres Rivas, 1987, p. 66.)
O momento da consolidação do Estado nacional pode ter coincidido com a afirmação de um produto primário para exportação que pudesse fazer frente às dificuldades de ordenamento econômico das sociedades latino-americanas, mas foi resultado também:
Havendo se elevado esta cidade à alta hierarquia de ser hoje Corte do Brasil [...] não pode nem deve continuar a conservar antigos costumes que apenas podiam tolerar-se, quando era reputada com uma Colônia e que desde muito tempo não sofrem em povoações cultas e de perfeita civilização [...] testemunhos da antiga Condição de Conquista e Colônia, concorrendo para estabelecer a sua Corte e fazê-la mais notável aos olhos das Nações Estrangeiras. (ANRJ – cód.323, v.1. fl. 88-88v.)
(MEIRELLES, 2015.)
O excerto se refere a um edital da intendência da polícia que já enunciava claramente a posição adquirida pela cidade como capital do Império Português, agora com sede nos trópicos. Essas e outras mudanças, relativas especificamente ao cotidiano da cidade, mostram, em parte, a preocupação de que:
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerra-paraguai.htm
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma relação correta de causa e consequência do conflito.
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/povos-precolombianos.htm
Qual das alternativas apresenta uma característica marcante dos povos pré-colombianos?
Na América do Sul, a aplicação da política econômica internacional conhecida como Consenso de Washington resultou em medidas que, algumas décadas depois, implicaram a adoção, pelos presidentes da Argentina e do Brasil, de políticas que modificassem os padrões das reformas liberais, indo contra as teses que embasaram o referido consenso.
Os movimentos de independência nas regiões insurgentes da América espanhola foram majoritariamente motivados pela quebra do pacto tradicional, traço característico daquelas sociedades, e não por ideias e práticas políticas novas que vigoravam à época na Europa.
Julgue (C ou E) o item a seguir, relacionados à experiência democrática após o Regime Militar no Brasil.
A baixa complementaridade econômica, assimetrias políticas e sociais e limitações nas estruturas estatais e burocráticas dos países-membros do MERCOSUL são obstáculos para a efetivação de acordos de integração no bloco econômico.
I- A economia desse processo era baseada na exploração de recursos naturais, principalmente ouro e prata, com plantações e minas usando mão de obra compulsória indígena;
II- A administração era feita em um sistema de vicereinados e capitanias gerais, com autoridades nomeadas pela Coroa espanhola;
III- Embora estratificada do ponto de vista étnico, espanhóis, criollos, mestizos e indígenas, havia um equilíbrio social e racial, que permitia mobilidade social.
Dos itens acima: