Questões de Concurso
Sobre pré-história brasileira: legado de povos nativos em história
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(__)As populações da Mesoamérica congregavam-se harmoniosamente para formar um grande reino denominado Asteca, diferentes grupos assumiam a autoridade do responsável pela cidade principal.
(__)Os povos da Mesoamérica possuíam conhecimentos matemáticos avançados, inclusive conheciam o conceito do zero para o qual criaram uma representação.
(__)Na Mesoamérica, as populações, antes do século XV, tinham uma noção de tempo inscrita na temporalidade cíclica, contudo, não possuíam formas de marcação temporal definida.
O retorno do manto, até então parte do acervo do Museu Nacional da Dinamarca, é um marco e o começo de uma nova história de conquista do povo indígena.
https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/heranca-dospovos-originarios-manto-tupinamba-e-apresentadooficialmente-ao-pais
Os povos originários antes da chegada dos portugueses tinham a característica nas comunidades de:
Dois empresários, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Prefeitura de Florianópolis tiveram mantidas as condenações pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por danos ao patrimônio cultural. Os réus foram denunciados pela falta de preservação do sítio arqueológico Sambaqui Aldeia Fúlvio Aducci, localizado na rua que leva o mesmo nome, no bairro Estreito, região Continental de Florianópolis. (...) A mesma decisão pediu ao município, ao Iphan e aos comerciantes dentro da área do sítio para garantirem a salvaguarda do local. Além disso, os réus devem financiar a elaboração de um estudo arqueológico e museológico que identifique, delimite, investigue e analise a integralidade do sítio arqueológico para poder indicar as medidas a serem executadas.
Fonte: ND Rádio. Justiça. TRF4 mantém condenações por falta de preservação de sítio arqueológico em Florianópolis Disponível em:https://ndmais.com.br/justica/trf4-mantem-condenacoes-por-faltade-preservacao-de-sitio-arqueologico-em-florianopolis/ (Último acesso dia 22/10, às 13 horas).
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo. Segundo, Pedro Paulo Funari e Ana Piñon:
1. Os indígenas não são personagens de um passado distante. Existem, no Brasil contemporâneo, cerca de 235 povos indígenas.
2. A história do Brasil tem início em 1500 quando os navegadores portugueses aqui aportaram.
3. Os indígenas foram vítimas do avanço da civilização branca e hoje estão quase extintos, exceto por algumas centenas de sobreviventes esquecidos nos rincões das florestas.
4. A mandioca, o tomate, a batata e o chocolate são algumas das contribuições dos povos americanos para o mundo.
5. Muitas palavras da língua brasileira, como caju, Pindamonhangaba e Anhanguera, são de origem indígena.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Texto extraído de: JALES, Luanna. Visibilidade histórica para mulheres, negros e indígenas. In: PINSKY, Jaime;
PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela história: desafios-ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 201.
O parágrafo acima do capítulo escrito pela historiadora Luanna Jales traduz seu diagnóstico quanto à forma como os grupos minoritários foram vistos por longo período por historiadores. Sobre essa questão, conforme o olhar da autora, julgue as afirmativas abaixo:
I. Os grupos minoritários (ou sub-representados) têm em comum o fato de, por longos períodos, não terem sido vistos como cidadãos ou terem sido considerados apenas cidadãos de segunda classe. Trata-se, hoje, de pessoas que raramente ocupam um número significativo de posições políticas, profissões consideradas de elite e protagonismo em peças publicitárias e produções midiáticas.
II. A visão de que apenas pessoas vitoriosas, de grandeza, de importância e de genialidade incomparável merecem ser estudadas na escola dificulta a percepção de que todos, independentemente de posição social e capacidade de liderança, podem ser agentes históricos e influenciar de alguma forma o meio em que vivem.
III. Estudar as minorias nas escolas deve ocorrer não apenas por uma questão de representatividade, mas porque elas são historicamente importantes. Por isso, é primordial identificar a força de atuação dos grupos minoritários dentro da história do país e mostrar que as minorias são mais do que ícones eleitos por essa ou aquela militância.
IV. É importante estudar as minorias de modo a reforçar o conhecimento das habilidades extraordinárias de personagens que emergiram de camadas sociais consideradas inferiores, possibilitando ao aluno compreender que personagens protagonistas emergem não apenas das camadas sociais mais abastadas.
Estão CORRETAS:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I- A pesquisa historiográfica e o Ensino de História, devem considerar os indígenas como sujeitos históricos plenos, não meros objetos a sofrerem as ações dos colonizadores.
II- De acordo com a historiografia mais recente, a colonização portuguesa teve menos conflitos com os indígenas, se comparada à colonização inglesa na América do Norte.
III- Reconhecer os povos originários como protagonistas, é considerar o processo de aculturação a que esses grupos foram submetidos, resultando na perda da identidade dos indígenas atuais.
IV- O Ensino de História deve centrar-se no período colonial, para demonstrar as ações indígenas no contato com os colonizadores e incentivar que esses povos voltem a ser protagonistas na História.
Quando a terra-mãe era nosso alimento
Quando a noite escura formava o nosso teto,
Quando o céu e a lua eram nossos pais,
Quando todos éramos irmãos e irmãs,
Quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
Quando a justiça dirigia a lei e sua execução,
Aí outras civilizações chegaram!
Com fome [...] de ouro, de terra e de todas as riquezas, trazendo numa mão a cruz e na outra a espada, sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos, nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras e nos levaram para longe delas, transformando em escravos os “filhos do sol”.
Entretanto não puderam nos eliminar e nem fazer esquecer o que somos […]
E mesmo que nosso universo inteiro seja destruído Nós sobreviveremos por mais tempo que o império da morte!
Declaração solene dos povos indígenas do mundo. Port Alberni, Canadá, 1975. (adaptado)
A Declaração Solene dos Povos Indígenas atenta para a resistência dos povos indígenas frente ao preconceito e o menosprezo do processo colonizador. A destruição das populações nativas do Brasil iniciou-se no século XVI e continua até hoje, embora tenha acontecido em ritmos diferentes ao longo dos séculos e em áreas distintas.
Sobre a questão indígena no Brasil, assinale a alternativa correta.
“Na escala da evolução cultural, os povos Tupi davam os primeiros passos da revolução agrícola, superando assim a condição paleolítica, tal como ocorrera pela primeira vez, há 10 mil anos, com os povos do Velho Mundo. É de assinalar que eles o faziam por um caminho próprio, juntamente com outros povos da floresta tropical que haviam domesticado diversas plantas, retirando-as da condição selvagem para a de mantimento de seus roçados.”
Fonte: RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. Global Editora, p. 26.
Comparando as duas matrizes originárias do Brasil précolombiano, a matriz tupi e a banto, assinale a alternativa correta de acordo com os conhecimentos agrícolas das duas civilizações.
Julgue o item a seguir.
Por volta de 12 mil anos atrás, o território que hoje
corresponde ao Brasil já estava plenamente ocupado por
diversos grupos de paleoíndios.
Julgue o item subsequente.
Antes da chegada dos portugueses, diferentes grupos
étnicos habitavam o território que, mais tarde, seria
denominado Brasil. O período Pré-Colonial refere-se,
como o próprio nome indica, à história que precede o
contato desses povos separados pelo Atlântico.
De acordo com Kühn (2011), “Outro grupo importante de indígenas que habitava o Rio Grande do Sul eram povos ligados ao tronco linguístico Jê (...). São divididos em vários subgrupos, segundo uma classificação que privilegia ora seu aspecto físico, ora suas denominações originais: coroados, botocudos, guaianãs, caaguás, etc. Atualmente são conhecidos pela denominação de _____________________”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Julgue o item que se segue.
A diversidade cultural entre os povos indígenas do Brasil
não só refletia adaptações complexas aos ambientes
naturais diversos do país, mas também constituía um
legado vivo de conhecimentos tradicionais, práticas
sustentáveis e sistemas de crenças que desempenharam
papéis fundamentais na construção e manutenção da
resiliência das comunidades ao longo do tempo.
I- O adultério feminino era bem aceito entre todos os povos originários do Brasil, porque admitiam a liberdade sexual em todas as etapas da relação humana. II- Os estudos recentes apontam que as diversas nações que existiam no século XVI tinham bens privados, inclusive a terra. Daí os conflitos com europeus e as guerras entre as tribos. III- No momento do parto, maridos ajudavam suas mulheres, comprimindo-lhes o ventre. O cordão umbilical do filho homem era cortado com os dentes do pai, enquanto as meninas recebiam da mãe, os primeiros cuidados.
É CORRETO o que se afirma apenas em: